Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sobre a amizade e a Internet

por Jorge Soares, em 10.07.08

Amigos

 

A Linda diz que eu sou um crente, mais não fosse porque essa minha característica já fez com que eu a conhecesse, e que ela até já me serviu de cicerone na minha estreia no São João do Porto, fico feliz por ser assim.

 

Vem tudo isto a propósito deste post da Ana, e das amizades da Internet. Dizia a Ana no Post dela, que falava com um amigo há quase um ano via internet, inclusivamente costumava falar com ele por telefone, mas não sabia se devia ou não aceder a encontrar-se pessoalmente com essa pessoa. Fez-me alguma confusão essa reticência da Ana, mas não devo esquecer que ao contrario de mim, as pessoas são desconfiadas por natureza, e partem do principio contrario ao meu.

 

Eu parto sempre do principio que as pessoas vem por bem, este blog tem um ano e de uma maneira ou outra fui conhecendo pessoas, uma ajuda para mudar algo no blog, dois dedos de conversa no messenger, uma troca de ideias  sobre fotografias, uma ajuda na configuração do computador, uma conversa sobre templates, duvidas sobre o processo de adopção, alguém que envia contos infantis para a Raquel ler, alguém que responde a um post enviando um livro para eu ler, etc, etc, etc. Curiosamente a Linda foi a única que conheci em pessoa, mas acredito que não será a ultima, até porque eu acho que as pessoas dos blogs são especiais.

 

Existe na sociedade, na Portuguesa e em geral, um enorme preconceito contra a internet, e em especial contra as relações que nascem da internet, como se isto fosse um antro de marginais e degenerados. A internet faz parte da vida, é só mais uma pequena parte da sociedade em que vivemos, e como em tudo o resto, há de tudo, talvez eu seja um gajo de sorte, não sei. Até hoje só tenho a dizer bem das pessoas que tenho conhecido por esta via.... e eu ando nisto desde 1993, já conheci pessoas de muitos países, já participei em listas de mail com centenas de pessoas espalhadas pelo mundo. Sorte?, eu diria bom senso!

 

A prova de que as pessoas dos blogs são especiais, está aqui, numa campanha que teve resposta imediata, e em muitas outras que vamos vendo pelos mais diversos blogs e que tem sempre resposta. Por certo, a Cigana é mais uma dessas pessoas especiais que há na internet, vão lá e dêem uma ajuda.

 

Jorge

PS:Imagem gamada do blog da Cigana

publicado às 21:46


24 comentários

Imagem de perfil

De cigana a 10.07.2008 às 23:07

Jorge, tu deixas-me sem palavras!
Através da experiência, cheguei à conclusão que as amizades virtuais chegam a ser mais fortes, mais fiéis e mais altruístas que as reais.
Tenho tido imensas demonstrações disso, mas na verdade um grande achado na net foste tu, amigão!
Obrigada por seres quem és.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 10.07.2008 às 23:14

Pronto.... lá fiquei eu sem jeito!

Já disse e volto a dizer, ajudar não custa nada.... e por vezes é tão simples.

Obrigado pelas tuas palavras.



Jorge
Imagem de perfil

De Paola a 11.07.2008 às 00:03

Pois é, Jorge, esta coisa da Internet é complicada. Há que estar preparado para o pior e para o melhor. Com as notícias que vão surgindo, temos mesmo que temer. As pessoas escondem-se, não são verdadeiras...

Felizmente nem sempre assim é! Só vim aqui dizer que gostei muito de te conhecer. Ainda por cima vives na minha terra...

Bjo

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.07.2008 às 11:16

Eu tenho uma enorme dificuldade em me esconder, não consigo, sou como sou e ponto....

Deixaste-me a pensar nos acasos da vida, eu estive quase para não tirar aquela fotogafia, depois estive quase para não a colocar no blog..porque não gostei muito do resultado... felizmente esses dois acasos não aconteceram (ou aconteceram), porque ela levou-me ao teu blog e a conhecer os teus textos.... e por eles a ti...

Beijinho
Jorge
Imagem de perfil

De Paola a 12.07.2008 às 17:13

Tens toda a razão. Foi um acaso a fotografia, um bote que me levou de volta ao passado... E a vida não está cheia de acasos? De voltas e reviravoltas? Há pessoas más, Jorge. E que, na Internet, de disfarçam, mentem, enganam... Repara no nojo que são as cadeias de pedofilia que são descobertas quase todos os dias...

Bjo
Imagem de perfil

De Teresa a 11.07.2008 às 09:29

Bem eu sou como tu...crente e normalmente nao desconfio de ninguém, a verdade é que já tive alguns disabores à conta disso, mas essas experiências menos boas só me tornaram mais cautelosa e continuo acreditar que neste mundo da internet há pessoas muito boas e que mostram o que de melhor há em si, sem pedir nada em troca. Como em tudo na vida e como no mundo real...há pessoas boas, más e aquelas pessoas que simplesmente andam aqui para fazer estragos aos outros e divertirem-se, é preciso ter bom senso e cabecinha para descernir com quais pessoas nos comunicar. Eu nao tenho nada contra a internet nem relaçoes que nascem na internet, este meio facilita-nos a vida e a verdade é que para pessoas tímidas muitas vezes ajuda a soltar-nos...à conta disso conheci o meu gajo, o contacto na internet foi breve, as horas ao telefone foram imensas e porque eu estudava na terra dele decidi encontrar-me com ele...o resultado é que passados quase 5 anos aqui estamos :)

Bem já vai longo este meu testamento, mas tinha tanto a dizer lol tu és uma pessoa que anda na internet daquelas que merece a pena um dia conhecer! Beijinhos***
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.07.2008 às 11:35

Todos temos dissabores alguma vez na vida, mas não é isso que nos faz deixar de acreditar no mundo.

Quem sabe um dia de estes não vens conhecer a Arrábida...

Beijinho
Jorge
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 11.07.2008 às 11:58

Eu sou desconfiada por natureza, mas depois de um ano e tal na conversa com algumas pessoas parece que ja as conheço pessoalmente. Gostaria muito de conhecer a Cigana, sem duvida que é uma pessoa especial. É uma pessoa em quem confio.

Adoro comunicar, este é mais um meio. Adoro perceber as pessoas, ouvir historias e falar, falar,...

Cumpts
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.07.2008 às 11:39

Olá

Bem vinda a este meu cantinho.

Os blogs são um excelente meio de comunicação, e tem o condão de democratizar a internet, todos podemos falar, deixar as nossas ideias.. e tens razão, a Cigana é uampessoa especial.

Jorge
Imagem de perfil

De duas ideias a 11.07.2008 às 15:00

Mas que belo post que tu escreveste sobre a amizade! A vida obrigou-me a ser desconfiada porque já levei muita porrada ( e dei alguma) por ser tão naif, mas nestes meses que aqui ando já conheci pessoas muito bonitas que escrevem muito bem. Questiono-me se o encanto e admiração que sentimos por essas pessoas não se perderá quando as conhecemos pessoalmente?
Acho que este post teu daria para muitas conversas e reflexões. Adorei. Cometa
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.07.2008 às 11:42

Todos nós vamos encontrando de tudo na vida, com o tempo aprendemos a destrinçar o trigo do joio e a seguir em frente.

A tua questão daria para outro post, sobre o que idealizamos versus a realidade. Algo que não faço é idealizar, por vezes criamos imagens mentais sobre as coisas ou as pessoas e depois els nunca são assim, a solução é não idealizar, vamos conehcendo e aceitando o que as pessoas dão, nem mais, nem menos.

Beijinho
Jorge
Imagem de perfil

De C.M. a 12.07.2008 às 00:01

Olé!
Gostei muito do teu texto. Na verdade, também sou um bocadinho pé atrás com toda a gente e ainda mais com os novos amigos da Net. Quanto a mim, é uma relação diferente, pouco profunda, afinal, só mostramos de nós aquilo que queremos.Essa é a parte boa. Mas tens razão, por detrás do teclado, estão pessoa muito bonitas e tu és uma delas!
bj
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.07.2008 às 11:47

Olá

Eu não diria que só mostramos aquilo que queremos, eu diria só tocamos, ou só falamos de, aquilo que queremos.

Eu tenho por hábito, não sei se é defeito ou feitio, ler nas entrelinhas, tentar ver um pouco mais, é claro que nem sempre há algo nas entrelinhas, mas dá para ir conhecendo as pessoas, o que está por trás das letras.... e tenho conhecido pessoas incriveis..... como tu.

Beijinho
Jorge
Imagem de perfil

De aespumadosdias a 12.07.2008 às 09:23

Eu ando por aqui à pouco pempo mas estou a gostar disto.
As pessoas parecem muito diferentes daquilo que imaginava.
Tive sempre receio em aparecer.
Foi uma muito agradável surpresa.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.07.2008 às 11:48

Já Dizia o caracolinho, que este é um excelente meio para as pessoas aparecerem, mesmo as mais timidas... e por vezes encontramos pessoas de muito valor, é verdade, esta é uam caixinha de sorpresas que se renova todos os dias.

Abraço
Jorge
Imagem de perfil

De Teia d´Aranha a 12.07.2008 às 14:54

Desculpa lá, Jorge, mas este post tenho de comentar porque o tema me diz muito.
Eu também reconheço que sou uma pessoa que vai com calma nas relações, sejam elas de que tipo forem: observo, "tacteio" e tento chegar à essência das pessoas e vou, lentamente, dando de mim na proporção que acho que os outros merecem. Embora, a vida também me tem ensinado que há relações que não se fortalecem apenas com o tempo. Há pessoas pelas quais sentimos empatia, cumplicidade e afecto de forma muito rápida, como se nos conhecessemos desde sempre.
Não tenho nada contra amizades ou outro sentimento que nasça via internet. Acho que gente com fundo bom ou mau há tanto na vida, cá fora, como no mundo virtual. É como dizes: é uma questão de bom senso e eu acrescentaria... perspicácia.
Não me recordo de situação nenhuma muito desagradável e já "conheci" algumas pessoas por este meio. Tal como no nosso dia-a-dia, surgem pessoas com as quais sentimos menos ou mais afinidades e, claro que podem surgir equívocos ou malentendidos, mas é tudo uma questão de colocar os pontos nos "is" quando essa situação ocorre.
No meu caso, feito o balanço, tenho conhecidos pessoas simplesmente fantásticas, tenho aprendido imenso com algumas delas e daquelas que já conheci pessoalmente, só corresponderam ou até superaram pela positiva o que já pensava acerca delas.
Nunca te conheci pessoalmente, mas não esqueço as já longas conversas que tivemos e que certamente contribuiram para o nosso crescimento enquanto seres humanos...

Desculpa a extensão deste comentário!

Beijinho
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.07.2008 às 23:48

Olá Beta

Não tinhamos ficado em que não havia desculpas? :-)

Como em tudo na vida, o bom senso e a perspicácia são sempre aconselhaveis quando tratamos desconhecidos, já seja na Internet ou em qualquer situação, de resto, temos é que viver....

De resto, tu sabes o que penso de ti, e que foste uma das pessoas que mais gostei de conhecer.

Beijinho
Jorge

Sem imagem de perfil

De Sem Nome a 14.07.2008 às 22:23

Tem que haver sempre o meio termo , o bom senso e perspicácia de saber avaliar o outro . Na verdade apesar de não serem tudo más pessoas muitos perigos também andam por aqui alerta ao virar de cada "esquina". Não sou contra a qualquer tipo de relação que possa advir deste meio , mas sempre com pés assentes na terra ...
Abraço Jorge
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 15.07.2008 às 23:22

Olá

Os pés bem assentes na trra são necessários em todos os caso, mas convenhamos que depois de uma ano a falar com a pessoa e até por telefone....a nossa amiga é uma exagerada :-)

Abraço e obrigado pelas visitas.
Jorge
Sem imagem de perfil

De Fairwind a 15.07.2008 às 06:21

Pessoalmente só ainda fui conhecer uma pessoa directamente, tal a forma que me desorientou o espirito!!
Conheci centenas de pessoas da net pessoalmente, mas normalmente era através de grandes jantares que organizávamos nos primórdios da internet.
Não fazes mal em conhecer a pessoa em causa, pode te acontecer é uma coisa que também me aconteceu com algumas pessoas, depois de conhecer determinada pessoa pessoalmente, o feeling, apatia, etc. que havia por essa pessoa às vezes, deixa de ser a mesma coisa...
Como eu costumo dizer a net e os chats é um espelho da vida real, há de tudo !!!

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 15.07.2008 às 23:24

Estou completamente com a ultima frase do teu comentário, a net é o espelho da vida, e há que tudo.

Por vezes idealizamos as pessoas, e com o tempo à medida que as vamos conhecendo, a tendência é a voltarmos à terra, porque os ideias não existem, mas isso acontece com todas as pessoas que conhecemos menos...

Obrigado pela visita e pelo comentário.
Jorge

Comentar post


Pág. 1/2



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D