Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Imagem do El Pais
Hoje jogou-se a liga dos Campeões em Lisboa e no Chipre, o Benfica jogou e perdeu com o Chelsea, o Real Madrid jogou e ganhou ao Apoel, claramente o patinho feio desta fase da Champions e de má memória para o Porto.
Quem me lê sabe que sou portista, mas hoje eu era benfiquista, nas competições europeias quero sempre que ganhem as equipas portuguesas, sejam elas quais forem.
Mas hoje não era fácil, porque se é verdade que o Benfica é uma equipa de Portugal, que representa o país na liga dos campeões, será que é mesmo uma equipa que representa o futebol Português? vejamos:
Como vemos na imagem acima, no Chipre no Apoel - Real Madrid, no início do jogo havia seis portugueses em Campo, a saber: Paulo Jorge, Hélder Sousa e Nuno Morais defenderam as cores do Apoel, Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão pelo Real Madrid... No Apoel na segunda parte entrou ainda Hélio Pinto, outro Português.
No estádio da Luz havia 60000 Benfiquistas nas bancadas, no inicio do jogo havia dois portugueses: Paulo Ferreira e Raul Meireles, mais tarde entrou o Bosingwa, todos pelo Chelsea, pelo Benfica não jogaram Portugueses, havia dois no banco.
Ou seja, no Chipre jogaram sete Portugueses, em Lisboa jogaram três, nenhum pelo Benfica, destas quatro equipas qual é mais representativa do futebol Português?
Não tenho nada contra a utilização de bons jogadores estrangeiros pelas equipas portuguesas, vivemos num mundo globalizado onde manda o poder económico e o futebol não é uma ilha, mas ante este estado de coisas o que será do futebol português e dos jogadores portugueses? O que será da nossa selecção se exceptuando as estrelas, os restantes seleccionáveis jogam em equipas e em palcos menores?
De que serve ao Benfica, ao Porto, ao Sporting gastarem milhões em academias e formação se depois as suas equipas principais raramente tem um jogador formado em casa? Que futuro pode haver para os jovens portugueses que desde tenra idade optam pelo futebol deixando de lado os estudos, a família e qualquer outra perspectiva de vida, se depois mal chega o verão, é ver os dirigentes dos clubes portugueses, dos mais ricos aos mais pobres, em autênticas excursões ao Brasil, à Argentina, ao Uruguai, à Colômbia... em busca de jogadores que salvo raras excepções pouco trazem ao futebol nacional?
Hoje o Benfica representava o futebol Português? temos dos melhores jogadores do mundo, porque não cabem eles nas equipas portuguesas?
Jorge Soares