Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Devolução de IRS 

 

Eu devo ser muito burro, nos últimos dois dias o meu Facebook foi inundado com imagens como a que vemos acima e outras parecidas, bom, ou o estado não se soube explicar, ou o lóbi dos que não querem pagar impostos me entrou em força pelo Facebook adentro.

 

Vejamos, até agora nós pagávamos o IVA e não só não recebíamos nada em troca, como muitas vezes ao não pedirmos factura o imposto que pagávamos não ia para o estado mas sim direitinho para os bolsos de comerciantes pouco escrupulosos. A partir de agora, não só o estado nos vai passar a devolver uma parte do IVA que pagamos, como ao pedirmos sempre factura vamos contribuir para a diminuição da fuga aos impostos e na sequência para a melhoria das finanças do estado.

 

É claro que podemos sempre argumentar que 5% do IVA é um valor muito baixo, mas é preciso ter em conta que o IVA é um imposto  e que o estado não pode simplesmente abdicar do valor recaudado, de resto, esta não é uma medida para dar nada a ninguém, esta é uma medida que tem por finalidade combater a fuga aos impostos.

 

Também deveria ser claro, pelos vistos não é, que se bem é verdade que quem ganha  o salário mínimo não pode dar-se ao luxo de gastar 25000 Euros para poder receber 250, eu ganho bem mais que o salário mínimo e não tenho essa capacidade, também é verdade que quem ganha o salário mínimo não paga IRS, logo, também não tem por onde fazer a dedução.

 

Por fim, para aqueles que como esta senhora, utilizam o argumento de que se ganha mais não pedindo factura que pedindo, só queria recordar que não pedir factura para não pagar o IVA é crime, não, não é ser Chico-esperto, é roubar o país e é contribuir para a situação em que estamos. Todos deitamos a culpa ao governo e a quem nos tem governado pela situação em que estamos, mas na hora da verdade quando temos que fazer a nossa parte e contribuir com a nossa parte como cidadãos, fazemos tudo o possível para fugir às nossas obrigações.

 

Eu não sei vocês, mas eu penso pedir factura de cada Euro que gaste, se no fim me devolverem 10 Euros eu vou ficar contente, porque 10 Euros é melhor que os zero que me tem devolvido até aqui. 

 

Agora, alguém me explique como se eu fosse muito burro, o que tem de mal que o estado nos devolva uma parte do IRS que pagamos?

 

Jorge Soares

publicado às 19:07


27 comentários

Imagem de perfil

De energia-a-mais a 20.07.2012 às 14:24

a mim não me afeta nada receber algum de volta. Obviamente não posso é gastar por mês o valor indicado para poder fazer a tal dedução máxima, isso é que é triste a meu ver - só quem ganha muito bem, tem nos dias de hoje possibilidade para esse tipo de despesas mensais, até porque faturas de coisas em que mais se gasta (luz, água, etc) não entram para a dedução...logo isto será mais uma a juntar a tantas outras leis feitas para quem ganha mais

Teresa
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 20.07.2012 às 14:29

Teresa, mas a ideia não é termos a dedução máxima, a ideia é pedirmos sempre factura para podermos deduzir o máximo possível dentro das nossas possibilidades e com isto obrigarmos a que quem não o faz passe a pagar impostos...

Jorge
Imagem de perfil

De energia-a-mais a 20.07.2012 às 16:58

pois e entendo que muita gente não o faça em coisas de valor minimo apenas por falta de hábito (pedir fatura)...Eu já o costumo fazer, agora se tenho alguma coisa a receber por isso, melhor

Teresa
Imagem de perfil

De Marta M a 20.07.2012 às 17:09

Jorge:
Penso o mesmo, qualquer quantia que nos devolvam supera os zeros de até aqui.
Essa nossa alma lusitana que sempre procura as fragilidades e os defeitos de tudo e de todos, pois é algo que nos "atrasa" e dificulta que progridamos ;)
Para mim, a medida, é postiva.
Abraço
Marta M
Imagem de perfil

De Marta M a 20.07.2012 às 17:14

E acrescento ainda que se "todos" pagarem os seus impostos e contribuições, a carga será mais dividida.
Pedagogicamente pode educar para a cidadania activa e, quem sabe, interiorizando a generalização do pagamento, o povo comece a ser mais exigente com todos, particularmente com os do topo ;)
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.07.2012 às 22:37

Olá Marta

Pois, se todos pagarem, mas a julgar pelas reacções a esta media, parece que continua a haver muita gente que acha que o normal é fugir, não é pagar.

Faz falta muita educação e civismo, sem dúvida nenhuma.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.07.2012 às 19:38

É verdade, mas aquela senhora limitou-se a dizer o que outros pensam e não dizem.

Eu pago 200 euros em explicações para a minha filha todos os meses. Se começar a pedir fatura pago bem mais e no fim o que me devolvem é uma migalha. Feitas as contas, poupo mais não pedindo do que se pedir. E quantos dos outros pais que têm filhos nas explicações pedem fatura? a esmagadora maioria não pede e quem vier dizer que vai passar a pedir eu não acredito.

Realmente por que é que tenho que fazer de fiscal do Estado se o Estado só nos entala? óbvio que em restaurantes e noutros lugares onde pago o mesmo com IVA ou sem ele, vou pedir fatura. Mas acho que o Estado ainda não achou a fórmula certa para nos levar a todos a remar para o mesmo lado.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 20.07.2012 às 19:45

A forma como nos comportamos ante a lei e os nossos deveres como cidadãos depende da consciência de cada um, é evidente que a pessoa que dá as explicações aos seus filhos está a roubar o estado e pro conseguinte a cada um de nós, a minha consciência não me deixaria ser cúmplice numa situação assim, se a sua deixa, isso é consigo.

Não podemos é exigir ao estado que cumpra e seja justo se depois nós não cumprimos e contribuímos para que outros não cumpram.

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.07.2012 às 19:42

E mais, quem baixa pirataria da net, música, filmes, livros, não anda a fugir ao IVA na mesma? quem compra livros a pessoas que os vendem por fora novos a metade do preço não foge ao IVA? e digam-me lá se tiverem a hipótese de comprar um livro novo a 5 euros, vão mesmo pagá-lo a 20 numa livraria? não me lixem.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 20.07.2012 às 19:48

Calor que anda, se procurar bem aqui no blog vai encontrar um post que escrevi e que tem como título, " A pirataria é crime"

Volto a repetir o que disse antes, a forma como nos comportamos em sociedade depende da consciência e formação de cada um, acredite ou não eu não baixo nada net, mas isso sou eu..e há muito quem em chame parvo, eu chamo-me a mim mesmo honesto.

Jorge
Imagem de perfil

De golimix a 21.07.2012 às 10:41

Reitero o que disseste.
Aliás acho que já tivemos esta conversa algures por aqui, no virtual. Pedimos sempre factura, é um hábito.

Quanto a pirataria, não sendo assunto directamente relacionado com o tema do post, é crime. E já escreveste sobre isso. Há que aceitar que há pessoas que não "sacam" e há quem tente ter comportamentos correctos de cidadania e honestidade se todos o começarmos a fazer talvez se torne mais grato viver por aqui.

Bijix
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.07.2012 às 22:39

O problema amiga, é que aprece que a maioria continua a achar que cidadania e honestidade é só para os outros, quando nos toca a nós, esquecemos que isso existe... assim não vamos lá.

Jorge
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 21.07.2012 às 14:59

Deixa-me então ver se te consigo explicar. Supostamente, esta lei serve para diminuir a economia paralela, aquela que passa ao lado da tributação do estado. Ou seja, o governo espera que com esta lei em vigor os cidadãos que antes não pediam factura no acto de aquisição de um serviço passem a fazê-lo, para que possam descontar 5% do valor do IVA dessa aquisição, num tecto máximo de 250 EUR por família, por ano. Porque é que isto é estúpido? Porque há dois tipos de pessoas que não pedem factura:

1. Os que não o fazem para beneficiar do desconto *total* do IVA no acto de aquisição. Obviamente, estes continuarão a preferir pagar sem IVA, porque o benefício continua a ser incomparavelmente melhor (em 1 EUR de IVA que podem ter como desconto numa compra apenas receberiam 5 cêntimos se juntassem a factura à declaração de IRS).

2. Os que não estão para aguardar que o empregado lhes passe a factura de cada vez que vão tomar um café ou para coleccionar todas as facturas de todos os serviços adquiridos. Obviamente, o desconto em IRS de 5% do IVA pago nesses serviços será apenas motivação para começar a pedir factura a uma percentagem residual destas pessoas.

Acresce que, segundo o governo, todas as facturas terão de ser transmitidas electronicamente para as autoridades tributárias e serão guardadas por mais de um ano para consulta dos clientes. Aqui há duas hipóteses: ou o idiota que pensou nesta medida não imagina sequer o volume de dados que isto representa ou então está a pensar em vender ao estado português um centro de dados para rivalizar com os da Google e Facebook em conjunto.

Será que os argumentos acima chegam para provar a idiotice desta proposta ou é preciso mais?
Sem imagem de perfil

De AN a 21.07.2012 às 17:40

Estou completamente de acordo com Manuel Dias e acrescento:
Esta ideia, é digna de um Relvas ou similar...
Se beber 2 bicas por dia, ficarei com 700 papelinhos mais coisa menos coisa.
Se fizer de fiscal do governo que ganho com isso ?
Ficam com mais dinheiro para submarinos, Pandures, para aumentos e promoções no exército, pagar e bem aos motoristas dos ministérios enfim..., de qualquer modo, se e quando o governo não tem dinheiro, rouba-me o 13º e o 14º mês, aumenta-me os impostos e não me actualiza o vencimento, cortando-me o SNS para o qual descontei um horror de anos.
Por isso e lá diz o ditado:
Ladrão que rouba a ladrão tem 100 anos de perdão.
Não tenho intenção nenhuma de ser politicamente correcto e essa lei ou "portaria" deve ser mais uma para ir pelo cano, pois, conhecendo os portugas como conheço, 99,9% estará a borrifar-se para tão "inteligente" medida.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.07.2012 às 22:46

Vejamos 700, 60 cêntimos dá 420 Euros, vezes 23% é 96 Euros.. vezes 5 *, dá quase 5 Euros... vai ganhar quase 5 Euros só com os cafés que bebe... agora pense lá em tudo o resto e aposto que chega a uma conta razoável.

O pais não é do governo, é de todos nós e somos todos nós que devemos zelar para que ele funcione...

Jorge
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 22.07.2012 às 23:39

5 EUR para no fim do ano fazer uma soma de 700 parcelas? Não, obrigado.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.07.2012 às 22:40

Ok António, não concordo contigo, mas aceito, agora diz-me lá uma coisa, tendo em conta que o IVA é um imposto e que claramente o estado não pode prescindir dele, qual seria uma medida que incentivasse o pagamento de impostos e que não fosse um idiotice?

Jorge
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 22.07.2012 às 23:35

Só há uma forma de fazer com que os cidadãos queiram pagar impostos: sentir que servem para alguma coisa. Se o cidadão se identificar com o estado e souber que os impostos servem para ter aquilo que está escrito na constituição -- saúde, educação, habitação, segurança -- não terá qualquer problema em contribuir com a sua parte.

De qualquer forma, a inexistência de medidas eficazes não justificam uma medida imbecil.
Imagem de perfil

De eu ando às voltas a 21.07.2012 às 17:56

Se todas as vendas, ou serviços fossem declarados se calhar não seria preciso ter havido o aumento do IVA. Mas também acho ridiculo ter de passar factura por um café, o que não quer dizer que seja a favor de não ser registada a venda.
Sem imagem de perfil

De AN a 22.07.2012 às 16:52

Diz muito bem....,se calhar !

Mas como somos governados por gentuça, que fazer ?
Facturas como dantes, quartel general em Abrantes !
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.07.2012 às 22:48

Somos governados por gentuça e temos um povo de gentuça que teima em não cumprir as suas obrigações.. isso é o que nos levou onde estamos...

Continuo a não perceber o seu ponto, afinal, o que tem contra medidas que sirvam para fazer cumprir as obrigações de quem foge?

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De AN a 23.07.2012 às 02:51

Continuo a não perceber o seu ponto, afinal, o que tem contra medidas que sirvam para fazer cumprir as obrigações de quem foge?

Realmente, é uma afirmação engraçada e eu explico o meu ponto.
Se pagar impostos, eles servem para quê ?
Já nem falo que servem para alimentar uma Máfia cor de Rosa-Laranja. Imagine, só por um momento as negociatas do Jardim na Madeira... Já imaginou ?
Para terminar, como o seu próprio anuncio diz, tenho de gastar 26 738 Euros para receber 250 !
Mas, se eu nem tenho 26 738 como vou receber os 250 ?
Já percebeu ?
Sem imagem de perfil

De AN a 23.07.2012 às 02:55

Quanto ao ser governado por gentuça, não tenha duvidas...
Por isso é que somos um povo de gentuça... sem duvidas!
Basta andar nos transportes públicos para ver isso .
Imagem de perfil

De eu ando às voltas a 23.07.2012 às 17:58

Pois mas num país em que o lema é a fuga, ficamos só nos "se calhar"
Sem imagem de perfil

De AN a 24.07.2012 às 03:39

E ainda vou pagar ?

MP deixa cair segundo arguido nos submarinos
NELSON MORAIS
As investigações por corrupção no caso dos submarinos já tiveram dois arguidos, advogados, mas ambos escaparam a esse estatuto: o último graças ao próprio MP; e o primeiro por decisão da juíza Fátima Mata-Mouros.

Mata-Mouros e lixa portugas !
Imagem de perfil

De eu ando às voltas a 24.07.2012 às 08:53

Mas eu não estou a dizer que não tens razão. Se os casos de corrupção fossem menos, e mais punidos não estariamos todos a pagar.

P.s.: sobre a Mata-Mouros,ela que já julgou e puniu muitos casos de crimes de colarinho branco, se não puniiu alguém é porque não podia mesmo (opinião pessoal)
Sem imagem de perfil

De AN a 24.07.2012 às 15:14

não podia mesmo .

"Prontos" (digo eu).

Eu quero o meu dinheirinho que está enterrado no BPN.

Não vale a pena, isto só lá vai sem cravos !

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D