Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
As pessoas que me conhecem e as que seguem o blog há algum tempo, sabem que no caso Esmeralda eu sempre fui do contra.Podem ler o que escrevi aqui ou aqui sobre o assunto.
Nesta noticia do publico, podemos ler o seguinte:
"Mais de quatro anos depois de a justiça ter atribuído o exercício do poder paternal a Baltazar Nunes, o tribunal de Torres Noves decidiu hoje entregar definitivamente a menor Esmeralda Porto ao pai biológico, com quem passará a residir na Sertã."
Tento seguir uma linha de vida em que as coisas se fazem como se devem fazer, não sou nada dado a atalhos ou a esquemas, normalmente as coisas são como são e não como gostariamos que fossem. Passei por um processo de adopção, e estou a meio de outro, sei como estas coisas funcionam, sei o que custa e o angustiante que pode ser.... e como conheço muitas pessoas ligadas à adopção, já ouvi muitas histórias, já vi muitas coisas.
Desde a primeira vez que li sobre esta historia no natal de há 3 anos atrás, que achei que tudo era muito estranho, que havia muitas perguntas que ninguém fazia e muitas coisas que ninguém contava. Entretanto o tempo passou, o caso ganhou foros de relevância nacional e a comunicação social tomou conta dele, conta e partido, sendo que tudo culminou num para mim vergonhoso programa Prós e Contras em que a apresentadora abdicou do seu papel de jornalista e se tornou defensora acérrima de uma das partes. Confesso que desde esse dia não voltei a ver este programa, nem o voltarei a fazer. A comunicação social deve servir para informar e entreter, não para formar opiniões ou suportar campanhas.
Como disse, sou pai adoptivo, quando iniciei o primeiro processo, houve alguém que me sugeriu ir por este caminho, alguém que se calhar até seria capaz de me levar a a bater às portas certas e de me colocar nas mãos uma criança, se calhar nas mesmas condições em que Esmeralda foi colocada nas mãos daquele casal... ou noutras parecidas.... mas em caso algum legais. Na altura fiz-me o desentendido e nem deixei a conversa avançar. Seria incapaz de entrar por essa via, porque a minha vida e a dos meus filhos é muito importante como para ser vitima de esquemas.
Neste caso, quero acreditar que finalmente se fez justiça e que Esmeralda vai passar a viver com o seu pai, que a reclama há anos. Com a neve e as temperaturas negativas que se fazem sentir, duvido que amanhã façam manifestações à porta do tribunal..... mas já não sei nada. Hoje nas noticias já ouvi algumas pessoas importantes e até uma com responsabilidades no meio da adopção, a insurgirem-se com a sentença... a insurgirem-se com o facto de a justiça ter deixado de ser cega e/ou míope.
Ao casal que tinha a criança deixo um concelho.... vão à segurança social e inscrevam-se como casal adoptante.....esperem, eles não podem, para se adoptar em Portugal é preciso ter o registo criminal limpo...e eles já foram ambos condenados.... temos pena!
Jorge
PS:Imagem retirada da internet