Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Então e se o Obama fosse cá? era presidente?

por Jorge Soares, em 20.01.09

Então e se o Obama fosse cá? era presidente?

 

 

Imagino que todo o mundo estará cansado de ouvir falar do Obama, durante todo o dia não se falou mesmo de outra coisa, na rádio, na televisão, até na blogosfera, podemos até ter uma fotografia nossa ao estilo Obama.... viva a internet e a tecnologia.

 

Já não me lembro com quem estava a falar, mas acho que foi no Colombo naquele fim de semana pelo direito a uma família, em que estivemos lá a ver o mundo passar. Lembro-me de perguntar:

 

-Então e se fosse cá?, O Obama ganhava?

-Não, claro que não.

-Também acho que não!

 

Tenho frescas na memória as enormes discussões no Nos Adoptamos, havia sempre alguém que dizia que tinha colocado restrições de raça, invariavelmente saltava eu, ou alguém.... e a discussão era acirrada.... de um e de outro lado esgrimiam-se argumentos, o racismo, os direitos, a família...sei lá. No fim, havia sempre alguém que abandonava o grupo no meio de acusações, veladas ou directas,  de intolerância.

 

A semana passada estive na segurança social em Setúbal, uma das questões que coloquei foi se havia no distrito crianças que não se conseguissem colocar. Sim, há, 3 irmãos negros 2 meninas e um menino, o maior tem 6 anos, e algumas crianças negras de mais de 7 anos. E depois a conversa é sempre a mesma, casais dispostos a adoptar crianças de raça negra não esperam mais que dois anos, porque não há quem as queira.

 

Eu acho que somos um país racista, somos intolerantes e donos do nosso umbigo, fingimos que somos tolerantes, mas no fundo somos racistas.

 

Olho para o espectro político nacional e não vejo de onde possa vir um Obama, a hipótese nem se coloca, porque na nossa politica não cabem os políticos de cor... mas vamos lá colocar a hipótese:

 

E se fosse em Portugal, um politico negro podia chegar a presidente? o que acha?

 

Jorge Soares

 

PS:Imagem retirada da internet

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:16


27 comentários

Sem imagem de perfil

De Daisy a 20.01.2009 às 22:12

Quantos deputados negros ha' actualmente?

Neste momento, nao me parece que Portugal ja' esteja preparado para um Presidente negro. La' chegaremos.

Beijinhos
Sem imagem de perfil

De Daisy a 20.01.2009 às 22:13

Esse boneco era suposto ser um boneco de todas as cores, so' depois e' que reparei que e' um boneco a usar uma mascara...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.01.2009 às 22:43

Olá

Deputados negros..... bom, há o Narana Coissoró... que até é do CDS... mas não é bem negro. De resto, não há!

Jorge
Sem imagem de perfil

De Maria João a 20.01.2009 às 22:36

Ora, cá está mais uma que tanta vez ajudou a incendiar a discussão no nos-adoptamos sobre a dopção de crianças de outra cor: eu.
E concordo inteiramente contigo, somos um país racista, preconceituoso e muito intolerante.
É lamentável!!!!!!!!!!
Se fosse cá? O Obama seria Presidente?
Tristemente, digo que acho que não.
Ainda vamos ter que crescer muito para saber olhar, amar, acarinhar e admirar da mesma forma a diversidade que existe no Mundo.

Maria João
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.01.2009 às 22:44

Olá

Nem mais, falta muito que fazer em Portugal... aliás, falta fazer quase tudo.

Jorge
Sem imagem de perfil

De susana Rodrigues a 20.01.2009 às 22:49

Não me parece Jorge. Com muita tristeza. Sabes o meu sonho de miúda era ser jornalista, costumava dizer que queria ser a primeira pivot portuguesa com traços africanos a apresentar o jornal da rtp1 em horário nobre. Não segui jornalismo mas ainda não vi nenhum (uma) nessa cadeira. Tal como não vejo nenhum sentado na Assembleia da Republica ou no governo. Portugal continua a tentar fugir ao registo colonialista. É-lhe dificil. Porque continuamos a viver no passado. Nem sabemos o que perdemos.
Não há nada mais belo que a diversidade. E quem me dera viver num mundo em que um presidente negro não seja uma noticia pela cor.
su
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.01.2009 às 22:45

Olá Su

"Não há nada mais belo que a diversidade. E quem me dera viver num mundo em que um presidente negro não seja uma noticia pela cor."

Sabes, eu acredito que ele vai ser noticia por muito mais que isso....acredito que vai ser noticia porque vai ser o melhor presidente de sempre.

Jorge

Sem imagem de perfil

De Miepeee a 20.01.2009 às 23:14

Pessoalmente votaria nele, sem hesitacao alguma. Uma vez mais nao percebo o que e que a cor da pele tem a ver com a competencia mas isto leva-nos a outro tipo de discussoes como a adopcao de criancas de outras racas (a que sou a favor).
Infelizmente nao creio que fosse possivel ter um Obama em Portugal, quem sabe um dia. Fica a esperanca, essa a ultima a morrer.
Beijinho.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.01.2009 às 22:47

Olá

Não percebes tu e não percebo eu... mas infelizmente em Portugal há muito quem ache o contrário. Está nas nossas mãos que as coisas mudem... mas estamos muito longe.

Jorge
Sem imagem de perfil

De sininho a 20.01.2009 às 23:40

porque não? Há sempre uma primeira vez...bj
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.01.2009 às 22:48

Olá

Claro, claro que há sempre uma primeira vez... mas achas que temos a mentalidade o suficientemente aberta para isso?

Jorge
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 20.01.2009 às 23:50

Sabes bem de que lado estou, nesta questão, mas acho que desta vez não tens razão. Sim, vivemos numa sociedade racista, embora veladamente -- há que manter sempre as aparências e ter uma desculpa convincente preparada para todas as ocasiões em que se é apanhado a discriminar com base nas origens genéticas. No entanto, não estamos sozinhos nisso... e haverá poucos países ocidentais em que o racismo é mais evidente que os EUA.

O que acho é que isso deixa de ter importância quando se chega ao nível de que estamos a falar. Continua a ser difícil uma pessoa de traços africanos arranjar um emprego de quadro médio ou superior numa empresa, ou mesmo a servir ao balcão, a não ser que seja no McDonalds. Por muitas qualidades que tenham, serão quase sempre preteridos em qualquer concurso onde o patrão tenha à disposição um candidato mais clarinho. E estou farto de ouvir gente a dizer que deserdaria os filhos(as) se se casassem com um(a) preto(a)[1]. Mas quando deixamos a sociedade civil e o mundo do trabalho e passamos a falar do mundo do espectáculo, do desporto -- ou da política -- a raça deixa de ter importância. É como se essas pessoas já fossem de uma raça diferente. Basta lembrarmo-nos da Sara Tavares a ganhar o Chuva de Estrelas, da paixão pelo Obikwelu (que nem sequer nasceu português) e do respeito que o luso-goês Narana Coissoró sempre mereceu.

Por isso não tenho dúvidas, se em Portugal aparecesse um africano com o carisma e querer de Obama, ganhava qualquer eleição por uma margem bem maior que o preesidente dos EUA conseguiu para a sua eleição.

[1] É claro que quando isso realmente acontece, raros são aqueles que vão em frente nessas convicções... e é vê-los depois todos babados a passear os netos castanhos no jardim ou no centro comercial...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.01.2009 às 22:55

Olá Antonio

Sabes que tenho dúvidas se existe mais racismo aqui ou nos EUA, lá existe racismo, mas os não brancos já são muito perto de 50%, cá o racismo é pior, porque é encoberto, na teoria ninguém é racista....depois é o que se sabe.

Eu acho que o Obama tinha muito menos probabilidades cá.... a começar porque dificilmente teria uma carreira politica.

Abraço
Jorge
Sem imagem de perfil

De marta a 21.01.2009 às 11:16

Se fosse em Portugal ganharia na mesma. Como já disseram, talvez até com uma margem superior.
Achas que somos mais racistas que os Americanos? Eu não! Aliás, ontem Portugal inteiro, ou melhor, o mundo inteiro assistiu à sua tomada de posse, com esperança (salvo as devidas excepções), não por ser preto ou branco ou mestiço, mas porque tem carisma, porque apareceu como um messias. Porque soube apaixonar multidões. Soube dar esperança.
Nós não temos cá nenhum assim, de cor nenhuma, nem que se pintem de arco-íris.
E se elegêssemos um preto, ou uma mulher, só porque o são, não seria ainda mais racismo? Eu quero competência, independentemente do género, da cor e da religião.
E já agora que me perdoem por não estar na moda, porque a moda é dizer mal do nosso primeiro, se temos algum com um pedacinho de charme é ele. O Louçã, escuso-me a comentar. O Jerónimo é o de sempre. A Manelita é do piorzinho que algum dia vi. E o Paulinho das feiras, a modos que...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.01.2009 às 23:00

Olá Marta

Acho que ainda não contei isto aqui: Quando recebemos o N. tivemos que arranjar um sitio onde o deixar, porque era impossível tirarmos de imediato os dias de lei. Lá arranjamos uma ama onde havia lugar. Quando lá fomos com ele..deixou de haver lugar. Não, não era por ela, era pelos outros pais que podiam não gostar.

Eu acho que cá há mais racismo que nos EU..sim, acho, só que cá o racismo é muito pior, porque é encoberto..... as pessoas não dizem, mas são e isso nota-se nos actos...e na hora de votar...duvido que votassem em alguém de cor, porque as pessoas acham-se melhores, superiores....

Mas cá a hipotesse não se colocava, porque não há negro que consiga ter uma carreira politica.

Jorge
Sem imagem de perfil

De S.Tear a 21.01.2009 às 11:28

Somos um pais racista.... disso não há duvidas...mas quem sabe?
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.01.2009 às 23:07

Olá

Somos, sem duvida.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Maria Eugénia Pinto a 21.01.2009 às 16:59

Olá
Quem sabe....
Quando começou a campanha eleitoral para as primárias nos EUA, ninguém acreditáva que o Obama lá chegásse... Chegou e chegou a Presidente.
Acho que cá, com a classe política como anda, se aparecesse alguém com o carisma e o discurso do Obama... até podia ser verde (ET) que acho que ganháva qq eleição e se calhar com uma boa margem.
A vitória do Obama foi a aposta na mudança.
Claro que concordo quando dizes que somos um povo racista... se concordo. Ainda ontem tive um episódio daqueles....mas, também acho que não somos tão burros ao ponto de desprezar um bom político (se houvesse) só por causa da cor da pele.
Beijinhos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.01.2009 às 23:15

O problema começa porque dificilmente algum negro pode ter uma carreira politica, assim dificilmente pode ser um jornalista de renome, ou ....

Acho que tens razão, em terra de cegos quem tem olho é rei... o problema é que os não brancos dificilmente tem oportunidades.

Jorge
Imagem de perfil

De aespumadosdias a 21.01.2009 às 18:57

Eu também não acredito. Na AR nem há ninguém de raça negra. Apenas 1 mulato na bancada do CDS.
Mas devia haver.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.01.2009 às 23:17

Olá

Sim, devia haver, e as pessoas deviam ter todas as mesmas oportunidades.... mas a verdade é que não tem... porque somos racistas e preconceituosos.

Jorge

Comentar post


Pág. 1/2



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D