Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Imagem do Público
O dia do trabalhador começou a festejar-se em 1889, foi decidido pela internacional socialista reunida em Paris que no dia 1 de Maio de cada ano seria realizada uma grande manifestação de trabalhadores para reclamar horários de trabalho de 8 horas diárias e em honra dos trabalhadores em 1886 em Chicago, Estados Unidos, tinham morrido em confrontos com a policia quando se manifestavam a favor da redução dos horários de trabalho.
Em 1891 numa dessas manifestações no norte de França, de novo em confrontos com a policia, morrem 10 outros trabalhadores. Este facto serve para reforçar este dia como o dia da luta dos trabalhadores.
Em 1919 em França é adoptado o horário de trabalho de 8 horas e é declarado o dia um de Maio como feriado nacional em honra dos trabalhadores. Exemplo que será seguido por muitos outros países.
Curiosamente nos Estados Unidos, onde tudo começou, o dia não é feriado nacional.
Em Portugal o feriado só foi adoptado depois do 25 de Abril, durante a ditadura do estado novo as manifestações eram reprimidas pela polícia.
O horário de trabalho das 8 horas foi adoptado em Portugal em 1962, até aí na maior parte dos casos e principalmente na agricultura, vigorava o horário feudal que remetia para a idade média, de sol a sol.
Curiosamente quando passam 125 anos do inicio da luta pelas 8 horas diárias de trabalho, e quando temos uma das maiores taxas de desemprego da nossa história, há pouco tivemos no nosso país uma tentativa de fazer retroceder esse direito que foi conquistado com a vida de muitos em proveito de todos nós.
Jorge Soares