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Encontrei  este vídeo no Minha Essência, todo ele é mais ou menos surreal, que alguém chegue ao 8º ano de escolaridade sem saber ler uma frase é surreal, que alguém com 15 anos não saiba sequer dizer o dia em que nasceu é surreal, ouvir as tentativas de explicação por parte da directora do agrupamento, para além de triste é surreal.

 

Ouvir alguém que quando questionado sobre se sabe ler e escrever responde que sabe assinar o nome, é algo que achava eu fazia parte do passado deste país, era algo que eu quando era criança ouvia às pessoas idosas lá na aldeia

 

A realidade é que o vídeo é de Março deste ano, não é de há 30 ou 40 anos atrás e o Marco não é uma velhinha de xaile e lenço na cabeça que nunca teve oportunidade de ir à escola. Quero acreditar que esta seja uma excepção, mas a verdade é que ela existe. Há alguém que andou na escola dos 6 aos 15 anos e chegou até ao 8º ano sem nunca ter aprendido sequer a ler uma frase. Como é que uma criança passa todo o primeiro ciclo, transita para o segundo e faz 4 anos deste sem saber ler?

 

A mim o que mais me chocou no meio de tudo isto é a atitude da directora do agrupamento a tentar explicar o inexplicável, pelos vistos para esta professora é suficiente com aparecer de vez em quando na escola, o que importa não é se o aluno sabe ler e escrever, é a sua satisfação e integração.... o que quer que isso signifique.

 

A mim apetece-me perguntar qual é neste momento o papel da escola na nossa sociedade?, é suposto mandarmos os nossos filhos para lá  para que esta os ensine, para que saiam de lá minimamente preparados para enfrentar o mundo. Ora, no caso do Marco o sistema falhou completamente, a escola não soube ou não foi capaz de ensinar ao Marco o que quer que fosse. A julgar pelas palavras daquela professora, o papel da escola passou a ser o de um depósito de crianças, um lugar para onde elas vão não para serem formadas mas sim para passar o tempo.

 

Acho que como sociedade nós não podemos aceitar que este tipo de coisas aconteça, o papel da escola deve ser claro, nós queremos uma escola que forme, não um depósito de crianças.

 

Jorge Soares

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publicado às 21:48


23 comentários

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De Joana a 01.11.2011 às 10:44

Ola Jorge, de facto tens uma enorme capacidade de nos por a reflectir. Eu ando a pensar no espaço escola há muito tempo, desde que a minha filha entrou no mundo das escolas, ainda na creche... Se queres que te diga, acho que não temos capacidade como sociedade para pensar verdadeiramente no espaço escola. Falta nas escolas quem de facto pense na escola. Fazemos meninos medidos em nºs, e o resto não interessa. Há excepções, felizmente, espalhadas pelo país. Mas são excepções e podem contar-se...
Joana
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De Jorge Soares a 02.11.2011 às 23:24

Olá

Eu ando nesta guerra desde há 7 anos, e acredita, não tem sido nada fácil. Como pai que já tem dois filhos na escola, acho que deveríamos mesmo parar para pensar, porque há muitas coisas erradas no sistema... e podemos estar a hipotecar o futuro dos nossos filhos em nome de nem sei bem o quê.

Jorge
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De Joana Mendonça a 04.11.2011 às 10:13

Deveriamos mesmo parar para pensar. Mas como?
Impressiona-me tambem que um dos factores mais decisivos para o sucesso dos alunos seja o ambiente em casa, e tudo o que leio aponta para essa evidência.
Não deviamos aceitar esse pressuposto e reflectir isso na forma como organizamos a escola?
Se queres que te diga, não vejo a sociedade a parar para pensar sobre isto, nem sequer a pensar sem parar...
Joana

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