Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O que é a maçonaria?

por Jorge Soares, em 08.01.12

Maçonaria

Imagem minha do Momentos e Olhares

 

Lembro-me que teria 7 ou 8 anos quando pela primeira vez ouvi a palavra, uma das minhas tías referiu-se a um fulano qualquer como sendo maçon, o que me chamou a atenção foi que alguém perguntou o que queria isso dizer, a resposta dela foi mais ou menos esclarecedora:

 

- Não sei muito bem, mas dizem que quem é maçon nunca tem problemas de dinheiro ou de emprego.

 

Com uma explicação daquelas qualquer criança de 8 anos fica logo a pensar: "Quando eu for grande quero ser maçom".

 

Pelos vistos ainda não sou grande o suficiente, porque ainda não cheguei lá.... e quanto ao significado da palavra, não vou dizer que penso o mesmo que a minha tia, mas  também não evoluí muito... se hoje alguém me perguntar o que é a maçonaria, eu confesso que para além de saber que os senhores usam aventais e se agrupam em lojas, não sei muito mais. 

 

Juntam-se para quê?, com que fins e objectivos? para o bem?, para o mal?, confesso que não sei. Felizmente vivemos na era da internet e nos tempos em que vivemos até a Maçonaria tem o seu site, onde podemos ler o seguinte:

 

A Maçonaria é uma Ordem iniciática e ritualistica, universal e fraterna, filosófica e progressista, baseada no livre-pensamento e na tolerância, que tem por objectivo o desenvolvimento espiritual do homem com vista á edificação de uma sociedade mais livre, justa e igualitária.

 

O Site diz muito mais, mas no fim ficamos a saber mais ou menos o mesmo, é uma espécie de clube privado que tem como fim a igualdade, o progresso e o bem da humanidade... tudo coisas positivas... mas a mim cheira-me a religião e como todos sabem eu sou alérgico a isso.

 

Resumindo, a maçonaria é uma espécie de religião só para pessoas importantes, o seu objectivo é formar um mundo melhor mas a forma como o fazem é segredo.

 

Por principio o ser humano é desconfiado, e se a coisa é secreta então a desconfiança é a dobrar, nos últimos dias a maçonaria tem sido noticia em tudo o que é jornal e telejornal os jornalistas (será que sabem do que falam?)  tratam do assunto como se de algo muito importante (perigoso?) se tratasse, imagino que a maioria estará como eu ou pior, sem perceber patavina... o que só nos deixa mais desconfiados.

 

Agora descobriu-se que até Fernando Nobre é maçom, como sabem eu não vou muito à bola com o senhor, mas esta vez concordo com ele, quem é maçom devia assumir, se não há nada de negativo na Maçonaria para quê tanto segredo?

 

Jorge Soares

publicado às 21:07


18 comentários

Imagem de perfil

De Rosinda a 07.01.2012 às 20:17

Olá Jorge,
a única coisa que me ocorre dizer é, tal como tu disseste quando criança que, "quando eu for grande quero ser maçom" Sim porque me parece que é preciso ser-se GRANDE...
Bom fim de semana
Rosinda
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 09.01.2012 às 23:50

Olá

Pois é,,, não sei é se conseguimos crescer assim tanto :-)

Jorge
Imagem de perfil

De libel a 07.01.2012 às 21:40

Olá Jorge já não vinha aqui faz tempo, o visual está diferente, mais clarinho, logo mais luminoso, apesar das velas que o outro tinha, esta luz é bem mais natural.

Bom, quanto à maçonaria, nunca tinha ouvido falar, mas agora não se fala de outra coisa, é tipo gripe A, pegou, vamos lá aproveitar para vender mais umas revistas e ter assunto para o telejornal.
De facto também me soa a religião, até porque pelo que tenho ouvido os interesses passam pela política, economia e cultura, sendo que, o interesse maior, a chave de ouro desta organização é a informação. Ou seja, é sempre bom estarmos por dentro e informados sobre tudo o que se passa à nossa volta, então vamos lá pagar uma quota e ser sócios desta coisa.

Enfim...Fernando Nobre diz que de momento está adormecido, achou que com a candidatura à presidência da republica deveria retirar-se dessas andanças, não achava digno, justo, porque seria?....fica a pergunta no ar.

Beijokas
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 09.01.2012 às 23:52

Olá

Seja bem vinda... :-)

A mim quer-me parecer que os interesses passam pelo poder... por trás daquele palavreado todo, há controlo do poder... se repararmos bem, não vemos referência nenhuma a obra feita...então serve para quê?

Jorge
Imagem de perfil

De Existe um Olhar a 07.01.2012 às 22:02

Também me fez sempre alguma confusão o que seria ser maçon.
A avaliar pelos objectivos que os definem todos somos um pouco maçons, só que não temos segredos, nem fazemos reuniões à porta fechada nem usamos avental, só na cozinha e se são adeptos da igualdade entre outros valores próprios do cidadão comum, não entendo porque não aceitam mulheres...aqui há gato
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 09.01.2012 às 23:53

Pois somos, não temos é dinheiro e/ou poder para chegarmos ao avental... quer dizer, eu tenho um para ir para a cozinha.

Jorge
Imagem de perfil

De golimix a 08.01.2012 às 12:08

Primeiro, a bela foto é na Quinta da Regaleira, não é? ;)
Foste pelo túnel? Eu não consegui. Não gosto de ambientes escuros e por falar em "coisas" escuras... Ainda não consegui entender que raio é a maçonaria e quanto mais mais explicações me dão mais me convenço que algo está na escuridão...
Política, secretas, Ongoing, aventais,... Muita carga para a minha camioneta!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 09.01.2012 às 23:55

Olá

Sim, é o poço da quinta da regaleira.. um lugar fantástico.

Eu passei pelos túneis... duas vezes, uma delas de noite, fui ver uma obra de teatro dos fatias de cá que era apresentada à noite e andamos por toda a quinta...

Para a tua e para a minha, que cada vez percebo menos.

Jorge
Sem imagem de perfil

De S. Carvalho a 09.01.2012 às 14:18

Peço desculpa por discordar, mas eu, mesmo não sabendo muito nem sabendo exactamente o que é a maçonaria sou capaz de dar umas luzes:

A maçonaria não é uma ordem religiosa, agora, os primeiros maçons eram Cavaleiros Templários durante as cruzadas, pretendiam construir grandes edifícios para demonstrar o seu poderio e dinheiro (tal como quase todos os monumentos no mundo).

A maçonaria era condenada agora e na altura, porque em vez de aplicarem o dinheiro no bem, aplicavam-no para se enaltecer , não faziam mal a ninguém - quase -

Como muitos grandes negócios, fazem-se à custa de exploração dos mais fracos (monetariamente claro), se quiserem um significado de maçonaria muito simples e claro é:

- Gente com posses (daí o autor "querer" ser maçon) e ideais semi-comunistas (isto pois defendem uma sociedade de consumo, mas de igualdade social), porém a forma de lá chegar é através da política, pois não há outra forma nas sociedades burocráticas que temos actualmente.

Os Maçons variam entre todo o tipo de crença religiosa, durante as cruzadas havia muitos simpatizantes islâmicos, aliás o próprio Salah-ad-Din recorreu à Maçonaria para fundar a sua ordem de guerreiros de elite (para a construção de um edifício).

Em suma a Maçonaria funciona tal e qual como uma guilda, tem os seus ideais, e pretende alcança-los, tal como Thomas Moore pretendia a sua Utopia.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 09.01.2012 às 23:56

Agradeço a explicação... já fiquei com mais umas luzes..mas continuo às escuras

Jorge
Sem imagem de perfil

De S. Carvalho a 11.01.2012 às 21:12

Não há qualquer problema, esqueci-me foi de mencionar, o motivo de serem classes de elite é eles prezarem o conhecimento e a boa educação. É possível entrar , claro, mas não sei como, deve haver respostas por aí é certo mas o que acho desprezável é como os Media ocorrem em ad Hominem contra os Maçons, que eu saiba a mim nunca fizeram nada.
Imagem de perfil

De naterradosplatanos a 09.01.2012 às 17:11

Jorge, gostei imenso da tua reflexão! Se os objectivos deles são todos aqueles (e são bons), porquê o privilégio de pertencer a esse club ser só para elites? Será que se preocupam com "todos" os de cá de fora ou só com os "todos" de lá de dentro? Continuo sem compreender!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 09.01.2012 às 23:58

Olá

Pois, lemos os objectivos e ficamos a pensar que todos queremos aquelas coisas para o mundo, mas depois pensamos, e para além das palavras, eles fazem o quê? obra feita?, para além da boa vontade e das reuniões secretas não há anda que se veja?

É difícil de entender

Jorge
Imagem de perfil

De naterradosplatanos a 09.01.2012 às 17:12

Esqueci-me de dizer que a fotografia é belíssima!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 09.01.2012 às 23:59

Obrigado

Jorge
Sem imagem de perfil

De Oficinas RANHA a 09.01.2012 às 17:49

Essa de todos os participantes em grupos maçons fazerem o declararem é de rir. "Se fazes parte de uma sociedade secreta deves dizê-lo publicamente" - melhor que essa só a de defenderem ideais de igualdade, justiça e de liberdade.
Eu também estou muito pouco informada sobre o tema, que suponho ser de difícil esclarecimento visto de se tratar de grupos secretos e paralelos da nossa sociedade (suponho que os melhores informados serão os seus participantes) mas acho que só acredita que são todos muito bons rapazes e bonzinhos quem quiser
;) Ana Cristina
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 10.01.2012 às 00:02

Olá

Tudo isto é mesmo de rir, que sentido faz uma sociedade secreta em que só entram ricos e poderosos?,se querem fazer coisas boas porque não aproveitam o dinheiro e o poder e o fazem em público?

Jorge
Imagem de perfil

De naterradosplatanos a 10.01.2012 às 18:52

É isso mesmo Jorge, bela observação a tua!

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D