Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Imagem da BBC
É daquelas coisas que nos passam pelo Facebook que meio mundo partilha, que quase ninguém lê e de que ninguém duvida. Também é daquelas que a mim me deixa com a pulga atrás da orelha e que me levam a investigar... e parece que esta vez é mesmo a sério.
Diz aqui a BBC, um jornal que se presume sério, que desde à mais de 75 anos a grande maioria dos bebés durante os primeiros meses de vida dormem numa caixa de papelão. Não, não é por falta de meios dos pais, é mesmo por tradição, ou por comodidade, ou por cultura, ou por bom senso....
A Finlândia é um dos países mais desenvolvidos do mundo, por lá desde há 75 anos todas as mulheres grávidas recebem um kit de maternidade do governo. O kit inclui uma caixa com roupas, lençóis e brinquedos, e a ideia é que a própria caixa seja usada como cama durante os primeiros meses de vida do bebé.
As mães podem escolher entre receber a caixa e o seu conteúdo ou uma ajuda financeira de 140 euros, 95% optam pela caixa já que os materiais que ela contém valem mais que esse valor.
A ideia é garantir a igualdade entre todas as crianças e que todas tem direito ás mesmas comodidades independentemente da classe social dos pais.
Será que por cá as mães seriam capaz de usar uma caixa de papelão como cama para os primeiros meses de vida dos seus filhos? Duvido muito, apesar da crise continuamos a ser um povo que vive mais das aparências que da realidade e do bom senso.
Do que não há duvida é que este era um exemplo que bem podíamos copiar por cá, o do kit oferecido pelo governo e o da caixa, até porque tudo o que tem a ver com roupa, mobiliário e cuidados infantis, custa os dois olhos da cara.
Jorge Soares