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Edp continente, caça ao cliente desprevenido

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O folheto chegou-me por mail, 10% de desconto na electricidade para quem aderir ao cartão continente...10% do que se paga em electricidade é dinheiro que se veja...e eu por acaso até já tenho cartão continente e tudo. Não aderi logo porque a coisa ainda não tinha começado e porque o cartão está em meu nome e o contrato da electricidade em nome da minha meia laranja.

 

Não me tinha voltado a lembrar do assunto até que hoje este post no Intervalo para café me chamou a atenção e decidi ir investigar.

 

Na verdade esta suposta campanha de poupança não é mais que uma forma que a EDP encontrou para ante a perspectiva da liberalização do mercado eléctrico, de uma maneira mais ou menos encapotada, começar a angariar clientes para uma das suas novas empresas. Ao aderir à campanha de poupança a pessoa assina um novo contrato de fornecimento de electricidade com uma empresa diferente e abdica do que tem com a EDP.

 

É verdade que para quem não tem tarifa bi-horária, esta mudança irá representar alguma poupança, mas não se percebe muito bem o que irá acontecer após o fim deste período de um ano e não, não será tão simples voltar à EDP como é agora sair. Para quem tem tarifa bi-horária, a mudança só se justifica se tiver um consumo de menos de 40% durante o período nocturno, caso contrário mesmo com os 10% de desconto em compras no hipermercado, ficará a pagar mais. 

 

Como dizia alguém aqui

 

1) Os 10% incidem apenas sobre os valores da potência contratada e sobre o consumo de energia. Não é possível “fazer contas” apenas sobre o valor pago habitualmente, porque ele inclui IVA e taxa de radiodifusão.


2) Apesar do valor unitário da potência contratada ser ligeiramente inferior, o valor unitário da energia é também ligeiramente superior. Refiro-me aos novos valores da EDP Comercial que constam no folheto do Continente.


3) A soma de ambos numa factura de energia comum resulta quase sempre superior com os novos valores.


4) O desconto de 10 por cento é válido apenas até final de 2012 e, uma vez que há celebração de um novo contrato, só deverá começar a fazer efeito após a sua entrada em vigor e recebimento de nova factura. Na melhor das hipóteses em Março ou Abril.


5) Desconheço as obrigações constantes nesse novo contrato, nomeadamente período de validade e penalizações em caso de renúncia. O que significa que, com o mercado liberalizado, novas empresas poderão surgir oferecendo valores bastante mais concorrenciais.


6) Não há almoços grátis. 

 

Cá em casa temos tarifa bi-horária, pelo que fui lendo por aí, a mudança não compensa... vamos esperar para ver como evoluí o mercado.

 

Jorge Soares

publicado às 21:57


21 comentários

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De libel a 17.01.2012 às 12:01

Se a parceria fosse feita com algum restaurante de sushi, a coisa ainda pegava, assim....duvido que o pessoal vá na onda do bacalhau da noruega, pescado na Costa da Caparica!!...

Beijinhos
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De Jorge Soares a 18.01.2012 às 23:57

Vales em sushi?..que bela ideia.... acho que aí nem me imprtava muito com as contas :-)

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