Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Diga não à taxa dos direitos de autores

Imagem do Facebook

 

Este é um daqueles assuntos que vá lá perceber-se porquê, tem passado ao lado da comunicação social, não fossem os posts da Jonas e o assunto tinha-me passado completamente ao lado. O projecto de lei é do PS e está a ser discutido na especialidade.

 

Basicamente do que se está a falar é que a partir de agora, todos nós independentemente  de consumirmos ou não artigos digitais (música, filmes, séries, etc), vamos passar a pagar direitos de autor. Cada vez que compramos um computador, uma pen, um disco externo ou interno para o computador, um telemóvel, um ipad, um cartão de memória para a máquina fotográfica, qualquer coisa que sirva para armazenar bytes, uma parte do que estamos a pagar, vai para os direitos de autor.

 

Se pensarmos bem, isto nem é nada de novo, afinal Portugal é aquele país em que qualquer contador de electricidade paga uma taxa de radiodifusão tenha ou não ligado a ele um rádio... imagino que a seguir, e como não conseguem que as pessoas paguem as ex scuts, vão acabar com as portagens e passar a incluir um valor no preço de cada pneu que se venda, para que todos paguemos as autoestradas... assim de repente é a mesma coisa.

 

É claro que eu não tenho nada contra a existência dos direitos de autor, a cultura só existe porque há pessoas com a capacidade criativa suficiente para converter ideias em obras de arte e essa capacidade deve ser recompensada, o que não me parece justo é que se tente resolver o problema criando uma lei cega em que todos pagamos independentemente de consumirmos ou não as obras taxadas.

 

Porque tem que pagar a empresa em que eu trabalho um valor para os direitos de autor se quando compra um servidor e/ou discos estes nunca serão utilizados para armazenar o que quer que seja sujeito a direitos  e sim a informação de gestão da empresa? porque tenho que pagar direitos de autor quando compro um cartão de memória para a minha máquina fotográfica se o autor das fotografias sou eu?, será que posso ir a algum lado buscar a minha parte dos direitos de autor?.. é claro que não, eu só tenho direito a pagar. 

 

Evidentemente o que vai acontecer é que vão subir os preços de tudo o que é material informático, o segundo efeito imediato, é que eu, que tal como tinha dito aqui até achava que fazer downloads piratas era crime, vou-me sentir legitimado para passar a sacar músicas e filmes da net como faz a maioria, afinal, eu até já paguei os direitos de autor..

 

Jorge Soares

publicado às 21:33


26 comentários

Sem imagem de perfil

De antonio jose a 12.01.2012 às 18:48

concordo em absoluto com o texto.
claro que sim uma vez pago os direitos de autor, é a mesma coisa que liberalizar tudo o que seja download.
Sem imagem de perfil

De Pingalin a 12.01.2012 às 19:17

Concordo plenamente com o post!
Ao cobrar uma taxa é no meu entender legitimar uma prática que até então era considerada ilegal! Estou a pagar tenho o direito de usufruir!
Ou quererão fazer como com a TDT ??? Existem populações que não possuem acesso ao sinal, mas na factura da EDP vêm incluído Taxa Audiovisual!! Não usam porque não têm possibilidade para isso, mas continuam a pagar!! Então eu vou fazer ao contrário PAGO, mas o meu provedor até vai ficar azul com os downloads, LINUX sacar, apagar e tornar a SACAR! É software livre e conta muito download.
Imagem de perfil

De sentaqui a 12.01.2012 às 20:44

Li o teu post e o da Jonas e fiquei abismada com o que li, sobretudo porque aqui pagam todos, usufruam ou não dos serviços. Mais uma maneira descarada de sacar, não importa a quem e a mente brilhante donde saiu esta proposta é de uma ignorância e ligeireza de argumentos, de bradar aos céus.
Dá mesmo vontade de começar a fazer uns downloads de umas musiquinhas, filmes e até livros.
Sem imagem de perfil

De Senhor Roubado Pelo Estado do PS a 12.01.2012 às 21:05

São muito pertinentes as questões contidas no texto e aproveito para "bradar" (aos arames?) sobre outro assunto semelhante e que me afecta directamente:

Tenho uma exploração agrícola na qual sou "forçado" a ter electricidade para os sistemas de rega; mas não tenho lá nem TVs, nem Rádios, nem PCs (também não tenho lá PSs-BEs-PSDs-CDSs; nem maçons nem opus d'ei) e mesmo assim tenho que pagar a tal taxa de audiovisual! E quanto a água - porque a captada nas coberturas das estufas não é suficiente para manter os reservatórios com reservas suficientes para o Verão - tenho que ter lá dois contadores independentes, logo duas canalizações independentes porque existe lá uma casa desabitada e degradada; mas só porque existe lá a casa... obrigaram-me a ter os tais dois contadores e a pagar duas vezes as taxas, inclusive de recolha do lixo, que, aliás, se eu colocar o lixo da exploração nos contentores, ainda me obrigam a pagar multas!

Temos então o COMPADRIO POLÍTICO-SOCIAL ao qual dão os nomes pomposos de "maçonaria e opus déi". Querem apostar em como o loução não recusa um jantar de amigos às escondidas com o passos? Uns e outros estão incluídos no COMPADRIO e depois fazem Leis para nos lixarem com impostos de forma a garantir os tachos de duplas e triplas reformas dos deputados que primam pela vigarice em prol do COMPADRIO!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 14.01.2012 às 21:36

É somos um país cheio de originalidades... para tirar dinheiro a quem não tem
Imagem de perfil

De Maria a 12.01.2012 às 21:29

Obrigada pela partilha Jorge porque eu andava completamente ao lado também.
Concordo em absoluto com cada palavra que li, é mais uma medida para encher os bolsos de alguém e tirar de outros que vá se lá saber porquê têm que largar dos bolsos deles.
Enfim enfim...
Imagem de perfil

De eduardojorge a 13.01.2012 às 00:14

Como eu gostava de ser um hacker a 1000%!!!. Podem crer que punha as contas destes ladrões a Zero, para distribuías pelos Pobres e Idosos em Sofrimento.
Gostava de ver as fuças destes chulos , se ficassem na situação de pobres.
Sem imagem de perfil

De RC a 13.01.2012 às 01:07

"Evidentemente o que vai acontecer é que vão subir os preços de tudo o que é material informático, o segundo efeito imediato, é que eu, que tal como tinha dito aqui até achava que fazer downloads piratas era crime, vou-me sentir legitimado para passar a sacar músicas e filmes da net como faz a maioria, afinal, eu até já paguei os direitos de autor.."

lol assim que soube da lei foi imediatamente também o que pensei!
Sem imagem de perfil

De RC a 13.01.2012 às 01:09

Já agora como é direccionado o dinheiro para os "autores" e como é distribuído? É que também me quero candidatar!
Sem imagem de perfil

De RT a 13.01.2012 às 02:06

Olá, boa noite.

Concordo em absoluto com o texto.
Sabem o que vai acontecer? O mesmo que aconteceu com os CD's e DVD's desde que se paga essa aberração taxativa (talvez há 4 ou 5 anos) que corresponde a mais de 30% do preço final do produto: Compra-se tudo em Espanha.
Lá não há taxa e o transporte fica mais barato de Madrid que de Lisboa ou do Porto.
Sempre que preciso de mais DVD's mando vir uma caixa de 1000 unidades de Espanha. Não pago taxas para "artistas" e ainda por cima o IVA é menor?
Agora vai acontecer o mesmo com as "Pen's", os cartões de memória e os discos rígidos. Quem ganha com isto são os comerciantes e o estado Espanhol. Infelizmente temos governantes que são demasiado estúpidos para entender isto ou devem favores a "artistas" e são corruptos... Ou então as duas coisas juntas.

Felizmente falta pouco tempo para os meus filhos acabarem o curso e "darem o salto" para um local onde a corrupção e a estupidez não reinam. Nessa altura venderei tudo o que tenho (ou abandono se já ninguém tiver dinheiro para me pagar) e fecho a empresa cá. Vou abandonar o país que me viu nascer por estar farto de pagar impostos para alimentar a máquina (corrupta) do estado e para os profissionais do subsídio social. Vou ter muita pena por colocar mais três dezenas de pessoas no desemprego, mas os bons elementos da minha organização já deram, ou vão brevemente, o salto para a empresa que tenho "do outro lado". É realmente lamentável que as coisas cheguem ao triste ponto em que um cidadão chega à conclusão que tem de abandonar o seu país. Tenho noção que sou dos poucos, graças ao trabalho esforçado de uma vida e também a alguma sorte, que tem facilidade em o fazer. Pobres daqueles que ficarem, pois vão ser sugados até ao tutano do osso para alimentar os partidos políticos e os parasitas sociais que lhes vendem os votos a troco de subsídios.

Boa sorte a todos e se têm vontade te trabalhar: Não hesitem em dar o salto!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.01.2012 às 15:45

RT em que área trabalha.. quem sabe serei uma mais-valia para a empresa..
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.01.2012 às 15:46

RT em que área trabalha.. quem sabe serei uma mais-valia para a empresa.. ilidiomadeira@hotmail.com
Imagem de perfil

De golimix a 13.01.2012 às 08:36

Li o teu artigo e o que sugeres... ainda estou de boca aberta.
A partir de agora está autorizado "sacar" filmes, livros e CDs.
O valor moral da coisa fica relegado para segundo plano.
Durante anos cobram um balúrdio por CDs e DVDs ficando um valor ridículo para o autor e levando algumas pessoas, sempre à rasquinha de dinheiro, a copiarem para terem acesso à cultura e à arte. Não seria antes de repensar baixar o preço , torná-lo mais justo para os autores e para os consumidores?

Comentar post


Pág. 1/2



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D