Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Imagem minha do Momentos e Olhares
Prezo-me de conhecer e de gostar muito do meu país, não há muitos recantos deste rectângulo à beira mar plantado onde eu não tenha estado, Portugal é um país cheio de coisas para ver e conhecer, cheio de gente simpática empreendedora e que sabe receber... como o que é bom é para ser partilhado, acho que de vez em quando vou passar a partilhar aqui. O fim de semana passado, aproveitámos a disponibilidade dos avós para ficarem com as crias e fomos passar um fim de semana ao Alentejo.
Évora é uma cidade tipicamente Alentejana, com uma parte antiga muito bem preservada, cheia de lugares e recantos para visitar e conhecer. É uma cidade para se conhecer a pé, andando por ruas e travessas, com calma, paciência e sem pressas. E foi isso que fizemos, deixamo-nos perder pelos empedrados das velhas ruas e ruelas aproveitando a excelência do tempo primaveril.
Há bastante que ver na cidade, igrejas, monumentos e museus, nós não íamos nesse espírito, ficamo-nos mesmo por ruas e praças, e claro, pela fantástica gastronomia, principalmente eu que tirei a barriga de misérias dos pratos alentejanos: Pezinhos de coentrada no Sábado ao Almoço, um ensopado de borrego delicioso ao Jantar e umas migas de porco no Domingo... tudo bem regado com tinto Alentejano. Come-se muito bem, ainda que não seja precisamente dos sítios mais baratos em que já estive.
Ao contrário da baixa de Setúbal onde praticamente restam as lojas dos chineses, o centro de Évora está cheio de vida, não faltam as lojas de marca que convivem com muito comércio tradicional, cafés e esplanadas.
No Domingo e já de passagem para Portalegre para ir buscar as crias, ainda deu para passar, conhecer e visitar, Arraiolos e Evoramonte.
Por fim, uma palavra para o lugar onde ficamos, a Albergaria do Calvário, para além da excelente localização dentro das muralhas da cidade, do excelente quarto e do ambiente e decoração fantásticas, deve ter sido o lugar com o pessoal mais simpático, amável e prestável em que já estive. Todos muitos jovens e de uma simpatia e disponibilidade fantásticos.
Jorge Soares