Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Depois da ultima entrevista em que ficamos muito animados, fazia falta algo que nos fizesse voltar à realidade, à triste realidade que nos mostrou que afinal as coisas poderão não ser tão cor de rosa e que nos últimos 8 anos não tinham mudado assim tanto.
A convite da associação Bem Me queres, participamos num encontro de reflexão para pais e candidatos à Adopção que se realizou no Seixal. O objectivo era a partilha de ideias e de experiências entre pais e candidatos. Mais que como candidatos estávamos ali como pais para partilharmos a nossa experiência com os futuros pais. Para nós serviu principalmente para nos fazer descer à terra.
Durante aquelas quase 3 horas eu revi-me nas experiências daqueles candidatos, especialmente nas queixas e nas angustias de quem está há anos à espera e se sente maltratado pela segurança social. Passaram 8 anos desde aquele dia em que o N. nos entrou pela casa dentro, mas naquele encontro ao ouvir as pessoas falarem, ao ouvir as queixas, eu revi-me 8 anos atrás. Porque eu passei por aquilo e na altura senti-me assim
Por vezes temos a falsa sensação de que as coisas funcionam melhor, que as assistentes sociais são mais humanas e que fazem o seu trabalho como deve ser... pura ilusão. Na verdade as pessoas continuam a sentir-se maltratadas, esquecidas, em alguns casos coagidas a aceitar situações que à partida tinham posto de parte. Nada mudou, e a triste conclusão a que chegamos, é que as coisas não mudam porque as pessoas não mudam e todo o processo continua a depender de pessoas e das suas ideias, e não há lei que mude isso.
O choque foi tal que no mesmo dia a P. se inscreveu no grupo de mail da adopção internacional e algo que para nós seria uma solução para daqui a uns anos, se tornou uma hipótese muito real.
Infelizmente as coisas não mudam.
Jorge
PS:Imagem de Isabel Gomes da Silva, retirada de aqui:
http://olhares.aeiou.pt/triste_realidade/foto1028435.html