Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Adoção

Imagem retirada da internet

 

Há alturas na vida em que o silêncio é um peso que paira sobre nós, não, não estou a falar do silêncio do mundo, estou a falar do meu silêncio, um silêncio cúmplice e que pesa sobre mim como uma enorme nuvem de tempestade..... a solução... tentar esquecer.

 

Há umas 3 semanas atrás, após uma conversa cá em casa em que olhamos para o panorama da adopção em Portugal e concluímos que a mana que os meus filhos querem, vai chegar quando eles já não se lembrarem de que estão à espera dela, decidimos ligar para a Segurança Social, em primeiro lugar para questionar o facto de que já deveríamos ter recebido o certificado, e em segundo lugar para tentar marcar uma reunião para avançarmos com o processo da adopção internacional.

 

Fiz o telefonema, questionei uma série de coisas e reclamei com algumas das respostas, no fim, pedi para ser marcada uma reunião, já que queríamos esclarecer as coisas e avançar com o processo de adopção internacional. Que sim, que marcavam a reunião....  mas que tinha que ser com a responsável do departamento de adopções. Isto foi uma quarta, ficaram de me ligar até sexta.... ainda estou à espera, e já passaram mais de 3 semanas.

 

Ligaram sim para a P., a questionar o que se passava comigo que estava a alterado. Eu sei que tenho mau feitio, mas juro que não fui indelicado com a senhora, limitei-me a perguntar e a reclamar, com modos, quando as respostas não faziam sentido. Mas a senhora achou que eu estava alterado...... sim, estava, e estou, mas acho que perguntar não ofende, e está nos meus direitos ter direito à informação sobre o meu processo... ou não?

 

O certo é que desde então andam a engonhar, arranjam sempre uma desculpa e não marcam a reunião, ou é porque alguém está de férias, ou porque a chefe está ocupada, ou....

 

Já percebi, fiquei marcado, e se elas nem querem marcar a reunião, vão-me atribuir uma criança é nunca. Infelizmente, elas tem a faca e o queijo na mão, só elas tem o poder de atribuir ou não as crianças, e não há lista que valha, porque elas podem simplesmente alegar que não encontraram uma criança com as características que indicamos, ou que outra pessoa qualquer é mais adequada que nós.... e como ninguém controla, ninguém verifica porque há pessoas que recebem crianças em meses e outras que não recebem em anos....  elas são deus...e nós estamos condenados ao purgatório...da espera eterna.

 

É evidente que o que me apetece é reclamar, exigir, gritar ao mundo a minha indignação, falar, por mim e por todas as outras pessoas que estão na minha situação.... mas sei que isso vai ter um preço, porque mesmo para a adopção internacional, são elas quem trata do processo...e se decidem demorar quase um mês para marcar uma reunião,......

 

Sinto-me estranho, porque por um lado penso que não deveria ter feito aquele telefonema, que não devia ter questionado, porque isso colocou em causa os meus sonhos e os da minha família, por outro lado penso que o silêncio é cúmplice, é pactuar, é aceitar que elas brinquem aos deuses com a vida das pessoas... e apetece-me gritar, reclamar, exigir!... há alturas na vida em que é muito difícil decidir entre viver ou limitar-me a existir!

 

Jorge

publicado às 21:34


32 comentários

Imagem de perfil

De Paola a 18.12.2008 às 22:23

É isso que, cada vez, exigem de nós. Que nos calemos! Que tenhamos medo. Que não questionemos o país burocrático em que vivemos. Falaste com a convicção que estavas a defender a vossa vontade. Não te arrependas, Jorge! Falaste em nome da criança que te recusam. Fizeste bem!

Bjos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.12.2008 às 21:57

Olá

Não sei amiga, uma coisa é certa, fiz o que a minha consciência me disse, no outro dia dizias que eu passo a vida a reclamar,.... tu não sabes o doloroso que pode ser para mim um processo de adopção, os meus e os das outras pessoas.

Beijinho e bom natal

Imagem de perfil

De Paola a 21.12.2008 às 22:17

Olha lá! É verdade que te chamei refilão... mas não disse que não tinhas razão... Às vezes até tens!!!

Beijinhos

A todos um Bom Natal... A todos um Bom Natal...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.12.2008 às 22:33

Hahahahha

Só às vezes?...






Imagem de perfil

De Teresa a 18.12.2008 às 22:34

Boa noite Jorge,

Infelizmente isso é o que se passa em todos os panoramas da nossa vida, não só na adopção...limitamo-nos a conversar e ter que aceitar muitas vezes coisas que não percebemos e que sabemos estar erradas, porque precisamos do que está do lado de lá e porque o que precisamos vai ter que necessariamente passar por aquela "barreira", é injusto e revoltante. No entanto acho que fizeste muito bem, temos que mudar todos, não serias tu próprio se não fizesses esse telefonema. E tu és uma boa pessoa, as pessoas boas são sempre recompensadas mais tarde ou mais cedo...a espera que agora te custa tanto há-de terminar com um sorriso desse lado, eu acredito e tu também devias continuar acreditar!

Beijinho e muita força***
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.12.2008 às 22:00

Olá

Amiga, a minha consciência diz-me que fiz o que devia, mas o meu coração não tem a certeza, para alguém como eu ter que lidar com aquelas pessoas é muito complicado, pessoas que não cumprem prazos, que não cumprem horários, que tratam as crianças e os candidatos como se fossem delas, elas dizem isso, as nossas crianças, os nossos candidatos... é necessário engolir muitos sapos....e eu nem sempre consigo.

Beijinho e obrigado
Bom natal
Sem imagem de perfil

De Branca a 18.12.2008 às 23:27

Jorge , infelizmente estamos numa época em que ás vezes , na maioria das vezes mais vale estar calado, sinceramente não concordo com isso e continuo a achar que devemos dizer tudo o qu achamos pertinente , reclamar quanto mais não seja para não nos comerem por parvos.
Dá um pouco de Tempo e vais ver que tudo se resolve. É pena que por causa de algum "mau feitio" dos serviços uma criança fique á espera de um lar, de uma família.
Beijinhos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.12.2008 às 22:03

Olá

Dar tempo, sim, isso é o que fazemos, é a isso que basicamente se resume um processo de adopção.... mas para alguém como eu, que acho que devemos reclamar, pode ser verdadeiramente revoltante.

Beijinho e bom natal
Jorge
Sem imagem de perfil

De S.Tear a 19.12.2008 às 09:59

Estas situações são incriveis, mas acho que fizeste muito bem em reclamar. Reclama, reclama sempre se achares que as coisas não estou a ser feitas da melhor maneeira.

beeijinhos e... tem paciencia... :)
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.12.2008 às 22:06

Olá

Eu sou dos que reclamo, quando acho que as coisas não são como deveriam ser, quando vejo que são as pessoas que fazem que as coisas não funcionem, reclamo, sempre. Mas um processo de adopção é algo muito complicado, que vai mais além de tudo isso....

Beijinho e bom natal
Jorge
Sem imagem de perfil

De Perfume a 19.12.2008 às 11:16

Como estou com o espirito da bondade em alta, poderei dizer-te que as senhoras provavelmente terão falta de um deus que as faça feliz lá em casa.
Assim sendo, arranjaram alguém para atirar as suas frustrações (estou a ser meiga). Et u que estás mesmo á mão de semear...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.12.2008 às 22:15

Olá


Pronto, lá fiquei eu sem jeito!

Beijinho e bom natal
Jorge

Sem imagem de perfil

De Sónia Pessoa a 19.12.2008 às 11:23

imagino (ou não) como te deves estar a sentir amigo... fazes-me lembrar eu, com esta mania de ser frontal e sincera, de reclamar as injustiças, e no fim ficar sempre a perder. Temos por vezes de agir, não com inteligência, mas com diplomacia... tem calma, tudo se há-de resolver. Beijinhos abraçados
Sem imagem de perfil

De Daisy a 19.12.2008 às 18:13

Beijinhos abracados????
Se ele nao fosse casado, talvez...

Ai, ai...
Sem imagem de perfil

De Sónia Pessoa a 19.12.2008 às 18:43

inocentes... completamente inocentes!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.12.2008 às 22:07

Por acaso tens algo a dizer sobre o tema do post?, não?... pena!

Jorge
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.12.2008 às 22:12

Olá

Pois é, dou por mim a sentir-me assim de vez em quando, ... mas não consigo ser de outra forma...e esta gente exaspera-me.. completamente

Beijinho Sónia, e bom natal para ti e a tua família.
Jorge
Sem imagem de perfil

De S@rit@ a 19.12.2008 às 11:59

Jorge
Acho que no teu lugar também não tinha conseguido deixar de responder... é certo que como se costuma dizer eles têm "a faca e o queijo na mão", mas é impossível deixar de sentir revolta face à realidade! Bolas! Será preciso ser a Angelina Jolie para conseguir tratar de um processo de adopção dentro de um timming normal!? É um pau de dois bicos... revolta pode trazer dificuldades acrescidas no processo, mas silêncio consome-nos e nada faz para que as coisas mudem... :(

Eu cá, estou a torcer por ti e pelo(a) teu(ua) novo(a) filho (a)!

Beijinho!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.12.2008 às 22:19

Olá

Sabes que no primeiro processo eu cheguei a pensar que elas faziam de propósito só para ver qual era a nossa reacção?, marcavam entrevistas para as 9:30 e apareciam às 11.... e eu fui aguentando.

Mas agora vejo as coisas de outra forma... enfim, a vida é algo estranho

beijinho e bom natal
Jorge
Sem imagem de perfil

De marta a 19.12.2008 às 13:21

Pois eu acho que fizeste muitissimo bem. Enquanto continuarmos a esperar por tudo em silêncio e a baixar a cabeça e a olhar pro lado, vai tudo continuar na mesma.
Quanto a esses semi deuses, um dia vai-lhes a divindade de férias e depois é que são elas.
Força e boa sorte!

Beijinhos.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.12.2008 às 22:21

Olá

Sim, a minha consciência diz-me que fiz o que devia fazer... mas por vezes o meu coração....

Espero que tenhas razão, que um destes dias alguém ponha ordem nisto tudo... para que se acabem as histórias incríveis.

Beijinho e bom natal
Jorge


Imagem de perfil

De umbreveolhar a 19.12.2008 às 19:29

Li vi e gostei deste post.
Se acaso ainda não tiveste oportunidade de visitar no meu blog, o post - ESPÍRITO DE NATAL, reitero aqui os desejos que tenhas um Natal muito feliz, com saúde e paz.
O amigo,
Carlos Alberto
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.12.2008 às 22:36

Olá

Por acaso já tinha visto os votos de bom natal lá no teu sitio, mas o tempo anda escasso...e fiquei a dever o comentário

Faço meus os bons desejos, um natal doce e aconchegante e um novo ano cheio de sonhos realizados.

Abraço
Jorge
Sem imagem de perfil

De susana Rodrigues a 19.12.2008 às 22:45

Olha Jorge eu compreendo o teu dilema. Mas sabes eu costumo sempre dizer que não alinho em políticas de medo. Não vale a pena. Agora há pesos muito grandes em troca de uma posição assertiva. Eu sei que terás o teu pequenote ( nota) porque tu e a P. são acima d etudo um casal unido e positivo e têm dois bons exemplos de como se ser bons pais. Por essa razão não poderão pegar. Mas pela luta ser mais dificil não quer dizer que a percas. Eu sei que vocês vão conseguir. Porque só podem. Um abraço do tamanho do mundo cheio de força para ti, para a P. e para as crianças. Nada se consegue sem esforço, o vosso é um bocadinho maior mas vai valer a pena. Por outro lado pensa que é natal, nos próximos 15 dias dias anda meio mundo a fingir que trabalha.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.12.2008 às 22:46

Olá Susana

Obrigado por tão belas palavras, ...sim, eu sei que vamos conseguir

Beijinho e bom natal
Jorge

Comentar post


Pág. 1/2



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D