Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
"Acredito piamente que apesar da confusão que é o sistema eleitoral americano, Obama vai vencer, e que isso irá significar uma grande mudança na maneira como os Estados Unidos estão no mundo... acredito que as coisas irão mudar para melhor e que isso irá trazer uma nova dinâmica à economia mundial. Os Estados unidos vão mudar, e com eles o mundo irá mudar... para melhor."
Foi neste Post, no dia 4 de Novembro de 2008 que escrevi o parágrafo acima, na altura tudo parecia possível e Obama parecia a pessoa certa para o lugar certo, o homem que iria revolucionar a política e o estado americano, para melhor, para muito melhor.
A verdade é que passaram 4 anos e atrevo-me a dizer que a montanha terá parido um rato, o facto de um político negro ter chegado a presidente da república é sem dúvida um marco na sociedade americana, mas a verdade é que negro ou branco é necessário muito mais que a boa vontade para que se consiga mudar o que quer que seja num país em que mais que as pessoas mandam os lobbies... e Obama esteve mesmo muito longe de conseguir ter a força suficiente para se opor aos verdadeiros poderes instalados.
Hoje é dia de eleições no Estados Unidos, a maioria dá por garantida a reeleição de Obama, se eu fosse americano teria uma enorme dificuldade em me deslocar às mesas de voto, porque deixei de acreditar que Obama consiga mudar o que quer que seja e do outro lado temos um Mick Rommey que só me faz lembrar as piores fases de Bush pai ou Bush filho.
Na situação económica do mundo em que vivemos faz falta no governo da economia mais poderosa do mundo, que não a mais rica, alguém com capacidade de fazer a diferença, mas nem um nem outro dos candidatos a estas eleições são essa pessoa.
Jorge Soares