Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Imagem do Mini Saia Rosa Choque
A imagem ali da fotografia anda há uns dias a circular no Facebook, a maioria da malta aplaude e acha muito bem, parece que há muita gente que se revê no que diz ali... confesso, eu não consigo perceber o sentido da coisa.
Vamos por partes, em primeiro lugar não é preciso ser-se expert para se perceber que a frase é fruto do fotoshop ou de outro qualquer programa de edição de imagem, basta olhar para o g de desempregado.. mas isso é o de menos. Mesmo que fosse real, que sentido tem o insulto à selecção, que se pensarmos bem é um insulto ao país, com o facto de alguém estar ou não desempregado?
Ok, o problema é a atenção que se dá a quem vive de dar chutos na bola?, deveríam dar mais atenção à crise e ao desemprego?.. mais ainda?, mas não andávamos todos fartos das noticias da crise e do desemprego? a maioria até já desistiu de ver o telejornal para não ouvir falar disso!
O Europeu, o futebol, o Cristiano Ronaldo, o Paulo Bento e a selecção estariam lá na mesma existisse a crise ou não existisse... e não é por haver crise que as pessoas se devotam ao futebol... e não, eu não acho que o futebol e a selecção sejam só para distrair a malta... isso não é verdade
Meia blogosfera, anda há pelo menos um ano a bater no ceguinho, e a queixar-se da situação e da passividade de um povo que elegeu estes caramelos que nos (des)governam, não é a selecção que desvia o povo dos temas sérios, não é preciso selecção nenhuma, nem futebol, aliás, acho que não é preciso nada. O problema deste povo não é o futebol, nem é Fátima, nem é o Quim Barreiros, o problema é que o 25 de Abril chegou ao país, mas não chegou ao povo, o verdadeiro problema é a falta de cultura cívica e politica.
Ao contrário da maioria, eu acho que o futebol é importante, não porque sirva para distrair, mas porque é uma enorme industria, dá emprego a muitíssima gente, metade dos jornais deste país existem porque existe o futebol, tal como metade da industria da publicidade, e muita industria da informação... o futebol pode ter muitos defeitos, mas não é por aí..
O futebol além de gerar emprego, gera economia, muita economia... é claro que também gera coisas negativas, e torna as pessoas cegas, mas o país seria melhor sem ele?... seria mais rico?, teria mais cultura? mais desporto?.. não, teria menos!
Sem clubes de futebol não existia basquetebol, andebol, ginástica, ... em Setúbal só há praticamente um sitio onde os jovens podem praticar desporto, qualquer desporto, esse sitio é o Vitória. É onde a minha mais velha pratica ballet e Karaté, e onde o do meio pratica karaté e praticou trampolim e judo... e onde de certeza absoluta a mais nova terminará por praticar dança ... no dia em que acabe o futebol, acaba o desporto nesta cidade...
O problema é o que os senhores ganham por dar uns chutos na bola?... a malta acha que eles deviam ganhar o salário mínimo? e acham que pelo salário mínimo alguém arrisca o seu futuro aos 10 anos de idade para apostar num Euromilhões de uma carreira que dura no máximo 15 anos e em que 99% dos que apostaram por ela termina os seus dias na miséria?.. sim, porque o futebol não é só os clubes grandes.
Já agora se ser futebolista é assim tão bom, tão compensador, proque é que a maioria de nós não quer nem sonhar que os nossos filhos escolham essa profissão para o seu futuro?, por algo deve ser não?
Não sei se me expliquei, mas sinceramente, não percebo o que há de errado com a atenção que se dá ao futebol e à selecção, eu também não gosto de telenovelas, mas a maioria gosta e vê, como eu não gosto, não vejo.
Jorge Soares
PS: Uma opinião diferente sobre o mesmo assunto, a da Golimix aqui