Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A selecção e a crise

 

Imagem do Mini Saia Rosa Choque 

 

A imagem ali da fotografia anda há uns dias a circular no Facebook, a maioria da malta aplaude e acha muito bem, parece que há muita gente que se revê no que diz ali... confesso, eu não consigo perceber o sentido da coisa.

 

Vamos por partes, em primeiro lugar não é preciso ser-se expert para se perceber que a frase é fruto do fotoshop ou de outro qualquer programa de edição de imagem, basta olhar para o g de desempregado.. mas isso é o de menos. Mesmo que fosse real, que sentido tem o insulto à selecção, que se pensarmos bem é um insulto ao país, com o facto de alguém estar ou não desempregado? 

 

Ok, o problema é a atenção que se dá a quem vive de dar chutos na bola?, deveríam dar mais atenção à crise e ao desemprego?.. mais ainda?, mas não andávamos todos fartos das noticias da crise e do desemprego? a maioria até já desistiu de ver o telejornal para não ouvir falar disso!

 

O  Europeu, o futebol, o Cristiano Ronaldo, o Paulo Bento e a selecção estariam lá na mesma existisse a crise ou não existisse... e não é por haver crise que as pessoas se devotam ao futebol... e não, eu não acho que o futebol e a selecção sejam só para distrair a malta... isso não é verdade


Meia blogosfera, anda há pelo menos um ano a bater no ceguinho, e a queixar-se da situação e da passividade de um povo que elegeu estes caramelos que nos (des)governam, não é a selecção que desvia o povo dos temas sérios, não é preciso selecção nenhuma, nem futebol, aliás, acho que não é preciso nada. O problema deste povo não é o futebol, nem é Fátima, nem é o Quim Barreiros, o problema é que o 25 de Abril chegou ao país, mas não chegou ao povo, o verdadeiro problema é a falta de cultura cívica e politica.

Ao contrário da maioria, eu acho que o futebol é importante, não porque sirva para distrair, mas porque é uma enorme industria, dá emprego a muitíssima gente, metade dos jornais deste país existem porque existe o futebol, tal como metade da industria da publicidade, e muita industria da informação... o futebol pode ter muitos defeitos, mas não é por aí.. 

O futebol além de gerar emprego, gera economia, muita economia... é claro que também gera coisas negativas, e torna as pessoas cegas, mas o país seria melhor sem ele?... seria mais rico?, teria mais cultura? mais desporto?.. não, teria menos!

 

Sem clubes de futebol não existia basquetebol, andebol, ginástica, ... em Setúbal só há praticamente um sitio onde os jovens podem praticar desporto, qualquer desporto, esse sitio é o Vitória. É onde a minha mais velha pratica ballet e Karaté, e onde o do meio pratica karaté e praticou trampolim e judo...  e onde de certeza absoluta a mais nova terminará por praticar dança ... no dia em que acabe o futebol, acaba o desporto nesta cidade...

 

O problema é o que os senhores ganham por dar uns chutos na bola?... a malta acha que eles deviam ganhar o salário mínimo? e acham que pelo salário mínimo alguém arrisca o seu futuro aos 10 anos de idade para apostar num Euromilhões de uma carreira que dura no máximo 15 anos e em que 99% dos que apostaram por ela termina os seus dias na miséria?.. sim, porque o futebol não é só os clubes grandes.

 

Já agora se ser futebolista é assim tão bom, tão compensador, proque é que a maioria de nós não quer nem sonhar que os nossos filhos escolham essa profissão para o seu futuro?, por algo deve ser não?

 

Não sei se me expliquei, mas sinceramente, não percebo o que há de errado com a  atenção que se dá ao futebol e à selecção, eu também não gosto de telenovelas, mas a maioria gosta e vê, como eu não gosto, não vejo.

 

Jorge Soares

 

PS: Uma opinião diferente sobre o mesmo assunto, a da Golimix aqui

publicado às 22:10


27 comentários

Imagem de perfil

De Kok a 04.06.2012 às 22:44

Para o bem e para o mal, temos essa coisa, esse hábito, (defeito/virtude) de misturar todas as ideias em todos os assuntos para (aparentemente) nunca chegarmos a uma conclusão; e no fim fica cada um "com a sua" sem na verdade perceber/definir o que quer que seja!
Ok, podes dizer que "isto" é uma caricatura. Mas as caricaturas não são um reflexo da realidade?

1 abraço!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 05.06.2012 às 23:28

Uma caricatura triste.. mas muito real :-)

Abraço

Jorge
Imagem de perfil

De golimix a 05.06.2012 às 08:29

Jorge no meu post eu ironizei o fenómeno "seleção" e tudo resultou de uma promoção algo exagerada (a meu ver) que ouvi na rádio, como qualquer ironia há um certo exagero...mas...
Há um "mas"! =)

Vou dar-te uma novidade, já vivi os jogos da seleção, a sério, sabia tácticas de jogo, sabia tudinho, depois... nada... fui perdendo o interesse, não pelos resultados, mas porque entrei noutra onda.

E não venhas com tretas do salário mínimo, comecei a ver o que aquela malta ganha. O Cristiano Ronaldo disse numa entrevista que tinha um Mercedes (MERCEDES! TOPO DE GAMA!) para emprestar às visitas, porque aquele não havia problema de se estragar. Poupa-me! Ninguém está a dizer para ganharem o salário mínimo, é lógico que é uma profissão exigente.
Mas vamos a um exemplo, e a dos professores não é? E a dos enfermeiros não terá mais responsabilidades? Isto é só para falar de algumas. Estarei a misturar assuntos? Talvez, mas toda esta caricatura da sociedade não será um reflexo daquilo que ela criou?

E realmente falta algum sentido cívico e cultura política.
Mas se a seleção de Portugal faz uma asneirada tens mais de metade de Portugal (e não meia blogosfera) chateada e a comentar, e viste assim tantos comentários nos cafés desta trapalhada de Miguel Relvas? Ou de outra qualquer? (não preciso de ir aos cafés para saber que não houve)

Ironizei, caricaturei, mas estarei assim tão longe da verdade?

Mas atenção! Isso não impede que não apoie a seleção e até não ache o futebol importante.

Quanto a não irem mais jovens para o futebol.. nem todos têm o dom de pé. O meu filhote, por exemplo, não tem. Se o tivesse e se isso o fizesse feliz teria o meu apoio. Mas não o mandaria, como a mãe do Ronaldo, para longe de mim aos 11 anos viver sozinho, mas isso são escolhas. O tipo joga bem e como pessoa? Não sei... Teria tido uma formação conveniente? Também não sei.
Às vezes parecem "máquinas humanas" criadas para esta indústria futebolística.

E pronto... já fiz outro post sem querer
Sem imagem de perfil

De Carlos Fernandes a 05.06.2012 às 10:32

Faz todo o sentido...maquinas humanas.
Imagem de perfil

De golimix a 05.06.2012 às 16:43

E se reparar bem muitos, infelizmente, e que me perdoem, sem grande poder de diálogo.... ou até de alguma cultura geral. É só para aquilo e aquilo mesmo.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 05.06.2012 às 23:32

Hummm olha lá, e quantos anormais com cursos superiores e muita importância nós conhecemos que se podem medir pela mesma bitola?

Mas era de isso que eu falava, eles só chegaram onde chegaram porque aos 10 ou 11 anos deixaram tudo para se dedicar ao futebol.... raramente há algum que consegue conciliar os estudos e a bola,.. é claro que isso depois se tem que reflectir na cultura ou na falta da mesma... não?

Jorge
Imagem de perfil

De golimix a 06.06.2012 às 16:23

Claro que sim Jorge. E conheço muitos diplomados que de civismo e educação têm nível zero.
Acho que não é o futebol nem o facto de o povo amá-lo (gostar é pouco) que tem importância, o importante é a sociedade que se cria. Para uma coisas as pessoas estão lá e para outras qué delas? Gostar de futebol não é mal nenhum. Até é bom. Agora vejamos a coisa no geral...
Caricaturar a sociedade tem algo sempre de exagerado mas um ligeiro (ou talvez não tão ligeiro) fundo de verdade.
Sem imagem de perfil

De Maria a 05.06.2012 às 10:38

Concordo e assino por baixo o comentário da Golimix. Em tudo! O futebol é uma industria que, como qualquer outra, tem a sua importância no contributo para a economia nacional. Não sei até que ponto o contributo do futebol é assim tão relevante. Mas admito que o seja. O que está aqui em discussão não é o pessoal gostar de futebol. Eu gosto de futebol. O que critico é a incapacidade de muitos amantes de futebol (a maioria) em verem mais longe. Em conseguirem perceber que o país também agradecia (e era mais produtivo para todos nós) manifestações à porta do Relvas a exigir a sua demissão ou do tipo do FMI (que agora não me recordo o nome) que acha que os salários dos portugueses devem baixar para a economia ser competitiva!!!! Estas pessoas ofendem-nos e ninguém liga! Reclamam nos cafés mas nada mais fazem! Se Portugal tiver uma má prestação no Euro, vais ver o aglomerado de pessoas no aeroposto e ofender e a criticar porque aquilo é que é importante!! O sermos roubados e gozados pelos politicos e pela troika é indiferente! O povo merece um pouco de ópio? Já não sei... Cada vez me convenço mais que, provavelmente, temos presentemente aquilo que merecemos...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 05.06.2012 às 11:05

Mas tu sabes que eu concordo contigo, basta ler o que eu escrevo aqui dia a dia... quantas vezes eu já aqui disse que a culpa do que acontece no país é de todos nós e não exclusivamente dos políticos?

O que não me parece que seja lógico é que agora a malta ache que a culpa da falta de consciência cívica do povo seja do futebol....

O futebol faz parte da sociedade em que vivemos, infelizmente as pessoas não são o suficientemente espertas para perceberem que assim como se devotam no futebol, se deveriam devotar no resto das causas da sociedade... e sobretudo, a grande maioria olha para os partidos como olha para os clubes de futebol, e vota pela cor das camisolas, não pelo que dizem ou fazem os políticos.. depois ganham sempre os mesmos.. e mudam as moscas e estamos na situação em que estamos... mas de novo pergunto, o que tem isso a ver com o futebol?

Jorge Soares
Imagem de perfil

De golimix a 05.06.2012 às 18:38

Um nada e um tudo. A reacção exagerada e este peniquice (termo Transmontano) à volta da seleção é que mete impressão. E dizerem, na tal promoção, que a nossa imagem lá fora, o nosso animo devido à crise estão sob a responsabilidade da seleção, parece-me algo exagerado. A nossa imagem depende daquilo que fazemos no nosso país e daquilo que estamos a deixar que ele se transforme. E foi isso que me levou à mistura de temas.
E dizer, como o Senhor Presidente, que os jogadores são "referências e um exemplo para muitos portugueses, particularmente dos jovens." e que " a responsabilidade de cada um para com as gerações mais novas é grande", assusta-me! Principalmente da forma que está o nosso sistema educacional.

Mas Jorge, viva o futebol! Como já disse, o pessoal até fica estúpido se não se diverte e areja as ideias.
Mas esta máquina futebolística mexe mais com as pessoas do que outras coisitas do quotidiano. Só, mais nada. Oh pá, mas viva a seleção
Imagem de perfil

De golimix a 05.06.2012 às 17:43

Começo a achar que realmente só sabemos mesmo é ser piegas...

Mas viva o futebol! Acho importante a distracção. No entanto acho que o futebol move mais do que qualquer outras coisitas que mexem mais no nosso bolso e na nossa vida...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 05.06.2012 às 23:30

O problema é mesmo que não são máquinas.. se fossem todos os jogos terminavam empatados e não havia tristezas...

Eu percebi a tua ironia... achei é que tinhas exagerado em algumas coisas...

Jorge
Imagem de perfil

De golimix a 06.06.2012 às 16:17

Sou uma exagerada, às vezes...
Mas deu para perceber onde queria chegar, né?
Imagem de perfil

De sentaqui a 05.06.2012 às 12:40

Jorge
Quando vi pela primeira vez esta imagem a circular no facebook, achei de imediato que uma coisa nada tinha a ver com a outra, isto depois de ver as multidões que assistiam aos treinos da seleção em Óbidos e a famosa despedida deles na vila, pensei cá para mim, que no meio de tanta gente, não haveriam só reformados, jovens ou crianças, de certeza que muitos desempregados andavam por ali.
É mais fácil, mais divertido, mais entusiasmante ver 11 a correr atrás de uma bola, do que ouvir debates políticos, notícias da crise ou injustiças que se cometem todos os dias.
O futebol além de ter todas as vantagens que descreveste, tem ainda o poder de durante noventa minutos fazer com que muitos esqueçam as agruras da vida e as dificuldades porque estão a passar.
Em Portugal continua-se a privilegiar os três Fs..Fátima, futebol e fado, fado triste por sinal
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 05.06.2012 às 23:35

Já houve um tempo em que os três f's era utilizados para distrair o povo, agora não é assim... porque agora o povo não precisa de ser distraído... falta mesmo cultura cívica,.. o futebol faz parte da cultura, como faz parte ir para o Algarve em Agosto..e vais ver que apesar da crise, não vai mudar nada este ano..e muitas outras coisas que não fazem sentido nenhum...

Jorge
Imagem de perfil

De energia-a-mais a 05.06.2012 às 13:27

Olá Jorge
Não me parece que as pessoas que aplaudem a imagem retirada do face tenham visto a coisa como tu o colocas no post. Não acho sinceramente que pensem que a «culpa» da falta de atitude política e cívica seja do futebol, devem é pensar tal como eu (e a julgar pelo que se vê na TV quando surge a selecção, somos apenas uma minoria) que estão a fazer da selecção algo que ela não é - e repudiam o facto de tanta mordomia lhes ser concedida (e não falo dos salários, embora ache que estás a reduzir as coisas numa base simplista - bem sei que há clubes pequenos mas estamos a falar da selecção e dos que dela fazem parte não me parece que hajam muitos de clubes pequenos! pois aos milhões que ganham no periodo dos relvados, tens de juntar tudo o que angariam ao longo dos anos fruto da venda de imagem e negócios em que os gestores os envolvem...por isso ser jogador de futebol não se resume aos anos enquanto atlteta). Portanto não é o facto de se gostar de futebol que está errado (quem não gosta não vê), acho é que as pessoas deviam ser mais exigentes e ter mais ambição pessoal, isso sim

Teresa
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 05.06.2012 às 23:43

Tu não percebeste onde eu queria chegar... também acho que não me consigo fazer entender...

Se há coisa que não me chateia é o salário dos outros, a pergunta que me faço sempre que vejo que alguém ganha mais que eu, é se eu consegui fazer o que essa pessoa faz por menos dinheiro... se a resposta é não, esqueço o assunto... e não, não me faz confusão nenhuma o que eles ganham... se eles ganham isso é porque há quem lhes pague...

Há uns tempos alguém descobriu o meu salário e mandou uma boca, porque a pessoa ganhava menos de metade de mim... a minha resposta foi: Sabes qual é a diferença entre o meu salário e o teu?, eu em dois ou três dias conseguia fazer o que tu fazes, tu para conseguires fazer o que eu faço tinhas que ir 5 anos para a faculdade e depois passares uns anos a trabalhar..e mesmo assim...

Eles para conseguirem jogar como jogam passaram muitos anos a treinar... eu nem com todo o treino do mundo conseguia.. logo ...

Jorge

Jorge
Sem imagem de perfil

De Portuga Sofredor a 05.06.2012 às 16:26

Prezado Jorge Soares:
Já agora, se me permite...
Só na industria da fruta e de viagens ao Brasil, o que para aí vai....
Não é piada para ninguém em particular, é para generalizar...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 05.06.2012 às 23:46

Tá a ver que me dá razão?
Imagem de perfil

De numadeletra a 05.06.2012 às 16:52

Boa tarde,

Reparei que está a ler "O Perfume da Savana", de Ludgero Santos. Também já o li. Convido-o a conhecer a minha peripécia:

http://numadeletra.com/4867.html#comentarios

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 05.06.2012 às 23:53

Já lá fui ..e já vi os comentários do Autor, obrigado pela visita.

Jorge Soares
Imagem de perfil

De numadeletra a 06.06.2012 às 10:47

Obrigada eu :-)

Apareça quando quiser, no Numa de Letra, é bem-vindo!

Prometo que cá venho também, para saber "O que é o Jantar", eheheh!
Imagem de perfil

De naterradosplatanos a 05.06.2012 às 19:36

Jorge, gostei imenso do teu comentário embora, como sabes, eu tb não goste de futebol, logo não ouço nem vejo!
Fizeste uma excelente análise do assunto!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 05.06.2012 às 23:53

Olá

Obrigado

Jorge
Imagem de perfil

De Maria Alfacinha a 08.06.2012 às 15:16

Não tenho qualquer problema que o povo goste de futebol e nem sequer me chateia que me acusem de não ser patriótica quando digo que não apoio a selecção. Mas tenho algumas dúvidas se é bom para a economia; como não percebo do assunto não entro por aí. Apoia outras modalidades? Óptimo! Se fazem falta metade dos jornais? Hummm.... :-))))

PS
Também não vejo telenovelas... :-)
Sem imagem de perfil

De AnuskaMonteiro a 11.08.2013 às 15:47

Olá Jorge Soares.
O teu comentário tem coisas com as quais eu concordo, mas outras tantas com as quais eu discordo. Quando dizes que a maioria das pessoas não acham o futebol importante; eu acho que é precisamente o contrário. A maioria sobrevaloriza o futebol. Concordo quando dizes que o futebol da emprego. Acho que deve ser das raras qualidades que o futebol tem. Se o mundo seria mais rico sem o futebol, sem dúvida que seria!! Primeiro, se o futebol não existisse a atenção das massas sociais se voltariam para coisas que realmente importam e afectam a sua vida directamente. Os problemas da crise, da saúde, da educação teriam talvez mais foco na vida social. Se o futebol não existisse, nao tornaria as pessoas tão cegas, a publicidade nao o poderia continuar a usar para manipular as mentes das massas desviando-as da verdadeira cultura, do conhecimento, do espirito critico (o acto de pensar), dos problemas da sociedade actual. O fanatismo pelo futebol é quase como uma anastesia, distraindo as pessoas e impedindo-as de (de sentir) \'a dor\' causada pelos problemas sociais. Em termos económicos, se o futebol não existisse outras coisas seriam valorizadas em seu lugar, sendo essas mesmas motivo de enriquecimento. Entre essas coisas poderia estar o cinema, a musica, a arte, a ciência, um outro desporto,.. Agora respondendo questão com que inicias o teu comentário: se as pessoas só gostassem do futebol e da selecção de forma natural, isso não teria problema algum. Só que na realidade o que acontece é que as pessoas gostam excessivamente de futebol, ou seja, são fanáticas. É aí que reside o problema. Este fanatismo não só é mau como não é saudável. Esse fanatismo cultiva a cegueira social face aos problemas sociais sejam eles de ordem económica, educacional, cientifica, política, ... Reduz a cultura de um país e de uma nação apenas ao que se passa no futebol, sendo que um país e feito de tantas outras coisas que são até mais importantes, como a sua história, tradições, cultura, musica, gastronomia. Outro dos males é o afastamento das pessoas do que realmente tem conteúdo cultural, como a arte, educação e ciência. Isso para não falar da violência que o futebol gera. Sobre os salários dos grandes jogadores eu acho um absurdo, pois se eu perguntar: Ronaldo tem mais valor do que o médico que salvou muitas vidas e curou a dor de muitos, da babysiter que cuida das crianças, do professor que divulga a cultura e os conteudos de aprendizagem? Talvez para a maioria, fanática por futebol a resposta seja sim. A publicidade e a mídia assim in entubam as massas a pensar. Mas a realidade é uma: cada um de nós possui um papel no mundo, uns salvam, uns curam, uns ensinam, uns entretem os outros. Agora todos deveriam ter o mesmo valor, pois tanto o médico como o professor como o futebolista como o actor de cinema como o musico são precisos no mundo. Nao haveria cinema se não houvesse actores e não haveria musica sem músicos. Todos somos importantes do mesmo modo. Esta é a minha opinião sobre o assunto. Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De AnuskaMonteiro a 11.08.2013 às 15:47

Olá Jorge Soares.
O teu comentário tem coisas com as quais eu concordo, mas outras tantas com as quais eu discordo. Quando dizes que a maioria das pessoas não acham o futebol importante; eu acho que é precisamente o contrário. A maioria sobrevaloriza o futebol. Concordo quando dizes que o futebol da emprego. Acho que deve ser das raras qualidades que o futebol tem. Se o mundo seria mais rico sem o futebol, sem dúvida que seria!! Primeiro, se o futebol não existisse a atenção das massas sociais se voltariam para coisas que realmente importam e afectam a sua vida directamente. Os problemas da crise, da saúde, da educação teriam talvez mais foco na vida social. Se o futebol não existisse, nao tornaria as pessoas tão cegas, a publicidade nao o poderia continuar a usar para manipular as mentes das massas desviando-as da verdadeira cultura, do conhecimento, do espirito critico (o acto de pensar), dos problemas da sociedade actual. O fanatismo pelo futebol é quase como uma anastesia, distraindo as pessoas e impedindo-as de (de sentir) \'a dor\' causada pelos problemas sociais. Em termos económicos, se o futebol não existisse outras coisas seriam valorizadas em seu lugar, sendo essas mesmas motivo de enriquecimento. Entre essas coisas poderia estar o cinema, a musica, a arte, a ciência, um outro desporto,.. Agora respondendo questão com que inicias o teu comentário: se as pessoas só gostassem do futebol e da selecção de forma natural, isso não teria problema algum. Só que na realidade o que acontece é que as pessoas gostam excessivamente de futebol, ou seja, são fanáticas. É aí que reside o problema. Este fanatismo não só é mau como não é saudável. Esse fanatismo cultiva a cegueira social face aos problemas sociais sejam eles de ordem económica, educacional, cientifica, política, ... Reduz a cultura de um país e de uma nação apenas ao que se passa no futebol, sendo que um país e feito de tantas outras coisas que são até mais importantes, como a sua história, tradições, cultura, musica, gastronomia. Outro dos males é o afastamento das pessoas do que realmente tem conteúdo cultural, como a arte, educação e ciência. Isso para não falar da violência que o futebol gera. Sobre os salários dos grandes jogadores eu acho um absurdo, pois se eu perguntar: Ronaldo tem mais valor do que o médico que salvou muitas vidas e curou a dor de muitos, da babysiter que cuida das crianças, do professor que divulga a cultura e os conteudos de aprendizagem? Talvez para a maioria, fanática por futebol a resposta seja sim. A publicidade e a mídia assim in entubam as massas a pensar. Mas a realidade é uma: cada um de nós possui um papel no mundo, uns salvam, uns curam, uns ensinam, uns entretem os outros. Agora todos deveriam ter o mesmo valor, pois tanto o médico como o professor como o futebolista como o actor de cinema como o musico são precisos no mundo. Nao haveria cinema se não houvesse actores e não haveria musica sem músicos. Todos somos importantes do mesmo modo. Esta é a minha opinião sobre o assunto. Cumprimentos.

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D