Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A estupidez não é deficiência

 

Imagem de As coisas do mundo 

 

É uma daquelas coisas que me deixa irritado, mesmo, tanto que andava à espera da oportunidade para falar aqui do assunto... foi hoje.

 

Foi por volta da hora do Almoço no Pingo Doce da Luísa Tody em Setúbal, feitas as compras e arrumadas na mala do carro, enquanto esperava que a minha meia laranja arrumasse o carrinho vazio, reparei como uma senhora após alguma indecisão e troca de ideias com quem ia ao lado, decide estacionar o carro no lugar reservado a deficientes que fica mesmo ao lado da entrada na loja.

 

Puxei do telemóvel e preparei-me para tirar uma fotografia para ilustrar o post, entre o pegar no telemóvel, desbloquear e encontrar o botão certo para disparar, já ela não estava ao lado do carro e até terminei por não tirar a fotografia. Entretanto a senhora e a sua acompanhante, que evidentemente não mostravam sinais de qualquer deficiência física e que até já tinham entrado na loja, foram avisadas por alguém do que eu estava a fazer.

 

Ela voltou para trás e o diálogo que se seguiu foi mais ou menos assim:

 

- O senhor estava a tirar uma fotografia ao meu carro?

- Por acaso estava.

- Então espere aí que eu vou tirar o carro dali e já conversamos.

 

Reparem, havia montes de lugares vagos no parque e ela sabia isso e também sabia que não podia estacionar ali, resta saber se teria retirado o carro se eu tivesse dito que não tinha tirado a fotografia. Foi estacionar a cinco metros dali e voltou cheia de genica.

 

- O senhor estava a tirar fotografias ao meu carro, tem que as apagar, se elas aparecerem em algum lugar eu meto-lhe um processo.

- A senhora é deficiente?

- Não, não sou, mas o senhor não pode tirar fotografias ao meu carro.

- Se não é deficiente sabe que não pode estacionar ali, além de uma questão legal, é uma questão de civismo.

- Eu meto-lhe um processo!

- Minha senhora, chame a policia que a gente resolve já o assunto da denuncia.

- O senhor não tem nada de fazer isso!

- E a senhora sabe perfeitamente que não pode estacionar ali!

- Olhe, o seu problema é falta de sexo, vá dar uma volta que isso passa!

{#emotions_dlg.amazed}

- Pois, falta de sexo, arranje mulher que isso passa!

- No seu caso é falta de civismo mesmo, ou isso ou a senhora é deficiente mental e por isso estaciona ali.

 

Entretanto a senhora voltou para dentro da loja e eu continuei à espera da minha meia laranja.

 

Passado um minuto voltou, acompanhada do segurança da loja... achei aquilo tão surreal que passei a cancela do parque e parei, só para ouvir o que me ia dizer o segurança.

 

- Está aqui o segurança da loja, ele quer falar consigo.

- Então diga lá??!!

- O parque tem câmaras de vigilância e o senhor tirou fotografias

- Sim tirei, porque a senhora estacionou no lugar de deficientes e isso além de ilegal é uma enorme falta de civismo, o senhor quer o quê de mim?

- Eu nada, só vim porque a senhora me chamou 

 

Entretanto a senhora não se calava e continuava com a ladainha de que eu não podia tirar fotografias...  o vigilante ameaçou com chamar o gerente da loja e eu pedi que chamasse também a policia, como aquilo não nos ia levar a lado nenhum, meti-me no carro e vim-me embora, mas depois fiquei a pensar que devia ter esperado pelo gerente da loja, sempre ficava a saber qual era a posição do Pingo Doce sobre clientes que estacionam nos lugares reservados a deficientes mesmo quando há muitos lugares vagos no resto do parque de estacionamento.

 

Infelizmente em centros comerciais ou em qualquer outro parque de estacionamento, os lugares reservados a deficientes raramente estão livres, há muita gente que prefere estacionar ali que caminhar mais meia dúzia de metros, mesmo quando o parque é pequeno como acontece no Pingo Doce de Setúbal.

 

A senhora do caso que conto, para além de uma enorme falta de civismo tinha muita falta de educação e a julgar pela quantidade de vezes que ela repetiu a palavra sexo, das duas uma, ou se estava a oferecer, ou estava ela com muitíssima fome.

 

Evidentemente não podemos todos ser policias uns dos outros, mas há coisas que puxam pelo meu mau feitio,  tal como no caso dos cãezinhos  de que já aqui falei (ver aqui), se calhar se todos reagíssemos aos abusos viveríamos num mundo muito melhor e com mais civismo.

 

Jorge Soares

publicado às 21:38


35 comentários

Sem imagem de perfil

De Cris a 28.07.2014 às 09:12

ó pá, esperavas pelo gerente e chamavas a polícia! Só assim é que a senhora ia aprender... ou não :p

Uma das coisas que provavelmente a ia fazer aprender era acompanhar um deficiente durante um dia!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 28.07.2014 às 22:27

Pois, isso foi das primeiras coisas que eu lhe sugeri, chamar a policia para resolvermos a questão, ... mas vá lá a gente perceber porque é que com a policia ela não queria nada :-)

Jorge
Imagem de perfil

De energia-a-mais a 28.07.2014 às 12:52

Ora Jorge, está bem de ver que o problema da senhora é ...sexo! logo, o civismo não tem nada a ver com isto :P chamavas o gerente e ele para manter o cliente satisfeito tratava logo do assunto!


Teresa
P.S. só para levar a coisa para a seriedade que merece - não suporte esse tipo de «chicos espertos». Uma vez num centro comercial assisti a uma dessas situações e assim que a pessoa saiu do carro perguntei-lhe «a sua deficiência é mental não é? é que não se vê a nível físico...» e ele olhou para mim como se não tivesse percebido pelo que apontei a placa e disse «agora imagine que chega aqui alguém que precisa mesmo do lugar e tem de estacionar muito mais longe, quem sabe em cadeira de rodas...se fica bem consigo mesmo ao saber disso é porque não tem consciência nenhuma». Ele acabou por mudar o carro de lugar...às vezes temos mesmo de ser polícias uns dos outros!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 28.07.2014 às 22:29

Deficientes mentais parece que é o que há mais neste país, não percebo é porque é que não andam com os carros identificados com o dístico obrigatório por lei :-)

É triste que as coisas sejam assim e que que não haja mais gente a chamar a atenção para o assunto.

Eu acho que sexo era mesmo a palavra preferida dela :-)

Jorge
Imagem de perfil

De maria mendonça a 28.07.2014 às 13:27

Que situação... a cena parece surreal, mas infelizmente é mesmo assim.
Das poucas vezez que chamei a atenção das pessoas, em situações semelhantes, olharam-me de cima a baixo como se eu estive-se a dizer alguma barabridade e no fim quase me insultaram... A falta de educação e civismo é muito grande por parte de algumas pessoas.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 28.07.2014 às 22:35

O mais engraçado é que para a senhora e quem a acompanhava, quem estava a fazer algo errado era eu, não era ela.

Há uma falha enorme na educação das pessoas neste país, o conceito de civismo é algo que se perdeu algures no tempo e não sei se é recuperável.

Jorge
Imagem de perfil

De lisboacidadezero a 02.08.2014 às 23:41

É por isso que deixei de ter diálogos com esses atrasados (deficientes) mentais. Chamo a polícia e eles que resolvam...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.07.2014 às 14:54

É preciso ter sorte!!!
Queres escrever sobre algo e aparecem logo as personagens ;) O que eu me divirto a ler-te!
Não fiquei a saber o que terá dito a tua "meia laranja" mas sei o que pensa... É uma tristeza!
Beijinhos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 28.07.2014 às 22:37

Este era um daqueles assuntos para os que há sempre personagem, basta ir a um parque de estacionamento qualquer...

Acho que a minha meia laranja preferia que eu lhe evitasse ter que passar por algumas coisas ... mas eu sou como sou e já vou tarde para ser educado

Jorge
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.07.2014 às 14:56

O comentário acima, é meu :)

Linda
Imagem de perfil

De Kok a 28.07.2014 às 22:46

É mesmo um falta de civismo a atitude de gente que ao invés de pedir desculpa e emendar o erro entende que ofender os outros é o melhor procedimento.
A mentalidade não lhes dá para mais...
1 abraço pah!

§-fotografar carros no espaço público é proibido? não creio.
Sem imagem de perfil

De susana a 31.07.2014 às 08:33

Só é proibido se através da fotografia se conseguir identificar o dono/condutor do veículo, por exemplo se aparecer visivel a matrícula.

Pela quantidade de comentários acho que estamos cada vez mais despertos para esta problemática que é a falta de civismo.
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 30.07.2014 às 10:15

O comodismo dos portugueses, infelizmente.
Não faltam pessoas deste tipo.
Quando ela o mandou dar uma volta ..."sexo", talvez lhe tivesse sugerido algo como, "quer vir, já, agora?"

Cumprimentos
Imagem de perfil

De m-M a 30.07.2014 às 11:12

Bom dia Jorge,

Como se pode ler num post de abril no meu blogue, eu sou cidadão com deficiência, tenho carro adaptado e um estigma muito "bam visto" (ironia, note-se) pela sociedade.
Dado que as marcas "esperadas" não são muito visíveis, passo muitas vezes +ela situação de ter pessoas a olhar para mim quando estaciono o carro nos lugares públicos "desenhados" para nós - isto é, até sair do carro.
A única "luta" que tive até hoje foi com outro "colega deficiemte" dado que já só existia um lugar e tinhamos os 2 direito a ele, após troca de "cartas azuis" cedi o lugar dado que o senhor tinha família numerosa e mais dificuldades de mobilidade do que eu.

De resto esta história da parvoice nos parques de estacionamento lembra-me sempre aquele sketch do Sienfeld... ;)

Quanto à posição dos supermercados?... Olha... tenho uma inesquecível com o Jumbo... mas isso já são outros 500 ;)

Obrigada pelo post!

Beijinho,
Imagem de perfil

De Calimero a 30.07.2014 às 12:12

Palmas..muitas palmas para ti Jorge.!!Bravissimo..

Sei tão bem do que falas aqui..tb já tive situaçoes mais ou menos caricatas..acerca do assunto.. a ultima tambem num centro comercial..havia dois lugares,, entao a desculpa foi que como havia dois lugares,,ela achou que concerteza não "iriam dois deficientes" ao supermercado a mesma hora!!!!!!!" De arrepiar,,,estas criaturas..Essa cena e digna de ser passada e repassada..a ver se a dita cuja ainda vem aqui para as redes sociais,,..-eu tenho cá pra mim,..que ela ia ser completamente mitigda...e bem!!


Haja paciencia..com tanta falta de civismo.!

Sem imagem de perfil

De lifestylebox a 30.07.2014 às 12:18

Podia ter chamado a policia, efectivamente, mas da maneira que isto anda não sei se adiantava de alguma coisa.
(Isto dito por alguém que telefona para a policia as 2h da manha porque um vizinho decide fazer uma festa em casa com musica que se ouve em toda a rua, e digamos que a policia não faz nada quanto a isso, nem se digna a deslocar até cá)
Há certas coisas que mais vale olha e passar ao lado, não adianta.
Mas admiro a sua coragem, penso que a senhora pensará duas vezes numa próxima vez que decida fazer o mesmo.

Comentar post


Pág. 1/3



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D