Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Imagem do Pontos de Vista
Hoje, 19 de Março dia de São José, festeja-se o dia do pai, que é o mais parecido que temos os homens com o dia da mulher... só que nós não temos direito a festas com GNR's giras a fazerem striptease.... mas temos direito a prendas, resta é saber se quando os miúdos crescerem terão orgulho ou vergonha da colecção de molduras, feitas nos mais diversos materiais reciclados, que o pai acumulou e guardou religiosamente (sim, eu sei, pobre e mal agradecido!).
Não é fácil encontrar a origem do dia do pai, que até varia de país para país na data do festejo, e assim como há muitas datas para o festejo, também há várias hipóteses para a sua origem.
Nos Estados Unidos, a história mais conhecida em comemoração ao dia dos pais é a de William Jackson Smart, um ex-combatente da guerra civil que perdeu a sua esposa e que ficou sozinho com os seus os seis filhos pequenos. Em 1909 a sua filha Sonora Smart, que tinha uma enorme admiração pela forma como ele se dedicou aos seus filhos e os conseguiu criar, resolveu homenageá-lo. A data escolhida foi a do seu nascimento, dezanove de Junho.
Pouco a pouco a data foi sendo festejada primeiro na cidade natal de William ee depois em todo o país, até que Richard Nixon a tornou oficial. Depois disso outros países foram adaptando a data ao seu calendário e é nesse dia que se festeja na maioria dos países.
Mas há quem diga que o primeiro registro de homenagem a um pai surgiu na antiga Babilônia, há mais de quatro mil anos, onde um jovem chamado Elmesu modelou e esculpiu em argila um cartão para o seu pai em que desejava: sorte, saúde e muitos anos de vida.
Em portugal a data está associada à tradição católica e a São José, pai de Jesus Cristo... e não consegui descobrir quando se começou a festejar.
Mas como em todos os restantes dias que se festejam durante o ano, o dia do pai, como o da mãe, da criança, dos namorados .... deveria ser todos os dias, de preferência com mais carinho e menos consumismo.
Jorge Soares