Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
A Suíça é o país dos referendos, ademocracia é levada quase ao extremo, há uns tempos referendaram a diminuição dos impostos, ontem foi uma proposta dos sindicatos que pretendia aumentar o período de férias de quatro para seis semanas.
Acreditem ou não, tanto a proposta para diminuir os impostos, como a do aumento das férias, saíram derrotadas, sendo que no referendo de ontem o não ganhou com 66 % dos votos.
Se bem se lembram por cá Passos Coelho e os seus ministros começaram a ser vaiados precisamente quando se anunciou que não havia tolerância de ponto no Carnaval para ninguém, e será de certeza muito mais vaiado quando disser que também não há na Páscoa.
A maior diferença entre dois países é sem dúvida nenhuma o seu povo, evidentemente nenhum governo português teria a infeliz ideia de referendar uma diminuição de impostos, não conheço ninguém que não ache que paga impostos a mais... mesmo que na realidade paguemos menos que em muitos outros países. Referendar o aumento em 50% os dias de férias?... mas alguém dúvida do resultado mesmo que fosse só um dia de aumento?
Um dos motivos que as pessoas alegaram para votar não foi o facto de que isso poderia colocar em causa os seus ordenados, as pessoas tem a noção de que as pequenas empresas, 90% das empresas do país, teriam muitas dificuldades em sobreviver depois de uma medida como esta..a isto eu chamo ter consciência da realidade, eles pensam sabem que para terem emprego e bons salários tem que haver empresas capazes de os pagarem..
Os Suíços trabalham 42 horas por semana, festejam seis feriados nacionais, nós trabalhamos 40 horas, tínhamos 14 feriados e estamos muitos chateados porque vão passar a ser 10... a produtividade é uma palavra muito em voga, há muita gente que tem dificuldades em perceber porque é que se repete tanto que somos um país de baixa produtividade... eu nem acho que seja assim tão difícil de perceber, basta olhar para a forma como nós olhamos para estas questões... certo certo, é que Portugal nunca será a Suíça e nós nunca seremos suíços....
Outras das coisas que foi referendada ontem foi a criação de um Drive In sexual ... o sim ganhou... por cá como seria?
Veja a Notícia da RTP:
Jorge Soares