Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Santa ignorância: Quem pintou a Mona Lisa?

por Jorge Soares, em 17.11.11

Ignorância, universitários ignorantes

Imagem de aqui

 

Leonardo di Cáprio

 

Leonardi di Cáprio foi a resposta que um aluno universitário deu para a pergunta: Quem pintou a Mona Lisa?... mas isto é só uma amostra, porque todo o vídeo é de morrer a rir... ou a chorar... 

 

Qual é a capital dos Estados Unidos? «Inglaterra»,

Quem escreveu O Evangelho Segundo Jesus Cristo«Moisés», ou... ninguém!!!! ,

Será José Saramago quem o escreveu?.. não, esse não foi de certeza!

Quem pintou o tecto da Capela Sistina? «Miguel Arcanjo»,  

Quem escreveu os Maias?... um que morreu à pouco tempo..

Qual é o símbolo da água?.. PH??

Quem é Manuel de Oliveira? ... Maestro.... escritor

Quem é o presidente da comissão europeia?.. um senhor francês...

Quem protagonizou o Padrinho? ... Vasco Santana

 

O vídeo tinha-me passado ao lado... até que esta notícia do Sol me chamou a atenção, depois daquelas tristes figuras há quem queira processar a revista Sábado e as jornalista que produziram o vídeo porque se sentiu humilhado... assim de repente, aquilo é mesmo uma humilhação... uma enorme humilhação para o país e para os pais que andam a gastar tempo, recursos e dinheiro para dar educação aos seus filhos e depois dá nisto que podemos ver no vídeo que tem por título: Universitários Ignorantes

 

 

 

Jorge Soares

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:05


27 comentários

Sem imagem de perfil

De Maria Bê a 17.11.2011 às 22:50

Jorge,
A Rita Maria escreveu um texto muito interessante sobre este assunto (http://infernocheio.blogspot.com/2011/11/vai-trabalhar-ignorante.html) e que me deu que pensar para além da irritação óbvia e natural que foi a minha primeira reacção.
E escrevo aqui o mesmo que escrevi no post dela, que o me aborrece mais é a falta de vontade de aprender desta malta mais nova, o orgulho da ignorância. Este conjunto de alunos, que alguns podem questionar quanto à representatividade da população, reflecte, infelizmente, a postura da maior parte dos meus alunos (pergunto-me se a tua meia laranja também sente o mesmo ou se sou eu que tenho tido azar com quem me calha na rifa).
Um sorriso!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.11.2011 às 22:59

Olá

Estava precisamente a ter essa discussão no Facebook, há quem ache que o vídeo é sensacionalista e que não representa nada..

A minha meia laranja pensa exactamente como tu, ela acha o vídeo normal, já lhe passaram pelas aulas pessoas com dificuldade em separar números pares dos ímpares, por exemplo.

Não, não é azar teu.. isto é cada vez mais o espelho da nossa sociedade.. infelizmente.

Jorge
Sem imagem de perfil

De José A a 17.11.2011 às 23:03

E parece que os "doutores" estão muito ofendidos com a rara inteligência ao querer processar quem publicou tais soberbas respostas.
Mas o Vasco Santana nunca me enganou... havia algo de estranho naquele "chapéus há muitos, seus palermas" ...universitários.
Sem imagem de perfil

De Maria Bê a 17.11.2011 às 23:14

Caros Jorge e José A.,
Não fico bem com a minha consciência se não vos disser/esclarecer que um dos miúdos que apareceu no vídeo afirmou ter acertado nove das dez perguntas e ter acertado a do Miguel Ângelo segundos depois de ter respondido o nome da sua escola secundária (o facebook dele está algures num comentário ao post da Rita). Confesso que até eu fiquei baralhada com a pergunta sobre o Padrinho, logo eu que sou fã dos filmes e li os livros não sei quantas vezes (aliás li todos os do Mario Puzo) e achei mal formulada a pergunta do símbolo da água ou lá o que foi.
Se me tivessem feito algumas perguntas eu teria algumas diástoles mentais prolongadas também.
Não me choca que confundam os Leonardos, talvez nunca tenham saído do país ou tido conversas sobre os frescos, sei lá. Choca-me a atitude blasé que têm perante a ignorância, isso choca-me. Nunca me esqueço de há tempos perguntar quantas pessoas liam numa turma e ter três mãos levantadas em quarenta pessoas, uma das quais a minha.
Sorry pelo testamento.
Já agora, detesto o termo "doutores". A malta tem uma licenciatura e pensa que é uma grande coisa. Gosto mais do registo americano, em que isto dos títulos não serve para coisa nenhuma.
Um sorriso!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.11.2011 às 23:22

Maria... é claro que o vídeo é exagerado.. mas como te dizia na resposta ao outro comentário, o que está ali representado não é assim tão estranho... a minha filha de 12 anos esteve a ver o vídeo e mesmo despistada como é, respondeu certo à maioria das perguntas.. aquilo são universitários .. Os Maias é de leitura obrigatória para todo o mundo.. Manuel de Oliveira é noticia por cá cada dois ou 3 meses... Saramago está na ordem do dia o tempo todo...

Pode até ser verdade que o rapaz acertou as outras nove.. mas há ali pessoas que aparecem em mais que uma...

Quanto aos títulos, não podia estar mais de acordo.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Maria Bê a 17.11.2011 às 23:35

Jorge,
Concordo contigo. E digo-te mais, é feio não saber quem foi o Eça ou o Saramago ou até mesmo o Manelito (quanto mais não seja o neto dá que falar na Caras, pasquim de elevado conteúdo intelectual -- hahahahhaha!). Até o meu gajo teve de levar com os dois, lendo a Relíquia e o Ensaio sobre a Cegueira. Todavia as nossas casas não são representativas, pá, não me surpreenda nada que a tua filha saiba estas coisas e muitas mais.
Ai Deus me ajude quanto ao que me espera em Fevereiro...
Um sorriso meio assustado!
Sem imagem de perfil

De José A a 17.11.2011 às 23:57

Claro que tudo isto é exagerado e não me choca nada que uma pessoa não responda a algumas perguntas feitas na entrevista, mas a parte séria da questão é sem sombra de dúvida a displicência nas respostas.
Nota-se nitidamente que não há o mínimo esforço para saber responder. O preocupante não é não saber mas sim não tentar saber.
Mas já vi por aí que a água não tem símbolo químico, mas sim formula química, será?
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 20.11.2011 às 18:59

Olá

Sabes o que acho, as pessoas vêem uma coisa destas e pensam logo que é só para deitar abaixo, o que está ali é real, pode até ser tirado do contexto, mas não deixa de ser real, e infelizmente é cada vez mais uma triste realidade.

Jorge
Sem imagem de perfil

De xana a 17.11.2011 às 23:30

Vai lá, vai... isto era uma peça de teatro, naõ era? E os apanhados somos nós os especatadores?
Ai. Parece que neste país, temos futuro garantido...
bjks
Sem imagem de perfil

De José A a 18.11.2011 às 00:09

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 20.11.2011 às 18:59

Temos temos Xana... um futuro e peras :-)
Sem imagem de perfil

De Cris a 18.11.2011 às 10:13

Já tinha visto no facebook. Uma pessoa sorri, mas, na verdade, dá que pensar. É que este tipo de coisas não se passa só no nosso país. Tenho amigos que estiveram noutras bandas e também ficaram de boca aberta com o nível de (des)conhecimentos de universitários. Hum, eu sempre li bastante, mas isso, por si só, não basta. Há muitas coisas de cultura geral que eu não sei, e não me dei ao trabalho de procurar. Acho que a coisa passa pelo sermos curiosos e isso também se incute. Tenho um amigo que é professor e ele diz que a maior parte do miúdos não quer saber e assim fica difícil ensinar. Ou então o ensino tem que ser outra coisa. Não sei.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 20.11.2011 às 19:04

O problema é mesmo o desinteresse, a minha filha de 12 anos conseguia responder à maioria destas questões, o meu filho de 11 se calhar não respondia a uma única, a diferença está no interesse e no gosto pela leitura, que ela tem a mais e ele a menos.

Na verdade o preocupante é que isto é cada vez mais uma realidade, a cultura geral é uma cada vez mais uma miragem.

Jorge
Imagem de perfil

De Sofia a 18.11.2011 às 12:31

Eu também não sou detentora de conhecimento universal mas há coisas que são simplesmente do quotidiano...
Parece impossível, e eu que achava estranho quando algumas crianças me dizem que o leite vem do supermercado......
beijinho*
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 20.11.2011 às 19:08

Que as crianças achem que o leite vem do supermercado nem é de estranhar, a maioria nunca viu mesmo uma vaca :-)

Não saber quem é Manuel de Oliveira é viver noutro mundo, nunca olhar para as noticias, não saber quem escreveu os Maias é ter cabulado no nono ano.... depois dá nisto.

Jorge
Imagem de perfil

De Kok a 18.11.2011 às 15:35

Já tinha visto num outro blog.

Se já achava triste a tristeza das respostas, "delirei" com a última justificação da última menina que falou, quando declarou que:
-cultura geral não é comigo...

Acho que ainda não me refiz e depois de saber da pretenção de um estudante em processar a revista "culpada" da divulgação do vídeo "estou que não posso"!
Fico a precisar de ajuda; vou marcar uma consulta de psicologia.

1 abraço!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 20.11.2011 às 19:10

Sim, cultura geral não é com eles, nem religião, nem literatura.... se calhar se as perguntas fossem sobre os morangos com açúcar....

Escolhe bem o psicólogo, vê lá se te calha um destes.

Jorge
Imagem de perfil

De golimix a 18.11.2011 às 22:31

O que mais gostei no vídeo foi a música, era o animal dos marretas a cantar "manamana", será que a esta eles saberiam responder. Já agora também gostei da imagem do Calvin, mas se lhes perguntássemos quem era, responderiam que era o tipo que faz roupa interior e o facto de ter 6 anitos não faria diferença.
Ri no início chorei no fim...

Bom fim de semana para a laranja inteira e para as vossas tangerinas ;)
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 20.11.2011 às 19:11

Os marretas?, mas achas que algum deles é desse tempo?, é tudo dos morangos com açúcar para cá....

Boa semana para ti e os teus.

Jorge
Imagem de perfil

De C.M. a 18.11.2011 às 23:18

Muito triste mesmo!!!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 20.11.2011 às 19:11

Olá

É mesmo...
Sem imagem de perfil

De VM a 19.11.2011 às 16:10

Caro Jorge, não serão estes alunos um reflexo dos professores que tiveram ?

Já agora, quantas pessoas saberão qual é formula molecular do óxido de hidrogénio ?

Poderia publicar o mesmíssimo post mas substituindo "alunos universitários" por "professores" aqui vai o vídeo para ajudar.

http://www.youtube.com/watch?v=D0E9Rw5Kx6Q&feature=player_embedded

cumprimentos,
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 20.11.2011 às 21:34

Olá

Oxido de hidrogénio?.... essa é mesmo difícil... eu não diria que faz parte da cultura geral... bom, da minha não faz.

Podia publicar muitos vídeos, inclusivamente podia procurar um que vi há uns tempos que foi filmado na Porta do IST em que se mostrava como muitos alunos de engenharia não sabia de cor a raiz quadrada de 3... mas isso não ia provar nada...

Acho que estamos a levar a sério de mais a relevância do Vídeo, é claro que aquilo não representa a maioria .. mas representa uma parte cada vez maior..e há ali coisas que são graves... porque se supõe que no nono ano todos lêem os Maias, presumo que aqueles cabularam, Manuel de Oliveira está o tempo todo nas noticias.. quem vê as noticias nos dias de hoje?...Quem é o Leonardo di Caprio?.. essa não estava lá, mas foi o que a minha filha de 12 anos perguntou quando leu o livro....

A questão não é tanto eles não saberem, é porque não sabem ou o que isso representa.

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De VM a 21.11.2011 às 03:03

Concordo, em parte, consigo. O vídeo não deve ser levado muito a sério. Quanto ao "jornalismo" responsável pela sua divulgação já não posso dizer o mesmo.
Já agora, o óxido de hidrogénio é apenas mais um nome para a água.
Quanto à raiz quadrada de três é natural que não a saibam de cor, trata-se de uma dízima infinita, pelo menos até agora. Existe alguém que deu ao trabalho de a calcular com um milhão de dígitos mas não acaba aí.
cumprimentos,
Imagem de perfil

De sentaqui a 20.11.2011 às 23:51

Jorge
Como sabes tenho estado ausente e só agora li com atenção o teu post e os comentários.
Sou daquelas que não ficou assim muito chocada com as respostas, algumas sim, sem dúvida, mas penso que o conceito de cultura geral tem mudado muito nos últimos tempos e os interesses são outros, daí que temas que para a maioria seriam normais actualmente estão demodée.
Penso que nos dias de hoje a juventude sabe de outros assuntos que nós adultos se calhar desconhecemos e teremos de ser nós adultos a rever o conceito de cultura geral.

Comentar post


Pág. 1/2



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D