Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O triste fado da inveja nacional

por Jorge Soares, em 11.06.12

A inveja

 

Todo este barulho à volta do dinheiro que ganham os futebolistas e dos carros que eles compram, fez-me lembrar uma história que se passou comigo há uns anos atrás.

 

Um dos meus colegas de outra área descobriu vá lá a saber-se como, o valor do meu salário, um dia em que estávamos em amena cavaqueira à hora do almoço saiu-se com uma boca parva que tinha a ver com os gajos da informática que ganhavam o dobro dele... não me imutei virei-me para ele e perguntei:

 

- Tu sabes qual é a diferença entre o que tu fazes e o que eu faço?

- Isso não sei, mas sei que ganhas bem mais que eu!

- A diferença é que eu posso sentar-me no teu lugar e em meia duzia de dias consigo sem problema nenhum fazer tudo o que tu fazes, tu bem que te podes sentar no meu lugar e estar lá o tempo que quiseres, sem passares uns anos a queimar as pestanas na faculdade, duvido muito que consigas fazer 10% do que eu faço.

 

Embrulhou e alguém mudou de assunto.

 

Se calhar é defeito e explica muitas coisas, mas se há algo que não me faz perder um segundo do meu tempo é aquilo que os outros ganham ou deixam de ganhar, se é ganho com o fruto do seu trabalho e se esse trabalho é honesto, a mim não me diz respeito... não tenho nada a ver com isso e não tenho inveja nenhuma, nem do salário, nem do que as pessoas fazem com ele.

 

Há uns tempos atrás veio da Venezuela para a Galp um expert em refinação de produtos petrolíferos, veio ganhar 10 vezes mais que qualquer outro engenheiro português, meio ano depois tinha revolucionado a forma como se tratavam as ramas dos combustíveis e a empresa conseguia extrair quase o dobro do rendimento do petróleo que entrava na refinação, será que alguém acha que ele veio ganhar a mais?

 

Sobre o que ganham os futebolistas, se lhes pagam isso é porque há quem ache que o merecem, a vida é feita de escolhas, com a  idade em que o Cristiano Ronaldo escolheu sair de casa e vir para Lisboa sozinho, longe da família e dos amigos, eu escolhi ir trabalhar e estudar, ele achou que o seu futuro era a dar pontapés na bola e tinha razão, eu achei que o meu futuro estava no trabalho e nos livros... não tive o sucesso dele... mas tenho a certeza que a jogar à bola também não ia lá.

 

O mesmo se aplica à forma como cada um utiliza o seu dinheiro, o Cristiano Ronaldo ia para o estágio num Lamborghini de 300 mil euros... e depois? Acham mesmo que o rapaz deveria ter comprado um Fiat punto só para não despertar a inveja de quem também quer mas não conseguiu lá chegar? Mas afinal o dinheiro serve para quê? Se o dinheiro é dele, se ele gosta de carros, porque raio é que não os pode comprar e utilizar, só se for para não estar sujeito às bocas parvas...  

 

Fado da inveja

Ai esta inveja
que faz da vida um fado
viver a paz dos outros
como fosse nosso pecado.

Ai esta inveja
escondida numa varanda
parece sorte fingida
à espreita de quem abranda.

Ai esta inveja
que faz tanto amigos
torna as melhores pessoas
nos nossos piores inimigos.

Ai esta inveja
parece grande doença
Ai esta inveja
Malfadada sentença
Ai esta inveja
Onde esta gente rasteja

Inveja dos que nem vivem
Só para ver outros caírem.

 

Não sei o autor

Retirado de aqui

 

 

Jorge Soares

 

PS:Diz a minha meia laranja, eu não ouvi, que hoje e a propósito do post sobre a derrota com a Alemanha, eu fui citado na rádio pelo senhor Pedro Rolo Duarte... agora morram de inveja {#emotions_dlg.lol}

publicado às 21:48


35 comentários

Imagem de perfil

De Rosinda a 11.06.2012 às 22:51

Adorei este post!
Ai Jorge que inveja eu tenho de não saber escrever assim!
Noite de descanso
Rosinda
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.06.2012 às 23:01

Olá Rosinda

Obrigado

Jorge
Imagem de perfil

De energia-a-mais a 11.06.2012 às 23:53

Excelente! bom tema para se debater. A inveja nem sempre é má sabes? depende do que queres fazer com ela
De qualquer modo eu que sou uma simplória nada invejosa não concordo que os tais fulanos do futebol ganhem os milhões que ganham, nunca o permitiria se me perguntassem e se eu mandasse alguma coisa - não tem nada a ver com a inveja, tem a ver com a minha consciência, se me insurjo quando sei os salários de miséria de enfermeiros (apenas um exemplo), também me insurjo com quem está disposto a pagar o valor que paga por homens a correr atrás de uma bola. O meu problema é ser assim como sou...uma utópica por defeito!
Já o que fazem eles com o dinheiro que ganham, isso não me incomoda nada, aliás nem acho isso importante, desde que o paguem...
Quanto ao facto de haver um «fado da inveja» isso só mostra que os portuguses acham normal cobiçar o que é do vizinho

Teresa
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.06.2012 às 00:00

Olá Teresa

Tu não concordas... então e o que achas que seria justo?

E também achas mal que o senhor do exemplo do petróleo ganhe pelo menos 10 vezes mais que os outros engenheiros?

E também achas mal que eu ganhe o dobro do meu colega, mesmo sabendo que eu passei 16 anos da minha vida a estudar e ele simplesmente decidiu que não o queria fazer?

Como encontras o que é justo e o que não é?

Jorge
Imagem de perfil

De energia-a-mais a 12.06.2012 às 10:45

lol! não te disse que sou utópica?! mas continuo a dizer-te que não, não acho que seja injusto ganhares mais ou que o sr do petroleo tivesse de ganhar menos - o que não acho justo é os jogadores da bola ganharem mais do que voçês - que sejam mais valorizados do que voçês, eu ou outra pessoa que se dedique a combater o mal, os incêndios, salve vidas, e tantas outras profissões que estão subvertidas pela escala de valores actuais. Quem diz jogadores da bola, diz actores de cinema cuja indústria norte americana eleva a astros multimilionários, cantores galáticos ou meninas desfilando em passerelles internacionais. Indústrias de luxo que priveligiam apenas alguns - e não me venhas dizer que são pessoas cujo talento supera tudo, que tiveram de abdicar de muita coisa ou investir muito de si, porque bem sabes que nem todos os casos são assim, muitos nunca abdicaram de nada e são largamente compensados, enquanto que a ti ou a mim, ninguém valoriza o que fazes mesmo que seja de excelência, dizem-te apenas que é a tua obrigação!
Mas como te disse no primeiro comentário, o que acho mal é esses privilégios serem reconhecidos e permitidos pela sociedade, não é em particular contra os que são mais que pagos, idolatrados, eles apenas aproveitam e tolos seriam se não o fizessem, quer estejam ou não carregados de invejas

Teresa
Sem imagem de perfil

De Cris a 12.06.2012 às 12:34

Completamente de acordo consigo.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.06.2012 às 23:08

Teresa, no dia em que o mérito, o jeito ou a procura do mercado deixarem de ter influência no que pagam às pessoas, acaba-se o mundo, porque sem incentivo ninguém se esforça para fazer mais e melhor... se todo o mundo ganha o mesmo, porque haveria alguém de se dar ao trabalho de melhorar as coisas?

Sem incentivo não há progresso, sem progresso não há nada.

Além disso estás a esquecer que eu tenho uma carreira de 30 ou mais anos, um futebolista tem uma carreira de 15 anos e depois tem que inventar o que fazer da vida.. e nem todos ganham o que ganha o Ronaldo, há milhares que ganham uma miséria.

Além disso amiga, estás a ver o problema ao contrário, o mal não está no que eles ganham, o mal está em que há muita gente que ganha menos que aquilo que devia ganhar...e isso não é evidentemente culpa dos jogadores de futebol.

Jorge


Imagem de perfil

De sentaqui a 11.06.2012 às 23:57

Há uns anos atrás ouvia-se muito a frase: Vamos acabar com os ricos e sempre achei uma parvoíce, bom mesmo era acabar com os pobres.
Que ganhem bem, que comprem o que lhes dá na real gana, que usem e abusem daquilo que o dinheiro lhes pode proporcionar.
Se se trabalhou, se estudaram, se fazem tudo honestamente para merecer chorudos ordenados pois que assim seja.
Tenho a sorte de ter muitos amigos ricos que me têm proporcionado momentos maravilhosos e eu desejo sinceramente que continuem a sê-lo cada vez mais.
Inveja é palavra que aqui para os meus lados não se usa, agora estou como a Rosinda, tenho uma pontinha dela quando leio o que que escreves e como escreves, mas não é pecado pois não, para mim é um elogio que te faço com gosto aqui e agora.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.06.2012 às 23:10

Pois, também nunca percebi essa de vamos acabar com os ricos... sempre achei que as pessoas deviam dizer, vamos trabalhar para que todos sejamos ricos... mas eu sou lírico....

Obrigado pela tua simpatia.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Portuga Sofredor a 12.06.2012 às 03:29

Já agora, o nosso 1º estudou para ministro ou para nos fazer a folha ?

Pela maneira como fala e mente, parece-me que estudou para Dr., mas só tirou a 4ª classe !
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.06.2012 às 23:11

Sabes uma coisa?.. o estudo não converte ninguém num bom politico... porque é que ele havia de ser a excepção?

Jorge
Sem imagem de perfil

De Maria a 12.06.2012 às 08:49

Parece que sou a única do contra mas não concordo totalmente contigo. No meu caso não será inveja. Apenas acho que nem o Ronaldo nem outro jogador que recebe milhares por minuto o deveria receber. É vergonhoso tendo em conta aquilo que outras pessoas fazem. Eles não descobriram a cura para nenhuma doença nem fizeram o mundo pular e avançar (apesar de correrem muito e darem muitos chutos)...

Para mim o vencimento que se recebe nem é uma questão de queimar as pestanas na universidade. Há trabalhos que deviam ser bem mais remunerados porque as pessoas arriscam a vida. Um exemplo? Os pescadores.

Inveja da vida que o Ronaldo tem? Não. Gostava de ter 1/3 do seu dinheiro, isso sim. Conhecendo-me como conheço. acho que seria bem mais altruísta que ele. E consciência social é coisa que todos devemos ter.
Sem imagem de perfil

De Cris a 12.06.2012 às 09:28

Concordo consigo. Eu também estou pouco marimbando para o Lamborghini ou o Ferrari ou lá que seja. Eu com 300 mil euros, no sítio onde estou, conseguia comprar umas 6 ou 7 casas, ou mais, ficava com uma e podia oferecer as outras. O Cristiano Ronaldo pode ganhar milhões, mas o que me chateia é que ele ganhe milhões e muitos milhões não tenham o que comer. Luxos a mim dizem muito pouco, subsistência digna já me diz tudo. Somos todos seres humanos e não seres humanos de primeira e de segunda. Esse é o verdadeiro problema.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.06.2012 às 23:14

Pera, o que te chateia é que existam muitas milhões de pessoas a ganhar pouco ou que exista uma mão cheia de jogadores de futebol que ganha muito?

Que culpa tem os jogadores de futebol de que o resto das pessoas ganhem pouco?

Jorge
Sem imagem de perfil

De Cris a 13.06.2012 às 08:02

Acho que percebeste bem aquilo que quis dizer!
Imagem de perfil

De energia-a-mais a 12.06.2012 às 10:47

lol! nem só tu...eu também me manifestei e levei com resposta do Jorge lol! mas entendo o que ele quer dizer só que penso como tu, o que está mal é a valorização errada que dão às coisas...

Teresa
Sem imagem de perfil

De Maria a 12.06.2012 às 11:05

Pois é o que diz Cris, parece que há aqui portugueses de primeira e de segunda. Uns passam fome a receber uma miséria de 485 euros. Normal até certo ponto porque se não estudaram não podem pedir mais. Outros não estudaram mas como são jogadores de futebol, podem ganhar vencimentos vergonhosos. Porquê? Porque é assim que a coisa funciona!!! Ilegal? De maneira nenhuma. Ronaldo e seus pares não roubaram ninguém. Ilegítimo e vergonhoso? Completamente. Então andamos aqui a criticar os bancos porque têm lucros de milhões mesmo no meio de uma crise, porque não são chamados a pagar a sua quota parte da crise e depois achamos normal que o Ronaldo receba o que recebe e daí não lhe advenha qualquer responsabilidade social? Mais uma vez não é inveja. É capaz de discernir aquilo que é minimamente justo. Até porque ele ganha o que ganha devido à sociedade, ao povo, a quem vai ver os seus jogos, a quem compra t-shirts com o seu nome, etc., etc. ...
Sem imagem de perfil

De Maria a 12.06.2012 às 11:07

Ah ... quando eu digo normal até certo ponto alguém passar forme porque recebe 485 euros, estou a ser irónica. Que ninguém duvide disso. Mas penso que esse ponto ficou um pouco mal explanado no post do Jorge, que dá a ideia de que quem não estudou não pode pedir salários mais altos...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.06.2012 às 11:46

Alto e para o baile.

Eu não disse em lado nenhum que quem não estudou não tem direito a salários altos, a minha comparação com o meu colega tem a ver com competências, o meu trabalho é muito mais especializado que o dele e essa especialização tem a ver com o tempo e já agora o dinheiro que eu investi na minha formação coisa que ele não fez.

Além disso, tudo isto também tem a ver com a oferta e a procura, existem no mercado milhões de pessoas que conseguem fazer o trabalho do meu colega, em contrapartida existem milhares que conseguem fazer o meu... como há mais gente à procura de pessoas como eu é natural que me queiram pagar mais a mim que a ele.

De resto, acho que tu e a Teresa estão a levar este assunto para um ponto completamente diferente daquele que me levou a escrever o post... não é que não seja um ponto válido, mas não era essa a minha ideia.

Mas já que estamos nesta via, diz-me lá uma coisa, também achas errado o exemplo que eu dei sobre o senhor da Galp?, achas que uma pessoa que consegue trazer uma mais valia enorme para a empresa deve ganhar o mesmo que quem se limita a fazer o seu trabalho e nunca traz mais valias?

Jorge
Sem imagem de perfil

De Maria a 12.06.2012 às 12:04

E exemplo do técnico da Galp é totalmente diferente. É alguém que tem conhecimentos especializados e com os mesmos poderá até trazer dividendos para a empresa e para os trabalhadores.

Eu também não digo que quem tem conhecimentos técnicos, doutoramentos, etc, que não deva receber mais que quem tem a 4ª classe. Agora, se o que tem o 4.º ano recebem 500 euros e passa necessidades e o que tem o doutoramento recebe 5000 e vive à grande, não haverá aqui qualquer coisa que está mal?!!! ...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.06.2012 às 12:19

Há, claro que há, há muito de errado, aliás, alguém num dos comentários a que ainda não respondi falou disso, da enorme diferença que existe em Portugal entre quem está na base e quem está no topo...

Mas agora vou ser mauzinho, lembras-te antes das eleições sobre estares com dúvidas sobre em quem ias votar? as tuas dúvidas eram entre votar em quem?

Acho que não é duvida nenhuma para ninguém quais são os partidos que querem esbater essa diferença nos salários e quem quer aumentar ainda mais essas diferenças... porque será que 85% da população termina sempre por votar nos que contribuem para aumentar essa diferença?

Jorge
Sem imagem de perfil

De Maria a 12.06.2012 às 12:35

Mas é isso exatamente que eu digo. Estás a ajudar-me a falar! Como é que eu posso ter orgulho neste país, pegar na bandeirinha e colocá-la na varanda, venerar o Ronaldo e achar que o que ele recebe é merecido, se vivo num país em que os pobres estão cada vez mais pobres e o povo não percebe isso, perdendo tempo a ver jogos da seleção, a discutir jogadas e a fazer caravanas?!!!!...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.06.2012 às 23:13

E não estarás a ver as coisas ao contrário?, porque é que o errado é eles ganharem muito?, o errado não será a generalidade das pessoas ganharem muito?

Que culpa é que o Cristiano Ronaldo tem de que a generalidade da população ganhe mal?.. ele até é dos que mais contribui para a economia.

Jorge
Sem imagem de perfil

De nm a 12.06.2012 às 09:06

caríssimo, estou numa posição dessas, em que ganho acima das pessoas que lidero, e encontro-me a meio da pirâmide hierárquica. realmente concordo com o que disse em relação às competências. no entanto o que começa a verificar-se é uma diferença injustificável e abismal entre o topo e a base da pirâmide. acho que já se começou a passar todos os limites do que é ético e roça já o imoral. de tal forma que costumo dizer que o futuro passa por "manter os salários mínimos para poder subir sempre e cada vez mais os salários máximos". muitas vezes sinto que os salários intermédios são como as migalhas extra dadas ao nosso exercito e forças de segurança: manter os capangas contentes senão há sarilho.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.06.2012 às 23:15

Completamente de acordo, o problema não é o que ganha o Ronaldo, o problema é que a generalidade da população ganha mal.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Zéza a 12.06.2012 às 13:56

Olá Jorge. Eu concordo consigo, que cada qual ganha o que ganha e que o gaste da melhor maneira possível.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.06.2012 às 23:16

Olá

nem mais

Jorge
Imagem de perfil

De Kok a 12.06.2012 às 15:24

Há um ditado popular (que creio ser originário da zona de Torres Vedras) que diz:
-só vêem o vinho que eu bebo, mas não vêem os tombos que eu dou!

Afinal M. de la Fontaine sabia que nem todas as uvas amadurecem; algumas há que são eternamente "verdes..."
Que o digam as raposas; as de então tal como as de agora que não têm "altura" para lá chegar!

1 abraço!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.06.2012 às 23:17

Lol

Eu não diria melhor.

Jorge
Imagem de perfil

De golimix a 12.06.2012 às 19:33

Olá! Já não vinha cá há muito tempo

Do que entendo, o que quiseste dizer foi, que não temos que olhar para o lado, temos é que ver que aquilo que o outro conseguiu também lhe trouxe as suas agruras e os seu tombos. E se o CR ganha milhões foi porque se esforçou para isso, afinal foi mandado sozinho para o Continente com 11 anos! E esforça-se por ser bom naquilo que faz. Que por acaso é dar uns chutos bem dados na bola, resumindo demasiado a coisa. Se queres que te diga estou-me perfeitamente a marimbar para o que ele faz com o dinheiro, tens razão, é dele, e pagam-lhe.
Mas não faço um ponto final aqui.
Não é o que ele faz com o dinheiro e muito menos inveja que me leva ao balúrdio que lhe pagam. É a forma como a sociedade está, que não é culpa dele ( nem dele nem de outros como ele), que paga um imensidão de dinheiro a jogadores de futebol e temos licenciados a receber um ordenado de chacha e a contar os tostões ao fim do mês.
Não ando contra os ricos! Nem pensar! Ando é contra esta desigualdade acentuada. Não me preocupam os Mercedes, os BMW ou os Lamborghini, o que me preocupa são as pessoas a viver sem dignidade.
E podem dizer. Mas o que é que os milhões de um têm a ver com o nada de outro. Eu respondo, não terá? Não será um certo reflexo da nossa sociedade?
Se existem muitas pessoas que não querem saber de se esforçar e esperam tudo de mãos beijada? Talvez...
Mas conheço tantas que merecem bem mais do que ganham, tantas que se esforçam que são boas no que fazem e nem por isso vêm mais tusto. E nem por isso vêm as suas condições de vida melhorarem, e olha que isso é frustrante....

Mas, dinheiro não é tudo, ajuda, mas não é tudo.

Parabéns, já agora, pela referência do Pedro Rolo Duarte boa bola! =)
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.06.2012 às 23:20

Ok.. mas nesse caso temos que olhar para quem ganha pouco e reclamar por isso, não para quem ganha muito.. é que eu vejo todo o mundo a dizer que eles deviam ganhar pouco.. porque é que haveríamos de querer juntar mais pessoas à desgraça?

Jorge
Imagem de perfil

De golimix a 13.06.2012 às 08:52

Eles não deveriam ganhar pouco nós é que deveríamos ganhar mais!! Ou as coisas deveriam ser mais bem repartidas. Só.
Mas é mais fácil falar para cima do que olhar para baixo....
Sem imagem de perfil

De Marão a 12.06.2012 às 21:23

E ainda, há quem esteja sempre tão ocupado que não lhe sobra tempo para trabalhar .
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.06.2012 às 23:20

Também há...

Jorge
Imagem de perfil

De golimix a 13.06.2012 às 08:53

Grande verdade, nem lembrei essa!

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D