Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Benfica representa o futebol Português?

por Jorge Soares, em 27.03.12

Real Madrid Apoel

 

Imagem do El Pais

 

Hoje jogou-se a liga dos Campeões em Lisboa e no Chipre, o Benfica jogou e perdeu com o Chelsea, o Real Madrid jogou e ganhou ao Apoel, claramente o patinho feio desta fase da Champions e de má memória para o Porto.

 

Quem me lê sabe que sou portista, mas hoje eu era benfiquista, nas competições europeias quero sempre que ganhem as equipas portuguesas, sejam elas quais forem.

 

Mas hoje não era fácil, porque se é verdade que o Benfica é uma equipa de Portugal, que representa o país na liga dos campeões, será que é mesmo uma equipa que representa o futebol Português? vejamos:

 

Como vemos na imagem acima, no Chipre no Apoel - Real Madrid, no início do jogo havia seis portugueses em Campo, a saber:  Paulo Jorge, Hélder Sousa e Nuno Morais defenderam as cores do Apoel,  Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão pelo Real Madrid...  No Apoel na segunda parte entrou ainda Hélio Pinto, outro Português.

 

No estádio da Luz havia 60000 Benfiquistas nas bancadas, no inicio do jogo havia dois portugueses: Paulo Ferreira e Raul Meireles, mais tarde entrou o Bosingwa, todos pelo Chelsea, pelo Benfica não jogaram Portugueses, havia dois no banco.

 

Ou seja, no Chipre jogaram sete Portugueses, em Lisboa jogaram três, nenhum pelo Benfica, destas quatro equipas qual é mais representativa do futebol Português? 

 

Não tenho nada contra a utilização de bons jogadores estrangeiros pelas equipas portuguesas, vivemos num mundo globalizado onde manda o poder económico e o futebol não é uma ilha, mas ante este estado de coisas o que será do futebol português e dos jogadores portugueses?  O que será da nossa selecção se exceptuando as estrelas, os restantes seleccionáveis jogam em equipas e em palcos menores?

 

De que serve ao Benfica, ao Porto, ao Sporting gastarem milhões em academias e formação se depois as suas equipas principais raramente tem um jogador formado em casa? Que futuro pode haver para os jovens portugueses que desde tenra idade optam pelo futebol deixando de lado os estudos, a família e qualquer outra perspectiva de vida, se depois mal chega o verão,  é ver os dirigentes dos clubes portugueses, dos mais ricos aos mais pobres, em autênticas excursões ao Brasil, à Argentina, ao Uruguai, à Colômbia... em busca de jogadores que salvo raras excepções pouco trazem ao futebol nacional?

 

Hoje o Benfica representava o futebol Português? temos dos melhores jogadores do mundo, porque não cabem eles nas equipas portuguesas?

 

Jorge Soares

publicado às 22:10


12 comentários

Sem imagem de perfil

De Susana Carvalho a 28.03.2012 às 10:55

De facto, concordo com o Jorge. A Liga Portuguesa está a ficar muito pouco portuguesa e já me queixo disso desde o final dos anos 90.
Eu gosto muito de futebol... e gosto muito do meu Benfica, mas detesto ver um clube de futebol português minado de sul americanos. Já passámos por uma fase em que íamos buscar britânicos, holandeses, belgas e todos os jogadores cujo nome acaba em "ovic" ou "ov" (tipo Stokovic ou Balakov), lá dos lados da ex-Jugoslávia, brasileiros... agora os latino-americanos de língua espanhola são a grande moda do futebol. Poucos são os que chegam cá e vêm mesmo para ficar e mostrar algum respeito à camisola; os clubes portugueses tornaram-se uma espécie de "entrevista de emprego" para os jogadores conseguirem contratos milionários nos clubes ricos da Europa (embora isso também aconteça com os próprios jogadores portugueses).
Não tenho nada contra os jogadores estrangeiros, mas se uma equipa é portuguesa, deveria ter jogadores portugueses, na sua maioria.
Lembro-me de o Benfica ir em pré-temporada para a Ásia, faz alguns anos e num jogo particular tocaram o hino de Portugal em representação do Benfica e eu fiquei a pensar: "estão ali 2 jogadores portugueses; para os restantes, o hino não faz sentido nenhum, nem sabem o que lá estão a cantar".
Mais uma vez repito, não tenho nada contra jogadores estrangeiros, mas a sua entrada devia ser feita com moderação. Os jogadores já não jogam por amor à camisola, jogam por amor ao euro.
A Lei Bosman veio alterar o futebol de tal maneira que hoje em dia permitem que uma equipa possa jogar sem nenhum jogador nacional! Preferia ver o número de jogadores estrangeiros (sejam eles da União Europeia ou não) mais moderado.
A Lei Webster, por seu lado, fez com que os jogadores possam rescindir contrato unilateralmente, mesmo que o motivo não tenha nada a ver com más condições de trabalho, ou seja, as rescisões estão relacionadas com o para ir para um clube onde paguem mais e com isto, basta aos clubes mais ricos abanem o livro de cheques e lá estão os meninos a quererem rescindir contratos, atrás do cheiro do dinheiro.
Inicialmente estas leis foram elaboradas para dar mais direitos aos jogadores, mas a liberalização das coisas é tal, que o amor ao futebol e o amor à camisola ficaram pelo caminho.
Estas leis favoreceram o futebol como negócio e não como desporto e faz dos Clubes ricos, cada vez mais ricos e cada vez mais "ladrões" de jogadores com talento.
Em dia de jogo, portugueses só mesmo nas bancadas...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 28.03.2012 às 23:20

É mesmo isso, cada vez mais, em dias de jogo, portugueses é só na bancada... e assim se vai matando o nosso futebol.

Jorge
Sem imagem de perfil

De pássaro viajeiro a 28.03.2012 às 15:00

Efectivamente não é a equipa que melhor representa o futebol português, mas a que melhor o credibiliza.
O Benfica é um entreposto de valorização de jogadores que possam gerar mais-valias monetárias ao clube.
A prova irrefutável, se dúvidas houvesse, foram bem dissipadas com a alta produção do Gaitan no jogo de ontem. Arrasta-se pelo campo, mas ontem sob vigilância apurada do Inglês, que ele não desconhece, foi simplesmente o melhor jogador em campo
Alguém ou alguns se estão a encher à grande.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 28.03.2012 às 23:21

As equipas portuguesas são cada vez mais um entreposto... se calhar até é a única forma de conseguirem sobreviver ... mas não seria mais lógico que o fizessem a partir dos jogadores que formam?

Jorge
Sem imagem de perfil

De Aespumadosdias a 28.03.2012 às 21:30

Tive pena que os portugueses do Apoel tivessem levado 3. Em relação ao logo da Luz estava pelo Chelsea.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 28.03.2012 às 23:22

Também tive pena .... porque o Apoel é um exemplo de que não são precisas estrelas para se ter sucesso
Imagem de perfil

De naterradosplatanos a 28.03.2012 às 22:15

Jorge, desculpa lá mas acho que todos ganhávamos, se não escrevesses aqui todos os dias. Eu explico porque digo isto: acho que nos dava mais tempo a comentar o que muitas vezes, embora tendo lido, não se pode fazer de imediato. Assim quando eu vou comentar algo que já li, deparo-me logo com mais dois ou três!Assim o que eu digo torna-se extemporâneo e provavelmente nem tu nem mais ninguém vai saber a minha opinião ( se é que interessa). Às vezes gostava de responder ao/ás tuas comentadoras/es, mas como já passaram 2 ou 3 dias com certeza que não irão lê-lo, logo não vale a pena fazê-lo!!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 28.03.2012 às 22:21

Escrever todos os dias faz parte do ritual... já não passo sem isso :-) .. além disso, os assuntos a comentar são tantos, que não fosse a falta de tempo e acho que escrevia mais que um post por dia.

Faz mal em não responder, porque há muita gente que cá volta e vai ver os comentários, além disso, quem tem blogs no Sapo, recebe as respostas aos comentários por mail..e pode sempre decidir cá voltar

Jorge
Imagem de perfil

De naterradosplatanos a 29.03.2012 às 20:55

Assim sendo, quando for oportuno, vou aventurar-me a comentar aquilo com que não concordo!
Imagem de perfil

De Kok a 28.03.2012 às 22:31

Concordo com (quase) tudo o que dizes.
Não se percebe porque os clubes não fazem formação, e entende-se ainda menos que os que fazem formação continuem gastando o que não têm para contratarem (comprarem?) estrangeiros; ou mesmo nacionais em detrimento dos seus formados!
Mas o futebol já não é somente um jogo. Passou a ser uma indústria/comércio onde o amor à camisola está morto e enterrado (com excepção de um ou outro dirigente), e por isso os jogadores vão para onde melhor lhes pagam.
E os melhores portugueses já são caros demais para os clubes portugueses. E os portugueses que não são tão bons, emigram porque cá ninguém os contracta.
Para não mencionar os interesses dos "agentes" que ganham sempre com as transferências sem que isso signifique o interesse dos seus representados.
Daí que falar-se se este ou aquele "representa" o futebol de um país, deixa de fazer sentido.
Aliás, com o teu exemplo podes confirmar o que digo: o Apoel representa o futebol Cipriota?
O que me surpreende nesta área é que ainda hajam clubes (empresas, seria mais apropriado chamar-lhes) que tenham sócios pagando quotas mensais para poderem ver por época meia dúzia de jogos "sem pagar".

1 abraço!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 28.03.2012 às 23:23

O problema é esse, neste momento o futebol pouco tem a ver com chutos numa bola... é o dinheiro que faz rodar a bola.. e nessa lógica não há lugar para amor às camisolas.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 03.04.2012 às 14:59

elabora aqui um a lista de 4 "onzes" só com jogadores portugueses, mas atenção nao podes meter portugueses que nao estao ao alcance das nossas possibilidades.

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D