Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Imagem de aqui
Foi noticia do Ionline, "Elsa Almeida e Adriana Lopera criticam banalização da ideia de que a mulher "está aí para ser tocada"" As duas são militantes do bloco de esquerda e vão levar o assunto a debate este fim de semana no Fórum Socialismo.
Vai haver quem me vá matar pelo que vou dizer, mas a sério que com a situação actual do país, com tantas coisas para se discutir e debater, há mesmo quem leve um assunto como este a debate?
Tentar proibir os piropos deve ser algo assim como tentar proibir as anedotas sobre alentejanos, ou os cartoons políticos... deve estar ao mesmo nivel daquela ideia de legislar a utilização do isqueiro.
De resto, como é que alguém consegue decidir onde acaba o elogio e começa o piropo insultuoso?, dizer a alguém, "estás muito bonita com essa roupa" será um elogio ou um piropo?, dizer a alguém "os teus olhos são muito bonitos" será simplesmente um elogio, uma forma de flirtear ou um piropo? Há coisas que ditas num determinado contexto podem ser um elogio e noutro uma provocação, como é que se mede tal coisa?
Lembro-me que há muito tempo atrás, nos primórdios da internet, numa mailing list em que participei, o piropo foi assunto de discussão, no fim todos estávamos de acordo que um bom piropo, dito na altura certa e com a graça certa, nunca estava de mais...e não havia mulher que não gostasse de os ouvir.
Também é verdade que que os participantes eram principalmente estudantes e profissionais venezuelanos espalhados pelo mundo, a maioria era de esquerda como estas militantes do Bloco... mas não há duvida que olhavam para o mundo de outra forma.
De resto, a Venezuela é um país onde para além de que pela juventude da sua população a beleza feminina se destaca, culturalmente cultiva-se um certo cavalheirismo que a verdade é que por cá já não se usa... e o piropo é uma espécie de arte, senão vejamos estes exemplos que encontrei na net:
Del cielo bajo un pintor para pintar tu figura pero no encontro color para tanta hermosura
me gustaria que fueras la rosa que decora mi jardin
Eres la carne mechada que rellena la arepa de mi corazón.
Pareces un queso de dieta, estas ricota!
¡Tanta curva y yo sin frenos!
¿Tu mamá es pastelera? Porque hizo tremendo bombón.
¿Crees en el amor a primera vista o tengo que pasar otra vez?
Dios debe estar distraído porque los ángeles se están cayendo.
¿De qué juguetería te escapaste muñeca?
Si la belleza fuera castigo, tú tendrías cadena perpetua.
Cómo me gustaría ser audífono para decirte cosas al oído.
Eres como el guayoyo: dulce y me aceleras!
NO eres la virgen maria pero estas llena de gracia -
*Si la belleza fuera pecado , tu no tendria perdon de Dios.
*Si tu cuerpo fuera carcel y tus brazos las cadenas Dime a quien tengo que matar pa tirarme esa condena
Jorge Soares