Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Imagem do El Pais
Reza a lenda que o imperador Romano Claudio II Gótico proibiu os soldados das suas legiões de se casarem, soldados casados tornavam-se mais conservadores no campo de batalha e menos aguerridos. São Valentim era por essa altura o bispo da cidade de Iteramna, na itália, era contrário aos mandamentos do emperador e casava os soldados em segredo. Descoberto o esquema, o bispo foi capturado e decapitado a 14 de Fevereiro de 269.
Foi declarado Santo pelo papa Gelasio I em 498 e o seu dia celebra-se a 14 de Fevereiro.... dia dos Namorados.
Esta é uma versão da História, é claro que há outras, uma delas diz que a Igreja inventou o santo e o dia para substituir a festa pagã das Lupercais, que se supõe era festejada mais ou menos nesta altura desde o período pré romano e durante todo o império.
Segundo vários autores, durante o período Romano as Lupercais eram umas festas que para os jovens incluíam uma serie de rituais de passagem e de iniciação à vida sexual.
O centro das festas estava na gruta de lupercal, que se supõe ser a mesma onde uma loba terá amamentado Rómulo e Remo, os fundadores da cidade de Roma, que teriam sido abandonados pela sua família.
Em 494, o Papa Gelásio I proibiu e condenou oficialmente a festa pagã. Numa tentativa de cristianizá-la, substituiu-a pelo 14 de Fevereiro, dia dedicado a São Valentim.
Passaram 1500 anos... e assim de repente parece-me que , mais ou menos corações e querubins com setinhas, estamos cada vez mais próximos das origens......
Jorge Soares