Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Imagem de aqui
Não vi o festival, não ouvi nenhuma das músicas, só mesmo a vencedora, esta manhã quando a minha filha me perguntou quem tinha ganho disse-lhe o seguinte: - Gosto da melodia, a letra não interessa mesmo, é em português.
Há uns dias havia uma polémica na Espanha porque após a escolha da canção que representará o país no festival, alguém decidiu que esta seria cantada na sua versão em Inglês... li e ouvi opiniões contra e a favor, sendo que na sua maioria as pessoas não gostavam muito, mas entendiam a decisão dado que a Espanha tem aspirações a ganhar o Festival.
Em Portugal parte-se mesmo do principio que a ideia é só participar, as únicas aspirações são não ficar em último lugar... só assim se explica que se mantenha o formato do festival da RTP exactamente igual ao que era no seu inicio, há 50 anos atrás.
Nunca tinha ouvido falar da Suzy, que para além de ser muito bonita mesmo, nem acho que cante assim tão mal.... evidentemente não se pode esperar muito quando a letra da música que ela canta foi escrita pelo Emanuel. Não ponho em causa as capacidades do Emanuel para escrever letras, mas evidentemente as suas qualidades musicais tem a ver com o festival da RTP, não com o Festival da Eurovisão onde se tocam e cantam outras músicas, músicas de outros campeonatos.
Mantenho há anos o Blog A Música Portuguesa, já por lá passaram muitas músicas e muitos artistas, sei que há em Portugal músicos e compositores capazes de compor e de cantar, já seja em Português ou em Inglês, músicas com a qualidade suficiente para nos apresentarmos no festival com aspirações muito além do habitual "fugir ao último lugar".
Ora se eu sei isso, se há muita gente que sabe isso, porque continuamos a insistir num tipo de festival que parece que parou no tempo algures nos inícios dos anos 70? Porque é que a RTP insiste numa coisa que não faz sentido nenhum? Para além dos homens da Luta, alguém se lembra do nome, dos cantantes ou das melodias de alguma das músicas que ganhou o festival português nos últimos 10 anos? Uma que tenha tido um mínimo de sucesso mesmo a nível nacional?
Algures no tempo este tipo de música representava o que se fazia ao nível musical no país, mas acho que estamos todos de acordo que o país mudou muito, e para melhor, a nível musical desde essa altura, de que é que está a RTP à espera para das duas uma: Ou terminar de vez com um festival que não interessa nem ao menino Jesus, ou fazer um festival que esteja de acordo com a nossa música actual, com a qualidade dos nossos músicos e artistas.
Quanto à Suzy, ainda tentei investigar de onde tinha saido a moça de quem nunca tinha ouvido falar... é dificil, acho que ela nem página do Facebook tem, e só encontrei uma fotografia num blog Espanhol sobre o festival da Eurovisão.
Para quem ainda não ouviu, aqui deixo o vídeo da moça a cantar "Eu quero ser tua", lembrem-se, ela não tem culpa: