Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Imagem do Público
Hoje foi (finalmente) dia de reunião com os encarregados de educação da turma da R. uma reunião curta, não havia muito a dizer, os problemas de comportamento desapareceram com o sistema das cruzinhas de que falei aqui, desde essa altura a turma encarrilou e as coisas passaram a correr sobre rodas.
É claro que tem que haver sempre um caso, a meio do ano foi detectada à professora de matemática uma doença grave. Esteve um tempo de baixa, depois voltou, depois voltou para a baixa, teve inclusivamente que ser operada e finalmente, sensivelmente a meio de Maio, voltou.
Quando foi a reunião do segundo período eles já estavam sem aulas há mais de um mês, numa turma em que mais de metade dos pais são professores, eu percebi que ninguém quis levantar muitas ondas, a colega estava doente, mas ia voltar... e os alunos seriam compensados das aulas em falta em Junho... esta era a mensagem que passava a directora de turma.
Entretanto a escola tinha lançado um concurso para a substituição.., concurso que ficou vago, ninguém quis aquele horário... tal como ficaria vago o segundo concurso...
Não faço ideia quantas horas teria o horário, mas faz-me uma enorme confusão que num país em que existem milhares de professores desempregados, em que cada ano há menos vagas e mais gente a ficar no desemprego, não se consiga encontrar um professor para dar dois meses de aulas de matemática.
Entretanto a professora voltou, houve imensas queixas de que as criancinhas não estudaram na ausência da professora, mas a verdade é que das aulas suplementares parav recuperar o atraso, nada.
Com tudo isto, pelas nossas contas faltou dar mais de 40% da matéria, a directora de turma, que ficamos hoje a saber que para o ano não o será, garantiu que no ano que vem a colega que ficar com a turma irá resolver o problema.... depois de todas as promessas de que seria resolvido este ano, a mim soou-me a conversa.. mas pronto.
Entretanto a R. está a ter explicações da matéria que não deu e devia ter dado, felizmente nós podemos pagar, mas como ficam as crianças que tem pais que não se interessam ou simplesmente não podem pagar?
E assim vai a nossa educação, é caso para dizer, há professores a mais.. onde andam os professores?
Jorge Soares