Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
No outro dia e a propósito de adopção de crianças de outras raças, num comentário a este post de O Perfume das palavras, dizia a Paola o seguinte:
"Não me considero racista, mas se fosse confrontada com a possibilidade de adoptar uma criança de uma outra de outra latitude, duvido que não optasse pela minha. Não pela cor da pele ou pelo formato dos olhos... Não é só isso que conta. Há valores culturais diferentes, que eu muito respeito, mas que não são os meus... nem os da criança em causa."
O argumento das diferenças culturais é utilizado muitas vezes como desculpa para a definição de critérios de adopção, sobretudo por aqueles que só querem bebés brancos. A mim este argumento faz-me muita confusão, não consigo perceber como é que as definições culturais vem com a cor da pele ou com o formato dos olhos, a cultura é aquilo que transmitimos aos nossos filhos, nem mais nem menos.
Eu fui emigrante, vivi 10 anos na Venezuela, lembro-me de estar no liceu publico e ter colegas Colombianos, Chilenos, Espanhóis, Chineses, Libaneses, Judeus, Italianos, Bolivianos, etc,etc. A Venezuela é um pais de emigrantes, todos nos dávamos lindamente, os meus melhores amigos sempre foram negros ou mulatos e nunca ouvi falar de diferenças culturais. Só ouvi falar de cultura africana quando cheguei a Portugal.
Como dizia na minha resposta à Paola, o meu filho é mulato, nasceu em Lisboa e por aquilo que sei de pais que nasceram cá, está connosco desde que tem um ano de idade, alguém me quer explicar porque é que vai ter uma cultura diferente da irmã que é branca? O que é que faz dele um africano?, a cor da pele? e eu tenho que o educar com uma cultura diferente da irmã?
Do meu ponto de vista a história das diferenças de cultura é algo importado da sociedade americana, da sua mania do politicamente correcto e do segregacionismo que a caracteriza. Serve para criar guetos, para colocar carimbos nas pessoas e para estabelecer diferenças onde elas não existem mais que na cor da pele.
Li algures que a sociedade americana tende a ser como a brasileira, com o tempo todos serão mulatos..espero que não demore muito e que também copiemos isso.
Jorge
PS:Imagem retirada da internet