por Jorge Soares, em 12.10.08
Imagem retirada da Internet
Este post com perfume de verão fez acordar mais umas memórias de infância..... para quem cresceu no campo as silvas são omnipresentes, estão por todos lados e com elas as amoras. Curiosamente as minhas memórias não tem a ver com doces, nem me lembro de alguma vez ter sido grande apreciador deste fruto silvestre, lembro-me sim daquela lenga-lenga:
-Gostas de amoras?
-Sim!
-vou dizer ao teu pai que já namoras!
Deve ser por isso que não me lembro de gostar muito dos frutos negros e doces, com 5 ou 6 anos ninguém quer ter namorada... lembro-me sim de outras coisas que tem a ver com amoras.
Lá no lugar de Alviães, lá para os lados de Oliveira de Azeméis, no largo da fonte há um enorme carvalho, por debaixo da sua enorme copa havia uma fonte, uma presa de água que servia para regar os campos de milho das redondezas e um tanque de lavar a roupa. No verão passávamos os dias por ali, debaixo da sombra protectora da gigantesca árvore. No pino do verão quando as amoras estavam maduras brincávamos aos índios e cobóis, evidentemente utilizávamos os frutos para fazer as pinturas de guerra... mas a recordação mais nítida que tenho é a dos viraventos. Íamos ao monte próximo, retirávamos a fina casca seca dos eucaliptos, com algum cuidado cortávamos duas ou três tiras rectangulares, fazíamos um furo no centro, utilizávamos um pauzinho para as segurar e voilá, lá tínhamos o nosso viravento... que pintávamos com as amoras maduras de modo que ao girar fizesse efeitos bonitos.... e lá andávamos, pintados de guerreiros e a correr de um lado para o outro a fazer girar o viravento.
Era o tempo em que a maioria dos brinquedos saíam da nossa imaginação e das nossas mãos, o tempo em que éramos livres para andar por aí..... agora os meus filhos tem muitos brinquedos, puxam pela imaginação para ver qual o estratagema que os fará ter mais um, o brinquedo de moda. Um de estes dias levo-os a conhecer o velho carvalho e ensino como se faz um viravento.....
Amanhã é o dia de voltar ao hospital, o blog vai estar parado uns dias......a todos os meus amigos e amigas dos blogs, se ainda não foram vão assinar a petição para o dia da Adopção e se possivel divulguem esta iniciativa, há 11000 crianças que merecem ter uma familia e que agradecerão de todo o coração.
Boa semana a todos.
Jorge