Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
No Domingo os meus sogros pagaram o almoço, à boa maneira Setubalense, choco frito e Douradas grelhadas.... estava tudo óptimo. O Choco frito acompanha-se com vinho branco das terras do Sado, mas os meus filhos pediram Sumol...e tanto eu como a minha sogra, de imediato associamos a bebida aos sabores da nossa infância.
Há coisas que não se explicam, há sabores que ficam, marcas que nos acompanham pela vida, o Sumol é um dos que me acompanha.. porque o sabor está lá, e é exactamente o mesmo que eu recordo de quando tinha 8 ou 9 anos.
Vivemos na era da globalização, o ano passado quando fui a Macau fiquei espantado quando no supermercado da esquina do hotel encontrei desde a agua até ao vinho, todos os produtos portugueses que possam imaginar... alguns mais baratos que cá... mas nem sempre as coisas foram assim. Eu sai de Portugal aos 10 anos de idade e passei 10 anos sem sequer me lembrar da existência do Sumol... mas quando regressei... bastou entrar numa pastelaria... olhar para uma daquelas garrafas verdes..... e algo na minha memoria fez contacto.
Eu não via uma garrafa daquelas há 10 anos, mas sabia perfeitamente como era o sabor...e o mais estranho, é que com o primeiro golo, foi como se nunca tivesse deixado de beber.... o sabor era aquele..estava lá e era igual.
Talvez para a maioria das pessoas esta seja uma ideia parva, quando crescemos com as coisas e as damos por garantidas, nem lhes damos o devido valor, mas quando estamos anos longe delas...damos um valor diferente.
Ontem em animada conversa com a Flor de Liz, além do Sumol, recordamos outros sabores, a laranjada, a gasosa, o Tulicreme, descobri que tínhamos recordações comuns. Planta com bolacha Maria, ao Sábado à tarde a ver o Espaço 1999.....
De todos estes sabores da minha infância, o do Sumol é o único que perdura, os outros foram mudando comigo e com o tempo. Hoje na praia lembrei-me das batatas fritas, acho que o pacote era vermelho.... Pala Pala, sei que eram umas batatas deliciosas... agora já não as fazem com esse sabor.. é pena.
Jorge
PS:Nem sei quem é que produz e comercializa o Sumol.. .. mas se quiser agradecer a publicidade..estejam à vontade :-)
PS2:À Flor e à Linda.. que recordaram comigo estes e outros sabores das nossas infâncias... obrigado!
PS3:Imagem retirada da internet