Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Imagem do Público
Desde há muito que o meu filho me pede que o leve ao futebol, tenho resistido, a última vez fomos aqui em Setúbal ver um jogo da taça com o Boavista e a verdade é que não guardo boas recordações. Com o Euro e a construção dos novos estádios com melhores condições, pensei que as coisas iriam melhorar, os novos estádios deveriam ser um incentivo para captar adeptos e para tornar este desporto no espectáculo que ele é em muitos lugares do mundo.
O Dragão é muito longe e eu gostava de ir a Alvalade ou ao novo estádio da luz, sentar-me e ver um espectáculo, como estão as coisas afigura-se uma missão impossível e nem é por falta de espectáculo, que eu sou dos que gosta de futebol bem jogado e sem olhar a cores das camisolas, não vou porque sozinho não me apetece e nem me atrevo a pensar em levar os meus filhos para o meio das estranhas tribos que se formam nas bancadas destes estádios.
Deve haver um motivo qualquer para que os clubes grandes não gostem de receber adeptos que não sejam os seus, O Benfica preferia ter jogado só para os seus adeptos, tal como o Sporting e o Porto preferem não ter adeptos dos outros clubes e só disponibilizam os bilhetes para os outros porque a isso são obrigados... a história da caixa de rede e acrílico não tem a ver com segurança, tem a ver com desincentivar a ida dos adeptos do Sporting... ninguém gosta de se sentir encerrado numa jaula... e é isso que se pretende.
Outra coisa que não entendo é o fenómeno das claques, seria capaz de apostar que quem incendiou as cadeiras da luz entrou para estádio com bilhetes disponibilizados pelo Sporting. O que ganha o Sporting com o apoio moral e monetário às suas claques? o que ganha o Porto com o apoio a claques que no fim dos jogos se dedicam a insultar e a ameaçar os jogadores e treinadores?, sendo que inclusivamente já houve quem tenha preferido ir jogar para a Rússia a ser ameaçado por energúmenos que se dizem adeptos? O que ganha o Benfica em manter claques cujos dirigentes e membros já foram detidos nas suas sedes no próprio estádio por venda de drogas e negócios de armas?
Será que é assim tão difícil perceber que são as claques e os seus comportamentos quem está a destruir o futebol? que me impedem de ir ao futebol com os meus filhos?
O que aconteceu no Estádio da Luz no fim do jogo de Sábado passado não tem nada de estranho, estranho é que só agora tenha tomado estas proporções, esta vez alguém puxou dos fósforos, mas os verdadeiros incendiários não estavam lá, esses estavam nos camarotes vips, na tribuna de honra ou na de imprensa, passaram a semana anterior a arranjar desculpas para incendiar o ambiente e agora vão passar as próximas a deitar gasolina para a fogueira que atearam...e pouco a pouco vão matando a galinha dos ovos de ouro, porque sem incentivo e sem paz os meus filhos e os filhos de muitos como eu, nunca vão aprender a gostar de futebol.
Jorge Soares
PS: Não deixem de ler este relato na primeira pessoa de quem lá esteve e as reflexões de quem escreve.