Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Imagem do Público
Confesso que eu era dos que não acreditava que seria possível o regresso do país aos mercados nos próximos tempos, que isto podia acontecer já em Janeiro de 2013 não estaria nas cogitações mais optimistas nem do ministro Gaspar.. mas é um facto, de valores próximos dos 20% no inicio do ano passado, os juros desceram até muito perto dos 4%.. que é mais barato que aquilo que estamos a pagar à Troika.
É claro que isto são excelentes noticias, sobretudo se pensarmos que nos próximos meses há quase seis mil milhões de Euros para pagar aos credores e que esse dinheiro tem que vir de outros credores.
Entretanto ficamos a saber que finalmente Passos Coelho e Gaspar se convenceram que não há forma de conseguirmos fazer frente a despesas, pagamentos de juros e amortizações, e que tal como todo o mundo gritava, era necessário pedir um alargamento dos prazos de pagamento de forma a não asfixiarmos completamente a economia...
Hoje os ministros das Finanças de Portugal e Irlanda, Vítor Gaspar e Michael Noonan, pediram aos seus parceiros do euro uma extensão dos prazos dos empréstimos assegurados pelo Fundo Europeu de Estabilidade Financeira.
Há que ver a cara de pau de Passos Coelho e Victor Gaspar, é que há pouco mais de um mês, quando desde Portugal e até de outros países e instituições europeias, todo o mundo exigia para Portugal o mesmo tratamento que se estava a dar à divida grega, desde o governo e do alto da sua arrogância eles diziam que isto seria um tremendo erro, que seria compararmo-nos à Grécia e que geraria desconfiança...
Será que deixou de ter importância que nos comparem à Grécia ou será que quem tinha razão era o resto do mundo e não eles?
Jorge Soares