Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




25 de Abril


Imagem minha do Momentos e Olhares


Há pouco na RTP um painel de convidados discutia a nossa Democracia, infelizmente não pude ver todo o programa, não deu sequer para ficar com uma ideia de por onde ia a coisa... 


Não sou dos que alinham na ideia de que este sistema está ultrapassado, olho à minha volta, olho para o mundo, olho para a história da nossa sociedade e sinceramente não consigo vislumbrar que exista uma alternativa melhor.  A Democracia, o governo do povo e para o povo é sem dúvida nenhuma a melhor forma de governo, a única que garante um mínimo de liberdade e de justiça, poderá até haver sistemas em que uma parte da população vive melhor, mas qualquer sistema que impeça ou controle a liberdade individual e de opinião dos seus cidadãos, não pode ser a resposta.


É claro que mesmo pensando assim não sou parvo nem cego, há coisas muito erradas na nossa democracia, ora a principal vantagem de uma democracia é que quando as coisas estão mal, cabe ao povo, ou seja a todos nós, fazer com que elas mudem, de preferência para melhor... e é para isso que cada cinco anos há eleições... para que o povo possa avaliar e se necessário mudar as coisas. Mas as coisas não estão mal de agora, nem de há uns meses, as coisas estão mal há muitos anos ... sendo assim, o que está errado?


A propósito da reunião com a directora de turma da minha filha de que falei neste post e de algumas atitudes que no seguimento da mesma foram tomadas pela professora, fui contactado por um dos outros pais que tal como eu ficou indignado com o que ali se passou e decidiu escrever uma carta ao conselho directivo da escola a apresentar a situação e a solicitar uma reunião. Queria saber se eu estaria disposto a apoiar o seu pedido à escola, é claro que eu disse que sim.


Hoje a meio da tarde encontramonos para as assinaturas na carta, estava ele, eu e outra mãe, todos os restantes encarregados de educação que ele contactou acharam muito bem que ele enviasse a carta, e até querem participar na reunião com a escola... mas colocar o seu nome na carta... isso já é outra história.


Ou seja, as pessoas até acharam mal, ninguém quer que a senhora continue como directora de turma, mas fazer algo para que as coisas mudem, isso é que é que não.. não vá a escola vingar-se nos filhos....


Se lermos o post da passada Sexta Feira e os muitos comentários que este gerou, vemos que há muita gente que acha normal que a ZARA e a Unicre procedam dessa forma, afinal, foi um engano e os enganos corrigem-se. Confesso que fico parvo ao ver a despreocupação que tanta gente tem com respeito à segurança e sigilo dos seus dados bancários.Curiosamente entre os Vários exemplos dados de procedimentos similares por parte da mesma e de outras empresas, não há ninguém que diga que lhe foi restituído dinheiro quando o engano foi em prejuizo do cliente.


Ora, voltando ao inicio do post, o que está mal com a nossa Democracia?.. atendendo aos exemplos anteriores, o que está mal somos nós, que comemos e calamos, que não nos queremos chatear, que não nos queremos molhar, que tantas vezes dizemos "mal por mal". Há quem diga que faz falta outro 25 de Abril, sinceramente não consigo entender o significado dessa frase, e duvido muito que quem a profere saiba o seu significado, eu diria que o que faz falta é que se explique às pessoas o significado do 25 de Abril, como foi feito e para que foi feito, talvez assim percebam o seu papel na sociedade


Jorge Soares

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:12


16 comentários

Imagem de perfil

De eu ando às voltas a 23.04.2012 às 08:42

Pois é meu caro, eu há muito que digo que digo que o povo português não é capaz de tomar uma atitude, espera sempre qe outros o façam. Assim esteve 40 anos em ditadura até os militares resolveram mudar. Não reclama à espera que alguém o faça. Não vota para não ser responsabilizado por quem foi eleito. Não se manifesta, não faz ouvir a sua voz há espera que a voz do companheiro do lado seja ouvida e por vezes tirando assim tirando algum proveito sem se arriscar e sem nada fazer.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.04.2012 às 23:08

Raio de coisa... mas farta-se de falar mal de tudo e amis alguma coisa....


Jorge
Imagem de perfil

De eu ando às voltas a 24.04.2012 às 08:04

Fala mal é o que faz melhor, mas dar ideias....
Imagem de perfil

De sentaqui a 23.04.2012 às 12:37

Pois é Jorge, através de uma simples reunião com encarregados de educação que discordavam de determinada postura e que concordaram em assinar uma carta a expor as suas razões e que depois se cortaram na altura de a assinar, se pode ver a postura do povo português...protesta-se-grita-se, fazem-se manifestações, organizam-se debates acalorados e na hora de votar, ou se abstêm ou colocam lá os mesmos.
Quase que aposto que nas próximas eleições ficam lá um dos dois que vêm desgovernando o nosso país desde o 25 de Abril...espero enganar-me.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.04.2012 às 23:10

Olá

Pois... não tenhas a menor dúvida, as pessoas não votam por politicas, nem, por ideologias, votam pela cor da camisola... para as próximas ganham os outros...e mudam as moscas.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Portuga Sofredor a 23.04.2012 às 14:54

Aqui é que bate o ponto !
Portuga que é portuga, manda os outros à frente..., é que foram centenas de anos de Inquisição, mais 50 de Legião.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.04.2012 às 23:10

Pois..e depois queixa-se que os gajos não fazem nada...
Imagem de perfil

De golimix a 23.04.2012 às 16:49

O que eu me tenho fartado de falar no me blogue sobre o silêncio das pessoas! Sobre este silêncio confrangedor.
E de facto não é preciso ir muito longe, vejamos o exemplo que deste da Escola, que por acaso também já me aconteceu uma cena parecida. Mas também há exemplos destes nos nossos locais de trabalho, pessoas com discursos inflamados por trás da direção mas na hora do "vamos ver" é tudo anjinho "Oh! Sim, tudo o que quiser", e lembro-me sempre do ditado - quanto mais me baixo mais se me vê... - não digo o resto porque é indecoroso , tal como o comportamento das pessoinhas.
Claro que a "mona" aqui não se cala, mas sabes ao mesmo tempo obtenho respeito porque se sabe quem ladra pelas costas e quem fala o que tem a falar na altura e nos olhos!
E é isto que acontece à nossa volta.
Não, não precisamos de outro 25 de Abril! Mas precisamos do espírito das pessoas que o fizeram, precisamos de união e de coesão e precisamos de nos dar ao respeito. Sim! Porque ultimamente tenho a sensação que se está a falhar nessa área, no respeito pelo povo.


Boa semana
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.04.2012 às 23:11

Olá

Não te calas tu e não me calo eu.. mas é triste que as coisas sejam assim...
Sem imagem de perfil

De Marão a 23.04.2012 às 17:20

A democracia entre nós, parece que é mais para celebrar em dia de festa de que para praticar no dia a dia. Tardamos a aprender que "a nossa liberdade termina onde começa a dos outros". Quanto mais ela se ostenta por símbolos e gritaria menos se respeita em atitudes e comportamentos .
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.04.2012 às 23:12

O problema é que a maioria nem sabe o que significa a palavra.. depois dá nisto
Sem imagem de perfil

De Mini_Saia a 24.04.2012 às 12:25

Olá Jorge!
Concordo contigo quanto ao facto de não precisarmos de outro 25 de Abril. Precisamos de vontade para agir.
Nós, portugueses de gema, gostamos muito do dolce fare niente e esperamos sempre que alguém se mexa por nós.
Uma boa forma de agirmos é através do voto. Conheço pessoas que nunca votaram, pois encaram o voto como um direito adquirido e não como um dever cívico!
Contudo, não podemos esperar x anos para dizer ao Governo se gostámos ou não do que fez. A sociedade civil tem de se organizar, criar movimentos cívicos, elaborar manifestos, participar activamente na democracia do país.
Mas sabes uma coisa Jorge? Isso dá trabalho. Os portugueses preferem que os militares façam outra revolução. É mais fácil...
Imagem de perfil

De Kok a 25.04.2012 às 15:35

O 25 de Abril foi uma porta que se abriu para que tivéssemos a liberdade de escolher como queremos viver.
O que agora temos é o resultado dos que vieram a seguir (escolhidos por votos em eleições livres), mas que não devem ser confundidos com o "tal" 25 de Abril.
Há muita gente que confunde as coisas.
Muitos deles propositadamente enquanto outros por desconhecimento ou mesmo ingenuidade; seguramente por frustração e por desconhecimento.
Ai escola escola...

1 abraço!
Imagem de perfil

De Kok a 25.04.2012 às 15:39

Anexo:
O medo de assinar algo contra a ordem estabelecida, é ainda um factor dominante.
Não devia ser assim, evidentemente!
Mas... "os gajos" safam-se sempre! (E é aqui que "a porca torce o rabo"!)
E, na dúvida, a malta "encolhe-se"!
Sem imagem de perfil

De Carlos a 26.04.2012 às 20:56

Pois eu concordo plenamente, mas tenho 68 anos procedi pelo menos em 95% das vezes como dizem que devem proceder as pessoas de bem e se me aconteceu algumas coisas de bom por assim ter procedido, a maioria das vezes, especialmente recentemente em que dizem vivermos em DEMOCRACIA, só vejo corrupção e compadrio do mais descarado. E não merece a pena apelar aos tribunais, à Deco , ao Provedor de Justiça, às Entidades Reguladoras ou Fiscalizadoras, porque sofrem todos do mesmo mal, talvez num futuro próximo se tenha de apelar às Armas e Contra os Canhões Lutar.
Imagem de perfil

De pimentaeouro a 09.03.2014 às 14:17

Vai restando menos, pouco.
Cumprimentos.

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D