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Edp continente, caça ao cliente desprevenido

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O folheto chegou-me por mail, 10% de desconto na electricidade para quem aderir ao cartão continente...10% do que se paga em electricidade é dinheiro que se veja...e eu por acaso até já tenho cartão continente e tudo. Não aderi logo porque a coisa ainda não tinha começado e porque o cartão está em meu nome e o contrato da electricidade em nome da minha meia laranja.

 

Não me tinha voltado a lembrar do assunto até que hoje este post no Intervalo para café me chamou a atenção e decidi ir investigar.

 

Na verdade esta suposta campanha de poupança não é mais que uma forma que a EDP encontrou para ante a perspectiva da liberalização do mercado eléctrico, de uma maneira mais ou menos encapotada, começar a angariar clientes para uma das suas novas empresas. Ao aderir à campanha de poupança a pessoa assina um novo contrato de fornecimento de electricidade com uma empresa diferente e abdica do que tem com a EDP.

 

É verdade que para quem não tem tarifa bi-horária, esta mudança irá representar alguma poupança, mas não se percebe muito bem o que irá acontecer após o fim deste período de um ano e não, não será tão simples voltar à EDP como é agora sair. Para quem tem tarifa bi-horária, a mudança só se justifica se tiver um consumo de menos de 40% durante o período nocturno, caso contrário mesmo com os 10% de desconto em compras no hipermercado, ficará a pagar mais. 

 

Como dizia alguém aqui

 

1) Os 10% incidem apenas sobre os valores da potência contratada e sobre o consumo de energia. Não é possível “fazer contas” apenas sobre o valor pago habitualmente, porque ele inclui IVA e taxa de radiodifusão.


2) Apesar do valor unitário da potência contratada ser ligeiramente inferior, o valor unitário da energia é também ligeiramente superior. Refiro-me aos novos valores da EDP Comercial que constam no folheto do Continente.


3) A soma de ambos numa factura de energia comum resulta quase sempre superior com os novos valores.


4) O desconto de 10 por cento é válido apenas até final de 2012 e, uma vez que há celebração de um novo contrato, só deverá começar a fazer efeito após a sua entrada em vigor e recebimento de nova factura. Na melhor das hipóteses em Março ou Abril.


5) Desconheço as obrigações constantes nesse novo contrato, nomeadamente período de validade e penalizações em caso de renúncia. O que significa que, com o mercado liberalizado, novas empresas poderão surgir oferecendo valores bastante mais concorrenciais.


6) Não há almoços grátis. 

 

Cá em casa temos tarifa bi-horária, pelo que fui lendo por aí, a mudança não compensa... vamos esperar para ver como evoluí o mercado.

 

Jorge Soares

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publicado às 21:57


21 comentários

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De Anonymous a 29.02.2012 às 00:37

Ha ainda muita falta de informação.
Quem aderir ao Plano Edp Continente esta.:
1º acima de tudo, a sair do Mercado Regulado e a passar para o Mercado Livre.
2º Para os clientes com tarifa simples, os preços praticados são exactamente os mesmo.
3º Para os clientes com tarifa bi-horaria, convem ver se o consumo em vazio é igual ou superior a 40%. Caso seja superior a 40% entao mantenha o contrato como esta.
4º Não existe fidelização. Apesar de a campanha ter uma duração que se estende ate 31/12/2012, os clientes que não estiverem satisfeitos podem alterar.
5º ja existem outros comercializadores de ultimo recurso com diversas ofertas. Mas sejamos sinceros.. quem ja experimentou acaba quase sempre por voltar ao que é nacional. o site www.erse.pt disponibiliza muita informação.

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