Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Imagem do JN
- Então a Telma Monteiro já foi eliminada?
- Já, perdeu logo no primeiro combate.. e o Pina também.
- Que vergonha, para isso mais valía terem ficado em casa, vão para lá fazer figuras tristes para quê?
A conversa não era comigo e confesso que tive que morder a lingua e contar até dez para não me meter, mas fiquei triste, não pelo resultado dos atletas, mas sim pela memória curta e até ignorância que tantas vezes nos levam a fazer avaliações e a tecer comentários deste tipo sobre quem melhor ou pior mostra valor para representar o país seja no desporto ou noutra coisa qualquer.
A Telma Monteiro é bicampeã Europeia e vice campeão mundial, é uma atleta que sempre que representa o país o faz com uma enorme dignidade, que sabe que ganhar e perder fazem parte do desporto e mesmo quando nos jogos olímpicos, tal como esta vez, as coisas não lhe correm bem, mostra uma enorme atitude não se desculpando nas condições, nos árbitros ou no que quer que seja.
Somos um país pequeno em que o desporto não é nem nunca foi uma das prioridades, os nossos atletas treinam e muitas vezes competem em condições que estão a anos luz do que seria digno e desejável e , ao contrário do que acontece pelo mundo fora onde os grandes atletas vivem da e para a competição, por cá quem se dedica ao desporto tem muitas vezes que escolher entre competir ou arranjar uma forma de garantir dia a dia e o futuro.
Para além de não termos população suficiente, basta pensar que por exemplos no Judo há muitos países que tem mais cintos negros e mestres do que nós temos em Portugal atletas a competir, não temos infra-estruturas nem forma de dar aos nossos jovens condições para se tornarem atletas de verdadeiro sucesso na alta competição.
Dito isto, tirando aqueles casos em que aparece alguém com uma capacidade natural acima da média, o normal não será termos muitos campeões e medalhas em jogos Olímpicos, campeonatos Europeus ou Mundiais, o normal será mesmo termos cada vez menos, porque a verdade é que cada vez se investe menos... e é bom que interiorizemos isto e mostremos um pouco de respeito a quem mesmo apesar de tudo isto se esforça e trabalha árduamente para conseguir classificar-se e representar o país o melhor possivel.
E com isto este blog entra em modo de férias, desejo umas boas férias a quem está ou vai estar de férias e um bom trabalho a quem estará a trabalhar.
Jorge Soares