Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
O blog Estou estupefacta foi um dos primeiros que frequentei na blogosfera , a sua autora é uma pessoa de quem aprendi a gostar e é sempre um prazer lá voltar.
Ontem o tema do post era "Tu e você", lembrei-me imediatamente dos meus primeiros dias em Lisboa.......
Os hispânicos são muito mais práticos que nós, tem muito menos convenções e é tudo muito mais directo, tratamento de Usted e Señor , é muito menos habitual que por cá, sem que isso signifique menos respeito. Nunca me vou esquecer de um Professor que tive na Universidade em Caracas, era um Matemático Russo, um senhor com uns 70 anos que tinha escrito não sei quantos livros, por quem tínhamos um enorme respeito e que tratávamos por tu... assim como a todos os restantes professores.
Bom, mas cheguei eu a Lisboa, falava um português com um sotaque latino pouco disfarçável , assim tipo Figo no ultimo ano em Madrid e não tinha a menor ideia das normas de educação que por cá imperavam. Fui parar a um quarto na zona de Sete Rios, uma senhora à antiga Lisboeta.. que logo no segundo dia começou a implicar com as minhas falas e os meus estranhos hábitos... ... imagino que estaria a tentar marcar o território e eu no meu recente Português:
-Mas você!
-Você não, a senhora!
Fiquei mudo e foi quando decidi que estava na altura de encontrar outro poiso. Encontrei um quarto donde estive 4 anos... é claro que logo de entrada expliquei o porquê dos meus estranhos hábitos e linguajar.
Confesso que 20 anos depois continuo a não perceber algumas coisas, no outro dia estive num aniversario de uma criancinha, donde reparei numa situação que para mim foi no mínimo caricata. As personagens eram o neto de 6 anos, a mãe e os avós... não vou descrever o dialogo, mas sim o tratamento. Era assim: a criancinha tratava a mãe por tu, esta tratava a criancinha por "O menino não faça isto, o menino não faça aquilo", ou seja, por você, ao mesmo tempo que tratava os pais, avós da criancinha, por tu.
Confesso, eu devo ser um pindérico, mas trato os meus pais por você, e os meus filhos por tu!
Recentemente voltei à faculdade, aconteceu-me um caso engraçado, havia um assistente que tinha pouco mais que metade da minha idade, que sabia muito menos do que eu do que estava a falar, e que numa discussão num grupo de mail , caiu na asneira de me chamar a atenção por não o tratar por senhor professor. Teve sorte, o mail só me chegou depois de me terem avisado..e de o professor titular, a quem eu tratava por tu, se ter atravessado.
Felizmente a blogosfera é um mundo à parte, e tratamo-nos todos por tu.... ou eu já teria sido expulso...
Jorge
PS:Imagem retirada... do estou estupefacta!
Ps2:Desculpa amiga!