Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Professor

Imagem de aqui

 

Ontem foi dia reunião de pais cá em Setúbal, e posso assegurar que foi das coisas mais surreais em que já me calhou participar.

 

Mal me sentei reparei que duas das alunas da turma estavam na primeira fila, fiquei a pensar o que estariam elas ali a fazer, mal sabia eu que aquelas duas crianças devido à sua inocência e sinceridade, iam ser as protagonistas principais da reunião. Mas seu eu já estava espantado por elas ali estarem, fiquei de boca aberta quando a directora de turma em lugar de dar inicio à reunião, as chama ao quadro e lhes ordena que expliquem aos pais quais tinham sido as actividades do período.

 

Ou seja, senhora professora que estava ali para ter a reunião com os pais, delegou nas delegadas de turma, estamos a falar do sétimo ano, as informações aos pais. As pobres crianças lá fizeram o seu trabalho e a coisa nem estava a correr muito mal, até que quando elas se iam sentar, a professora lhes diz:

 

-Falta falarem sobre como tem sido o comportamento disciplinar.

-Pois.. o comportamento neste período, foi mau

-Mau como? - pergunta um dos pais.

-Mau, ... há um grupo de alunos que fala muito nas aulas

-Mas isso é em todas as aulas?

-Não, há aulas em que se portam bem.... outras em que se portam mais ou menos..e outras em que se portam mal e interrompem.

 

Aqui a coisa começou a aquecer, há pais que perguntam sobre o comportamento dos seus filhos e gera-se algum diálogo com as pobres miúdas.. até que se chega ao caso especifico da aula de matemática, e que alguém pergunta:

 

-Mas afinal como é que é na aula de matemática?

- A aula de matemática é onde se portam pior

-Mas é pior como? quem é que manda na aula de matemática?

-Muitas vezes quem manda são os alunos.

 

Aqui a professora deve ter percebido que a coisa tinha chegado longe demais, mandou sentar as miúdas e tentou mudar de assunto, mas o mal estava feito e  com os pais a tentarem perceber o que se passava, gerou-se um diálogo, com a professora sempre numa atitude de sobranceria evidente e a não disfarçar nada que ter pais preocupados e a questionar, era uma chatice.

 

Eu não sei os outros, mas eu não percebi nada, ante a questão sobre o que se estava a fazer para melhorar a situação, a resposta foi:

-Nós mudamos o mapa da sala várias vezes, os pais em casa tem que educar os seus filhos.

 

Ora muito bem, eles tem uma turma com problemas de disciplina.. e a solução é mudar o mapa da sala...

 

Eu tinha ideia que o papel da directora de turma é entre outras coisas, o de servir de ponte entre a escola e os pais, pelos vistos esta senhora acha que só ali está para distribuir as folhas com as notas, os problemas, a indisciplina dos alunos, o mau aproveitamento, os conflitos entre os colegas dela e os alunos, as questões dos pais, é tudo uma enorme chatice e ela não está para se chatear, quem tem que resolver as coisas é a direcção da escola, não ela....

 

Depois de uma discussão acalorada com um dos pais que tentou perceber porque é que o filho tem pouco aproveitamento quando sempre foi bom aluno, a senhora lá conseguiu prosseguir a reunião, passou uns cinco minutos a ler a acta da reunião de turma e distribuiu as fichas dos alunos

 

No fim, quando a senhora já se preparava para nos mandar embora, a questão do comportamento voltou, eu e vários outros pais a mostramos a nossa preocupação com a situação do comportamento nas aulas de matemática e a professora voltou a adoptar uma atitude de sobranceria, a responder com maus modos e a descartar-se completamente do problema.

 

Quando lhe fizemos notar que se os alunos se portavam bem nas aulas dela e de outros professores, talvez o problema não fosse só das crianças, a resposta foi: Eu não tenho nada com isso, é um problema entre a direcção da escola e a colega! ... quando eu questionei o que se estava a fazer para resolver a situação, a reposta foi, "Eu não sei , a direcção é que sabe!".

 

Ora, uma das principais queixas dos professores é que os pais não se interessam, esta apanhou com uma turma inteira de pais interessados... e hoje no rescaldo da reunião, disse aos alunos que isso era uma chatice, que para o ano não quer ser directora desta turma, só da outra em que os pais não questionam nem dão chatices.

 

Resta dizer que estamos a falar da escola com melhor ranking do distrito de Setúbal... soubessem as vezes que já nos arrependemos de ter mandado para lá a pobre miúda. Esta é a escola que temos.

 

Jorge Soares

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:25


17 comentários

Sem imagem de perfil

De Spawn a 17.04.2012 às 23:42

Pois é... esta escola que temos tem que ser construída por todos e para todos. Não é só para os que não dão problemas.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.04.2012 às 22:39

Ora lá está.. tocou na ferida, há muita gente nas escolas que acham que as crianças deviam ser todas formatadas, iguais, sem problemas... felizmente a natureza é muito mais sábia que isso e elas são todas diferentes.

Jorge

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D