Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Somos um pais atrasado, não, não estou a falar do nível tecnológico, ou financeiro, estou a falar de tempo, neste pais não há nada que comece a horas, porque para a maioria das pessoas o tempo parece ser algo relativo, e as horas marcadas uma simples formalidade que evidentemente não é para cumprir. O facto de haver outras pessoas à espera,..é relativo, partimos do principio que esse alguém também vai chegar atrasado...e o mais triste é que é verdade, porque a tendência é que tudo comece atrasado, e se alguém chega a horas... que espere, ninguém lhe mandou ser totó!
Lembro-me que quando estava na faculdade, participei num seminário dado por um grupo de uma universidade alemã, invariavelmente na hora do inicio das sessões, estavam os alemães e eu.... no segundo dia, depois do almoço e após a espera dos 20 minutos da praxe, o alemão que ia dar a palestra iniciou a tarde com uma piada.
-Os portugueses não sabem lá muito bem ver as horas...
Todo o mundo achou imensa graça, mas no fundo é triste, porque a imagem que eles levaram foi de desleixo e incumprimento... o que não deixa de ser verdade.
A maioria das pessoas nem liga, e acha muito normal, tão normal que já há quem se dê ao luxo de chegar atrasado a entrevistas de emprego. Qual é a imagem com que ficamos de alguém que chega atrasado a uma entrevista de emprego? e no momento da escolha, entre alguém que chegou pontual e alguém que chegou com meia hora de atraso e deu uma desculpa esfarrapada, qual escolhemos?
Vem tudo isto a propósito dos 20 minutos que tive de esperar para a entrevista na Segurança Social, que eu achei uma falta de respeito, mas que muita gente achou normal. Do meu ponto de vista, é uma questão de responsabilidade, a mim não me passa pela cabeça deixar alguém à espera 20 minutos, seja pelo motivo que for.. portanto, não aceito que façam isso comigo.
Ora, se eu consigo organizar-me para estar nos sítios antes da hora, para estar nas reuniões a horas, para chegar cedo aos encontros, os outros também conseguem, só não o fazem porque não querem, porque saem de casa tarde, ou em cima da hora e sem prever que possa haver transito, ou acontecer qualquer coisa...e desculpem, mas isso é sinal de irresponsabilidade e de falta de seriedade.
Jorge
PS:imagem retirada da internet