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Transportes de mercadoria

Imagem do Público 

 

Para quem não sabe, a 1 de Julho entra em vigor uma portaria da Autoridade Tributária (AT) que diz que para se transportar o que quer que seja do ponto A para o ponto B dentro do país, antes do camião sair tem que se emitir uma guia de remessa que tem que ser enviada via internet para o portal das finanças, este recebe a guia emite um número que deve ser colocado e impresso no documento de transporte. Mais, diz que a hora certa de saída do camião deve estar no documento antes de este ser enviado para o portal das finanças.

 

Depois de enviado o documento para a AT, este não se pode alterar, pelo que qualquer atraso na saída do camião implica cancelar o documento e repetir todo o processo.

 

Felizmente na empresa em que eu trabalho a movimentação de mercadorias é relativamente pequena, mesmo assim, tudo isto implicou a completa alteração dos processos internos de emissão de documentos de transporte. Evidentemente o programa de emissão de facturas teve que ser alterado de cima abaixo, o que no fim vai custar uns milhares de Euros. 

 

Além disso a confusão sobre a forma como se interpretam as diversas normas da lei é completa, basicamente todo o mundo tem dúvidas e perguntas para as quais ninguém, nem nas empresas nem na AT, tem respostas.

 

Unido a tudo isto, o software de gestão que nós e uma grande parte das grandes empresas deste país utiliza, é alemão, as alterações foram disponibilizadas há oito dias, foram  feitas na Índia ou no Brasil e evidentemente tem mais buracos que um queijo Suíço, mal se começou a testar começaram a aparecer os problemas.

 

Hoje estive numa reunião em que o responsável da logística nos disse que os transportadores já avisaram que a partir de segunda feira não carregam nada que não tenha o famoso número da AT.. 

 

Ora, imaginem que na segunda feira por algum motivo, por excesso de utilização por exemplo, o portal das finanças, como tantas vezes acontece, está em baixo. Imaginem o que seria os camiões que abastecem os hipermercados não poderem circular porque os documentos não tem o bendito número? Quem diz os dos hipermercados diz os dos combustíveis... ou...

 

Isto tudo é porquê?, porque alguém se lembrou de criar uma série de regras que para além de não fazerem sentido, são quase impossíveis de implementar... imaginem só o que é conseguir planear os envios dos milhares de camiões que passam diariamente por uma plataforma logística e acertar com as horas de partida de todos os camiões? ou ter que voltar a emitir e reenviar para a AT todos os que por algum motivo se atrasem.

 

Depois há coisas engraçadas, segundo a AT, um dos objectivos da lei é simplificar e acabar com o papel, mas depois algures está escrito que duas cópias dos documentos em que tem que estar o número escrito, devem ir com a mercadoria.

 

Hoje parece que alguém na AT acordou para o problema, a lei entra mesmo em vigor no dia 1, mas as multas só começam a 15 de Outubro... como se mais tempo ajudasse a resolver uma coisa que não tem ponta por onde se lhe pegue.

 

Jorge Soares

publicado às 22:35


11 comentários

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De DyDa/Flordeliz a 01.07.2013 às 00:07

Cá para mim "alguém" recebe e não é pouco das entidades que fornecem e atualizam programas.

Todos os anos e para cada novo envio via à AT o que resumindo são: todos os modelos e obrigações fiscais. O lema é: FORMAÇÃO/ACTUALIZAÇÃO.
Não sei onde isto vai parar?!
A mim já mete fastio, para não dizer a palavra nojo (e não sou a única, pois escuto os queixumes). Tanta lei, tanta burocracia, tanta (desin)formação que nos enfiam hoje e que passado poucos dias é para formatar e voltar a receber nova (in)formação.
Poucos são os que conseguem manter-se "em forma", por falta de tempo, de dinheiro - são pagas a pronto (as finanças não pagam formação, apenas obrigam a cumprir regras que altera a seu belo prazer)...
Este país deixou de ser produtivo. A preocupação do dia é legislar, em lugar de, deixar produzir, para ser competitivo.
Andamos sempre em testes (bestas) de aprendizagem.
Até agora eram as estatísticas do INE...agora do BP...
Ficheiros para aqui, ficheiros para ali...
É pá organizem-se de vez. Façam chegar a porra de um único ficheiro aos vários locais que dele precisem.
Porque carga de água temos nós de remeter mensalmente a mesma informação vezes sem conta para entidades diferentes (às vezes penso que só muda mesmo o nº do gabinete)

Juro-te. ESTOU FARTA=CANSADA!

O meu discurso é igual ao dos meus colegas. O que para um país, não parece algo de muito saudável ou aconselhável.


Esta nova "treta" das G. de Transporte é mais uma ideia de um iluminado para complicar a vida a quem trabalha e já cumpria.
Quem eles deviam fiscalizar, aqueles que não levam mercadoria nos carros de trabalho...
Esses, vão continuar a encher os bolsos a rirem dos pacóvios informatizados.

Perdoa o desabafo.
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De Equipa SAPO a 01.07.2013 às 09:29

Bom dia,

este post está em destaque na área de Opinião do SAPO.

Cumprimentos,
Ana Barrela - Portal SAPO
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De Antonio cunha a 01.07.2013 às 10:08

Comentarios ? Para que !
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De Maria João a 01.07.2013 às 10:56

Às vezes penso se todas as alterações declarativas que entraram em vigor em 2013 não têm a mão do ministério da economia. Vejamos: só para conseguir entregar as onze ou doze declarações mensais por empresa, é preciso contratar um administrativo = criação de emprego.
Para obedecer às alterações informáticas dos programas, somos obrigados a actualizar os mesmos = estímulo à economia!
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De Sandra Marques a 01.07.2013 às 11:30

Não cria postos de trabalho, cria é mais trabalho para os contabilistas...que não ganham mais por isso.
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De Sandra Marques a 01.07.2013 às 11:28

Não sei se posso relacionar com esta parvoíce de norma a escassez de alguns bens nas prateleiras dos supermercados ( pelo menos de dois onde entrei hoje de manhã ), mas que não me lembro de uma Segunda feira assim, não lembro...
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De Carlos a 01.07.2013 às 11:56

Eles fazem trinta por uma linha e quem se lixa é quem trabalha.
Tenho um part-time numa papelaria, não movimenta milhares mas mesmo assim tenho que perder tempo a emitir guias de transporte por causa desta nova lei...
Como não facturo acima dos 100 000€\ano não tenho que fazer comunicados à AT...por agora!
Este país é uma vergonha...
Abraço
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De Anónimo a 01.07.2013 às 14:33

Pois! Portugal não é um país, é um lugar mal frequentado
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De A.Santos a 01.07.2013 às 13:18

O que é estranho é não haver uma "nega" geral, porque ninguém tem tomates para dizer ao pentiadinho secretário de estado que ele inventa, inventa mas o que ele está a fazer é a maior contribuição para a fuga ao fisco, porque leva as pessoas a ficarem tão irritadas que depois facilmente ariscam a não serem cumpridores. Como o Simplex foi das melhores coisas que o Sócrates desenvolveu, estes artistas tinham que criar o COMPLEX.
Só um exemplo cá de casa. A minha TOC tratava cerca de 15 empresas sozinha. Com a crise tem 4 e falta-lhe tempo para tratar de todas as obrigações entretanto criadas. E o mais engraçado é que os clientes que saíram, foram à procura de mais barato. Como é possível então fazer um bom trabalho e ainda baixarem os preços?
Conclusão: andam a criar esquemas e mais esquema para controlar os mexurucas das PMEs e é evidente que a somar a saída de funcionários, a uma menor atenção às grandes empresas. Só uma pergunta. Alguma vez vos aconteceu prescrever algum imposto? Mas quantos não prescrevem às grandes empresas e que até são notícia na CS?
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De ASCouto a 01.07.2013 às 13:27

Excelente análise a um aborto legislativo que não tem pés nem cabeça e que deve ter sido elaborado por alguém que não conhece minimamente como funciona a economia. Aliás, há neste decreto-lei aspectos bem mais caricatos e incompreensíveis, aos quais fiz referência em 6/5/2013 no meu Blog... que me escuso de identificar para não ser acusado de fazer propaganda encapotada!
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De golimix a 02.07.2013 às 16:31

Esta é a malta dos papeis. Quantos mais melhor! Gostam é de complicar e fazer pacer mais complicado ainda. Assim dá ideia de que estão a fezer muito....

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