Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Este é um prato que tem sido tema de conversa lá no emprego à hora do almoço, um dia a C. chegou com a novidade que tinha estado a desossar um frango para o fazer recheado... ficamos todos a olhar para ela:
- Desossar?, queres dizer tirar os ossos ao frango?
- Sim, tiro os ossos e depois recheio-o.
- Mas tiras os ossos como?, onde é que tu aprendeste a fazer isso?
- No Youtube!!!
Desde esse dia fiquei com a ideia de que tinha que o fazer, aproveitei que a minha meia laranja esteve uma semana em formação na Alemanha, para lhe fazer a surpresa para a sua chegada no Sábado...
Confesso que não estava muito confiante sobre a possibilidade de desossar o frango sem o desfazer, a minha primeira ideia era comprar dois frangos, se o primeiro saísse mal, o segundo de certeza que estaria aproveitável.... terminou por vir só um.... e ainda bem, porque afinal tirar os ossos ao frango é algo relativamente rápido e simples... a parte mais complicada é mesmo no fim da operação pegar na agulha e na linha para coser o corte por onde saíram os ossos... felizmente tive ajuda nessa parte... e ficou perfeito.
Para quem quiser ver como se desossa o frango, está explicado direitinho no youtube, aqui
Mas vamos à receita.
Frango Recheado com courgette, cogumelos e bacon
Ingredientes:
1 Frango
Alhos
Azeite
Ervas aromáticas
Sal
Pimentão
Para o Recheio
1 Cebola
Alhos
Ervas aromáticas
Azeite
1 Courgette
100 Gramas de Cogumelos Frescos
100 Gramas de Bacon em cubos
1 Caldo Knorr
Depois de tirar os ossos ao frango e de este ter sido cosido com a agulha e a linha, untei-o com o azeite, os alhos, as ervas aromáticas e um pouco de pimentão e deixei a marinar de um dia para o outro.
Para preparar o recheio, pique a cebola e os alhos, junte o azeite e o caldo knorr num tacho e deixe alourar. Junte o bacon, a courgette cortada às rodelas, os cogumelos laminados e as ervas aromáticas. Deixe cozinhar durante uns 10 minutos.
Coloque o recheio dentro do frango, encerre a abertura com palitos e leve ao forno durante duas horas a 180 graus.. tenha atenção que poderá ser necessário acrescentar algo de liquido para que não queime, eu acrescentei um copo de vinho branco.
Apesar de a fotografia não ter ficado nada de especial, a verdade é que estava uma verdadeira delicia, a carne super tenra e gostosa, o recheio estava perfeito... de comer e chorar por mais
Jorge Soares