Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Venezuela, pode o povo mudar o rumo de um país?

por Jorge Soares, em 24.02.14

SOS Venezuela

Imagem do El Universal

 

A atenção do mundo tem estado centrada na Ucrânia, entretanto no outro lado mundo, na Venezuela, os confrontos tem-se repetido todos os dias um pouco por todo o país. A contagem oficial dos mortos durante os protestos ia hoje em 16 ou 17, todos do mesmo lado, na sua maioria jovens estudantes já que tem sido estes que mais tem  estado na primeira linha dos protestos de rua.

 

A meio da tarde o meu amigo António escrevia o seguinte no Facebook:  "Só para lembrar, a propósito da Ucrânia, que afinal ainda é possível que o POVO faça uma revolução." 

 

É um pensamento que já me tinha ocorrido, mas olhando para situações paralelas, fico a pensar... terá sido mesmo o povo?

 

Disse há uns dias que na Ucrânia não havia uma luta pelo poder e sim uma luta de interesses. A Venezuela não tem nada  a ver com a Ucrânia, a Ucrânia é um país pobre e sem recursos, a Venezuela é um país pobre mas que tem todos os recursos e condições para ser um país rico... tudo menos governantes à altura da situação.

 

Há uns dias eu escrevi aqui que a Venezuela estava entre a Ditadura e a Guerra Civil, neste momento e apesar de que o povo teima em não desistir, parece evidente que a ditadura está a vencer a guerra das ruas. O principal dirigente da oposição está preso, há sedes de partidos e  casas de políticos da oposição invadidas pela polícia sem qualquer sem ordem judicial. Os meios de comunicação nacionais estão praticamente amordaçados e fazem autênticos malabarismos para informar sem chatear muito o governo, os internacionais ou já viram o seu sinal silenciado ou são todos os dias ameaçados de que lhes pode acontecer o mesmo. Todos os dias há registos de  jornalistas nacionais e internacionais, incluindo um português, agredidos e impedidos de fazer o seu trabalho.

 

Todos os dias há relatos de agressões, prisões injustificadas, mortes, tortura e nos últimos dias, até desaparecidos.

 

Entretanto o que faz o governo? Para além de tentarem esconder a realidade do mundo e fingir que nada está a acontecer, usam fórmulas que se utilizaram há décadas noutros lugares, deitam a culpa ao tio Sam, à Cia e aos restantes fantasmas que vem do norte, por tudo o que acontece.

 

Nicolás Maduro é cada vez mais uma pobre caricatura de um presidente da República, alguém que parece que mais de que por Chavez, aprendeu por uma cartilha de outros tempos já completamente ultrapassada e para quem o único que interessa é  mesmo o poder.

 

Só há uma coisa pior que um ditador, um fantoche com poder... e não há duvida que neste momento é isso que existe na presidência da Venezuela, um fantoche com poder.

 

Resta saber quanto conseguirá aguentar mais o povo e o que será necessário para que o mundo olhe para a o país e perceba que há ali muito em jogo, principalmente para quem tenta todos os dias sobreviver à delinquência e ao desgoverno....

 

Só mais um detalhe, portugueses de várias gerações, são perto de 500 mil.

 

Jorge Soares

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:42


32 comentários

Imagem de perfil

De DyDa/Flordeliz a 25.02.2014 às 15:20

Jorge conheces a realidade deste país melhor que eu e de que muitos de nós.
Olhando de longe e escutando as palavras que vem a publico de Maduro apenas consigo sentir, obstinação, mediocridade, encantamento pessoal, enquanto se vai apoiando em fanatismo bacoco, derrubando quem tenha opinião ou lhe faça frente.
Reina para (des) governar.
impõe o medo.
Persegue.
Ameaça.
Até quando?
Hugo tinha carisma (bom ou mau como politico). Este, o Maduro, (ditador à força) como dizes parece aquele palhacito que tenta fazer imitações já rotas de tanto que foram a cartaz. O público já conhece as deixas de cor e está farto.

Será que Hugo Chávez (ditador sim, mas com ideologia), com quem tanto diz falar não lhe mete juízo na cabeça de uma vez por todas?!

Convinha!

A Venezuela precisa encontrar o seu caminho. Não é com violência que um país cresce, muito menos apoiado na teoria teimosa de, antes quebrar que torcer.

O mundo não está fácil!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 28.02.2014 às 23:57

Tu tens olho para avaliar pessoas à distância

É difícil que um país que tem tudo para ser rico esteja nestas condições e nas mãos de pessoas como estas.

Não sei se será possível dar a volta sem violência, cada vez mais me aprece que há muita gente agarrada ao poder e que não olhará a meios para se manter assim.

Bom fim de semana
Jorge
Sem imagem de perfil

De lucas a 26.02.2014 às 13:56

meu caro sr. Em 19 processos eleitorais os chavistas ganharam 18. jimmy carter indicou o sistema eleitoral na venezuela como o melhor do mundo. Ha dois meses, em deembro de 2013, obtiverm mais uma victoria. De que ditadura esta o sr a falar?
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.02.2014 às 14:13

Certo, a questão aqui não é a forma como Maduro chegou ao poder, a questão é a forma como se governa, e a realidade é que neste momento o governo da Venezuela tem todos os tiques e manias de qualquer ditadura das repúblicas das bananas do século passado.

Acha mesmo que um governo democrático envia forças paramilitares armadas a dissolverem manifestações de estudantes?

Acha que um governo democrático prende os dirigentes da oposição porque chamaram ao povo a manifestar-se?

Acha que um governo democrático permite o uso da força indiscriminada para calar o povo que protesta?

Se acha que isto é democracia, é porque nunca viveu numa ditadura.

O facto de se ser eleito nas urnas não dá direito a comportar-se como se não existissem leis

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De lucas a 26.02.2014 às 15:54

"forças paramilitares armadas a dissolverem manifestações de estudantes?"... Falso. Todas as manifestações são livres há muitos anos. A guarda nacional actuou apenas contra distúrbios causados por elementos que incendiaram autocarros (ver imagens), atacaram as instalações da TV em Chacao - Miranda (ver imagens) , atacaram CDIs (ódio aos cubanos que ajudaram a criar estes Centros de Diagnóstico e Investigação para melhorar o acesso da população à saúde por todo o país). Os estudants representados nas suas associaçºoes já manifestaram o apoio ao presidente eleito (lembro de novo que as eleições são fiscalizadas pelo Carter Center. O próprio ex-presidente norte-americano afirmou ao Der Spiegel que que os Venezuelanos têm o melhor sistema do mundo.
Sem imagem de perfil

De Lucas a 26.02.2014 às 15:56

"prende os dirigentes da oposição porque chamaram ao povo a manifestar-se?"... Falso. Informe-se sobre a acusação a Leopoldo López. Esse cidadão é aliás um reincidente. E, 2002 participou activamente no golpe de estado ao presidente Chávez. Desta vez foi mais longe. Tem os direitos assegurados e concerteza a sua poderosa familia (uma das mais ricas na Venezuela) garantirá um bom advogado ao jovem delinquente.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.02.2014 às 15:59

Pelos vistos cada um vê as imagens que mais lhe convém e não há duvida que o senhor e eu temos visto imagens diferentes.....

Também não ouviu falar dos 18 mortos por ferida de bala?, todos manifestantes...

Além disso, eu falei alguma vez das eleições?

Vá lá perguntar ao Jimmy Carter o que é que ele acha da detenção do principal dirigente da oposição, e da entrada da policia politica nas instalações dos partidos de oposição... isso não deu na VTV?, o senhor não deve ter ouvido falar do assunto

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.02.2014 às 16:05

14 mortos. Estão a ser investigados. Você já conhece os resultados?
Sem imagem de perfil

De Lucas a 26.02.2014 às 16:08

"policia politica"... Está equivocado. Não há polícia política na Venezuela tal omo em qualquer outro país democrático.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.02.2014 às 16:09

Pronto, não era a policia politica, era a policia bolivariana, ou a guarda nacional bolivariana, como prefira, mas tinham mandados passados por um juiz?

Não há policia politica, o SEBIN é o que?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.02.2014 às 16:16

Olhe... o SEBIO é a polícia politica.. Você quer acreditar nisso e ninguém o vai fazer perceber que a Venezuela é um país democrárico. Pois não?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.02.2014 às 15:59

"Se acha que isto é democracia, é porque nunca viveu numa ditadura."... Nunca vivi numa democraca tão vibrante como a Venezuelana. Chávez irradicou a iliteracia (por aqui muitos licenciados nem sabem ler), reduziu a pobreza para metade, quadriplicou o acesso à saúde, etc etc (dados PNUD ONU, OEA)... hje as pesoas conhecem os seus direitos e a participação nos actos eleitorais é massiva e envergonha a maioria das chamadas democracias ocidentais.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.02.2014 às 16:08

Shiii.... os meus posts já chegaram à Venezuela... fantástico.

Hoje as pessoas conhecem os seus direitos, por isso é que há protestos...então e o direito à manifestação? e o direito à informação?

Reduziu a pobreza para metade?.então e também reduziu a delinquência, agora já podemos andar a passear na rua depois das seis da tarde? e os policias já passam multas quando mandam alguém encostar? e já se para nos semáforos à noite ou não se para com medo dos ladrôes?, os prédios já não tem grades desde o rés do chão ao último andar?

Já acabou a corrupção?, já há harina pan nos supermercados? e papel higiénico? e a Venezuela já deixou de ser o único país do mundo em que os carros usados são mais caros que os novos?

Quer que continue? a sério o senhor acha que um presidente da república que ameaça reprimir as manifestações nem que seja necessário usar as armas, eu ouvi ele dizer isso, é democrático?

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Lucas a 26.02.2014 às 16:13

Não Jorge. Você não chegou à Venezuela. Eu parei aqui porque a minha mãe lia-o. Mas se você vai utilizar a argumentação primária sem mostrar qualquer sentido de análise critica... então passe bem. Essa do apel só mostra a sua ignorância sobre o que se passa ali..
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.02.2014 às 16:17

Não respondeu a nenhuma das perguntas que eu fiz.. limita-se a repetir a propaganda oficialista... e eu é que não utilizo análise critica...fantástico.

Já agora, há algum motivo para o Lucas estar em Portugal em lugar de no paraíso que pelos vistos é para si a situação na Venezuela?

Eu por mim estava lá, se se conseguisse lá viver sem estarmos sempre a olhar por cima do ombro.

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Lucas a 26.02.2014 às 16:47

"Não respondeu a nenhuma das perguntas que eu fiz."... Você está à espera que eu lhe faça a papinha toda?.. Eu nnão o quero convencer de nada. Apenas alerto aqueles que o leram aqui para que procurem saber mais em vez de acreditarem em baboseira.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.02.2014 às 16:55

Então é tudo baboseira... mas continua a não responder às questões.... se a Venezuela está assim tão bem, está em Portugal porquê?
Sem imagem de perfil

De Lucas a 26.02.2014 às 17:24

"se a Venezuela está assim tão bem, está em Portugal porquê?"... Argumentação mais primária, não há!..
Sem imagem de perfil

De Lucas a 26.02.2014 às 16:54

"limita-se a repetir a propaganda oficialista".. Então os relatórios da ONU relativos ao HDI (Human Development Index) de onde retiro os dados de desenvolvimento atribuidos ao chavismo são propaganda oficialista?...Muito bem!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.02.2014 às 16:58

E também leu o relatório onde diz que a Venezuela é o segundo país do mundo com mais assassinatos per cápita? ou também é uma baboseira?

Então e responder-me a esta parte:

Reduziu a pobreza para metade?.então e também reduziu a delinquência, agora já podemos andar a passear na rua depois das seis da tarde? e os policias já passam multas quando mandam alguém encostar? e já se para nos semáforos à noite ou não se para com medo dos ladrôes?, os prédios já não tem grades desde o rés do chão ao último andar?

Já acabou a corrupção?, já há harina pan nos supermercados? e papel higiénico? e a Venezuela já deixou de ser o único país do mundo em que os carros usados são mais caros que os novos?

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Lucas a 26.02.2014 às 17:03

"podemos andar a passear na rua depois das seis da tarde? e os policias já passam multas quando mandam alguém encostar? e já se para nos semáforos à noite ou não se para com medo dos ladrôes?, os prédios já não tem grades desde o rés do chão ao último andar?

Já acabou a corrupção?, já há harina pan nos supermercados? e papel higiénico? e a Venezuela já deixou de ser o único país do mundo em que os carros usados são mais caros que os novos?"...

Sr Jorge... Apesar da sua generalização grosseira apeteceu-me perguntar: Por acaso tem a mínima idéia das causas desses problemas que enunciou e do que é que os governos de Chávez e agora Maduro têm feito para os resolver?... Não sabe pois não?... Basta-lhe apontar o dedo sem qualquer conhecimento.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.02.2014 às 17:09

Presumo que a resposta seja NÃO, nada disto mudou desde que Chavez chegou ao poder, aliás, só piorou.

A questão não é de quem é a culpa, a questão é porque é que 15 anos depois estas coisas não só não acabaram como pioraram bastante desde que o chavismo chegou ao poder.

E também presumo que sejam estes os motivos pelos que o Lucas não está na Venezuela e está em Portugal...

Não sei o que os Governo de Chavez e Maduro tem feito para mudar as coisas, mas é evidente que se em 15 anos não conseguiram é porque estão a ir pelo caminho errado.

Se isso não é evidente para si.... nada o será.

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Lucas a 26.02.2014 às 17:19

"em 15 anos não conseguiram" ... Conseguiram muito, muito mesmo. Isso é reconhecido por diversas instituições internacionais, regionais e por aqueles a quem mais interessa: a população que os tem escolhido sempre. Nem há 2 meses nas municipais, por cada minicipio ganho pela oposiçºao, os chavista ganharam 3. Chega?... Ou quer substituir-se ao povo venezuelano?
Sem imagem de perfil

De Lucas a 26.02.2014 às 17:11

Arre.... Ouça. Você está misturar tudo (delinquência, carência de bens básicos, etc) sem fazer qualquer esforço em compreender o que está por detrás disso. Aquela do papel higiénico é a pérola em cima do bolo. Há uns anos atrás faltou o café e a malta andava a ficar maluca sem café... Chávez pegou na policia e mandou abrir uns armazéns .. e pronto. Estava ali o cafézinho todo para o pessoal. Percebe que há uma guerra conta p governo eleito? Percebe que os grandes grupos estão por detrás disso? Faça lá algum trabalho de casa. ...

Sobre a delinquência é mais difícil abordar aqui. Já foi criada há uns anos uma nova policia de aproximação para resolver esse grave problema. É preciso dar tempo.
Sem imagem de perfil

De Lucas a 26.02.2014 às 16:00

"O facto de se ser eleito nas urnas não dá direito a comportar-se como se não existissem leis".. isso vale para todos. Por isso é que Leopoldo López foi detido.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.02.2014 às 16:11

Desde quando dizer ao povo para se manifestar é um delito? em Portugal e no resto do mundo os sindicatos e a oposição passam a vida a pedir ao povo para se manifestar, curiosamente o único país onde isso dá prisão é na Venezuela...

Sem imagem de perfil

De Lucas a 26.02.2014 às 16:43

"dizer ao povo para se manifestar é um delito? "... Voc~e acha mesmo que o Ministério Público detém uma pessoa por dizer ao povo patra se manifestar? Então Caprilles também foi preso? E Corina Machado foi presa? Francamente...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.02.2014 às 16:03

O jornal El Universal está vinculado à oposição tal os restantes poderosos media privados: jornais e TVs. A conhecida RCTV foi inclusivé protagonista no golpe em 2002. Por aqui já se berrava que Chávez a tinha fechado e eu ainda a via em conferências de imprensa ao vivo... Ignorància quanto basta, não é?.. Você é apenas mais uma vítima da manipulação mediática.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.02.2014 às 16:13

Talvez, mas a mim parece-me que o senhor além de só ver aquilo que lhe interessa, é vitima da auto-censura em que vivem os meios de comunicação na Venezuela.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.02.2014 às 16:45

"auto-censura em que vivem os meios de comunicação na Venezuela."... Os meios de comunicação mais poderosos e com maior audiência na Venezuela são privados, são vinculados com a oposição e não exercem auto-censura. Antes pelo contrário.
Imagem de perfil

De Kok a 28.02.2014 às 17:52

Respondendo à tua pergunta em título:
Poder pode, mas com custos bastante elevados!
Em contextos diferentes temos a Síria, a Ucrânia e a Venezuela, podendo ainda acrescentar o Brasil.
E as soluções? Para além da violência exercida a mando "das autoridades" não existem.
Temos que nos preparar para o que aí vem e que não será "pêra doce" com toda a certeza.

1 abraço pah.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 28.02.2014 às 23:58

As soluções?... ora ai está uma boa questão... a solução terá que estar sempre nas mãos do povo... de uma ou outra forma

Jorge

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D