Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Imagem do El País
A PSP diz que vai investigar porque foram ontem agredidos jornalistas em Lisboa, acho que não devia ser só a PSP, o que se passou ontem em Lisboa deixou uma imagem muito má da polícia, do governo e do país.Não é nada agradável dar-mos uma volta pelos meios de comunicação da Europa e ver quea noticia não é a greve geral, a notícia é uma fotografia de uma jovem jornalista a ser agredida por um polícia enraivecido.
Não vou aqui discutir se havia ou não motivo para a carga policial, eu vinha a ouvir as noticias na Antena 1 e alguém falava de manifestantes que primeiro lançavam ovos e lixo contra bancos e instituições financeiras e depois pedras e cadeiras contra a policia. Que eu saiba as pessoas vão para as manifestações participar, gritar consignas contra o governo e as suas medidas, não me parece que atirar ovos e lixo faça parte...
Por estas e por outras é que eu me fico quase sempre pela vontade de ir às manifestações... porque sinceramente não me revejo neste tipo de comportamentos que além de não servirem para nada, ainda levam a que o resto da população se afaste dos movimentos que as convocam e os vejam sempre como um bando de arruaceiros...
Mas nada disto justifica uma carga em a polícia varre completamente tudo o que lhe aparece à frente, porque uma coisa é tentar controlar a ordem pública e outra muito diferente é avançar a correr de cassetete em punho agredindo tudo o que mexe. Alguém dizia num comentário algures que a polícia está farta de ver as suas acções espalhadas pela internet e é por isso que arremetem contra tudo o que tem uma máquina fotográfica ou uma câmara de filmar... Se calhar era bom que alguém lhes explicasse que a melhor forma de evitar ver-se espalhada pela internet é não ter comportamentos que o justifiquem...
Olhamos para a fotografia e o que vemos são dois jovens desamparados a ser violentamente agredidos por um polícia, fosse a imagem de Angola ou da Venezuela e não faltaria quem clamasse contra os ditadores e os seus governos autoritários que não gostam dos jornalistas, como a coisa é em Lisboa procuramos motivos que desculpem tal comportamento.... lamento, para mim não há desculpa para isto. Por muito provocada que tenha sido a PSP, nada desculpa que se arremeta contra alguém desta forma... e muito menos contra quem ali está porque tenta fazer o seu trabalho.
Eu sempre que vou a Lisboa levo a minha máquina fotográfica, olho para a imagem e não consigo deixar de pensar que se estivesse ali eu estaria a tirar fotografias... e tal como aqueles jovens jornalistas, poderia estar ali a ser agredido, pelo simples facto de estar a tirar fotografias num lugar público de um acontecimento público.
Acho que tanto as autoridades como os movimentos cívicos devem perceber que não é com violência e provocação que se muda o mundo.
Jorge Soares